Capa da Publicação

10 grandes mestres da cultura pop!

Por Raphael Martins

Eles são sábios, fortes, poderosos, carismáticos e seus heróis preferidos não seriam nada sem eles. Se As Tartarugas Ninja, Shiryu ou Goku chegaram onde estão, é porque havia alguém com paciência e conhecimento para ensiná-los e ajudá-los a encontrar seu caminho em uma vida de batalhas sem fim.

Mestres vem em várias formas e tamanhos. Alguns ensinam com amor, outros na base da porrada, mas todos tornam nossos personagens preferidos preparados para o mundo. Na lista de hoje, vamos relembrar alguns deles e seus feitos. Vamos nessa!

Senhor Miyagi (Karatê Kid)

Começando logo com um chute da garça na cara, vamos com esse amável velhinho acima de qualquer suspeita, mas que na verdade esconde uma enorme força: Senhor Miyagi, da série de filmes Karatê Kid.

Vindo de uma família de pescadores e mestres em Karatê, Nariyoshi Miyagi lutou na segunda guerra mundial, se sagrando herói de guerra, e depois se mudou para os Estados Unidos com sua esposa, que morreu por complicações no parto levando seu filho junto. Lá, viveu uma vida pacífica, até que seu caminho se cruzou com o de Daniel Larusso. O resto é história.

Miyagi é um mestre do Miyagi-do, um estilo de karatê passado apenas de pai para filho. Pode não parecer, mas ele é extremamente habilidoso e por várias vezes é visto derrotando multiplos inimigos na trilogia de filmes.

Mestre Kame (Dragon Ball)

O velhinho tarado preferido dos fãs de anime não poderia ficar de fora dessa lista! O mestre Kame foi o primeiro mestre que Goku teve depois de seu avô adotivo, Son Gohan, de quem ele era muito amigo. A Goku, ele ensinou o Kame Hame Ha, sua técnica mais poderosa, a qual Goku sempre apela nos momentos de grande perigo.

Para testar a força de seu aluno, o Mestre Kame já lutou contra ele algumas vezes, como quando se disfarçou de Jackie Chun no torneio de artes marciais, na primeira fase do anime. Na fase Z ele é raramente visto lutando, deixando esses momentos para Dragon Ball Super, onde brilha na saga do Torneio do Poder.

Pai Mei (Kill Bill)

Dono de um senso de humor sádico e sem um pingo de piedade no coração, o mestre Pai Mei treina assassinos há décadas, tendo sido o mestre de Bill, líder de um grupo de matadores profissionais. Quando A Noiva (Uma Thurman) é traída por Bill e seus comparsas, é a Pai Mei que ela recorre para concretizar sua vingança.

Ele conhece várias técnicas de assassinato mortais, como a técnica dos Cinco Pontos que Explodem o Coração, que ele passa para A Noiva durante o treinamento dela. Mas ele não é invencível. Ao baixar sua guarda, ele é envenenado por Elle Driver, uma de suas discípulas e também uma das assassinas de Bill.

Mestre Ancião (Cavaleiros do Zodíaco)

O mais sábio e poderoso de toda a confraria dos Cavaleiros de Atena, o mestre Ancião, ou Dohko de libra, é o mestre de Shiryu de Dragão. Único sobrevivente da última guerra santa contra Hades, ficou responsável por vigiar o palácio do deus dos mortos dos cinco picos antigos de Rozan, onde ficou por 263 anos.

Após a morte de Saga de gêmeos, Dohko se torna o novo mestre do Santuário, e determina que os Cavaleiros de Ouro fiquem a postos e aguardem o retorno de Hades, o que fatalmente acabou acontecendo.

A forma anciã de Dohko é apenas uma ilusão, já que ele aprendeu a técnica Mesopetha Menos da própria Atena para preservar sua juventude.

Mestre Splinter (As Tartarugas Ninja)

O poderoso mestre ninja Splinter não é apenas o sensei de Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo, mas também seu pai, já que criou a todos como se fossem seus próprios filhos. Sua história de origem tem duas versões, uma nos quadrinhos e outra nos desenhos animados.

Na HQ original, Splinter era o rato do ninja Hamato Yoshi, de quem aprendeu ninjutsu apenas olhando o mestre treinar. Nos desenhos, ele é o próprio Hamato Yoshi, transformado em um rato pelo mesmo mutagênico que originou as Tartarugas Ninja. Nas duas, ele e o Destruidor são inimigos mortais e representam a antítese um do outro.

