10 grandes filmes sobre invasão alienígena!

Capa da Publicação

10 grandes filmes sobre invasão alienígena!

Por Raphael Martins

Há muito tempo, a humanidade se pergunta: estamos sozinhos no universo? Há vida inteligente fora da Terra? Aliens caminham entre nós? São nossos aliados ou nossos inimigos?

O cinema parece ter respondido esta última pergunta, e as notícias não são boas: na maioria dos filmes, alienígenas vem para o nosso mundo para nos exterminar, não nos ajudar. E foi seguindo essa premissa que alguns dos filmes mais divertidos de todos os tempos surgiram.

Coloque seu chapéu de papel alumínio, porque agora, seremos invadidos!

Independence Day

Lançado em 1996, Independence Day foi uma das maiores bilheterias da década de 90, mostrando os resultados devastadores de uma invasão alienígena perpetuada por uma raça hostil de guerreiros do espaço.

Imagens de naves colossais explodindo os maiores cartões postais do mundo viralizaram na época, ganhando até paródias aqui no Brasil. O sucesso do filme fez com que a humanidade mais uma vez olhasse preocupada para o céu, se perguntando: "E se tudo isso foi só uma questão de tempo?"

O filme também foi decisivo na carreira de Will Smith, o lançando de vez ao estrelato em uma época onde ele ainda estava nas telinhas em Um Maluco no Pedaço.

A Guerra dos Mundos

Em 1938, Orson Welles narrou no rádio uma história