Splinter foi criado por Kevin Estman e Peter Laird nos quadrinhos como uma paródia de Stick, o mestre do Demolidor da Marvel, ganhando uma versão bem mais branda e amável nas séries animadas.

Gouken (Street Fighter)

Indo agora para os games, vamos falar sobre Gouken! O Mestre do Ansatsuken foi o responsável pelo treinamento de Ryu e Ken, os heróis da franquia Street Fighter.

Gouken foi treinado na arte do Ansatsuken por Goutetsu, que também tinha outro aprendiz, Gouki. Esse último os trai, se entregando ao maligno Satsui no Hadou e assassinando Goutetsu, se tornando assim Akuma.

Gouken passou vários anos dado como morto, assassinado por Akuma, mas na verdade ele estava vivo e bem, só esperando o momento certo para retornar e dar o troco no vilão. No atual momento da franquia, ele é uma parte importante e presente na vida de Ryu e Ken.

Professor Xavier (X-Men)

Charles Xavier era um homem com um sonho, o de que humanos e mutantes pudessem viver juntos e em harmonia, de mãos dadas por um futuro melhor. Em nome desse sonho, ele usou toda a fortuna de sua família para criar um lugar onde os mutantes poderiam viver sem medo e aprenderiam a dominar suas habilidades, a Escola Xavier Para Jovens Superdotados.

Esses jovens se tornariam os X-Men, uma superequipe de heróis que luta contra o mal e protege os mesmos humanos que tanto os odeiam, na esperança de que dias melhores virão.

Xavier é o maior telepata do mundo, podendo controlar os pensamentos e ações das pessoas e até mesmo sobrecarregar suas mentes, o que pode levar alguém facilmente a morte. É um mutante nível Afa, superado apenas pelos de nível ômega.

Tung Fu Rue (Fatal Fury)

De volta aos games, temos Tung Fu Rue, mestre dos irmãos Terry e Andy Bogard, os heróis de Fatal Fury. Tung havia treinado o pai dos irmãos, Jeff Bogard, mas quando este é morto por Geese Howard, ele toma para si a responsabilidade de criá-los, treiná-los e prepará-los para sua vingança.

A principal técnica do mestre Tung é concentrar seu ki a ponto de aumentar em muitas vezes sua massa muscular, tornando-o um adversário bastante perigoso. Há quem diga que ele foi criado em homenagem ao já citado Mestre Kame, mas isso nunca foi confirmado pela SNK.

O vídeo não está mais disponível.

Tio Iroh (Avatar: The Last Airbender)

Irmão do Senhor do Fogo Ozai, Iroh foi um grande general e herói de guerra da nação do fogo, mas após perder seu filho, ele deixa as guerras de lado e leva uma vida calma e tranquila, pregando sempre a não-violência e a diplomacia.

Ele foi o responsável pelo treinamento de seu sobrinho, Zuko, a quem acompanha em sua jornada para capturar o Avatar, o nômade do ar Aang. É ele quem ajuda Zuko a superar toda a sua raiva e ódio pelo pai e por si mesmo e a se tornar uma pessoa melhor, seguindo o caminho da paz.

Iroh também é visto na sequência em A Lenda de Korra como um espírito, guiando a jovem avatar da tribo da água pelo mundo espiritual.

O vídeo não está mais disponível.

Yoda (Star Wars)

E finalmente temos ele, o grande guerreiro Jedi, o Mestre Yoda! Aliás, grande não, pois "guerras não tornam ninguém grande", como o próprio já disse uma vez.

Yoda é um dos jedi mais poderosos que já existiram em todos os tempos. Ele treinou incontáveis gerações de Jedi por mais de 800 anos, se tornando um mito tão grande quanto a própria Força que rege seu destino. Foi um dos únicos sobreviventes da Ordem 66, que expurgou milhares de Jedi e assegurou o reinado do império por mais de 20 anos.

Yoda, junto com Obi-Wan Kenobi, foi responsável pelo treinamento de Luke Skywalker, que trouxe Darth Vader de volta para a luz e causou a derrocada do Império, devolvendo o equilíbrio à Força. Seu poder só é superado por sua sabedoria, servindo como exemplo de razão acima da emoção até mesmo no mundo real.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael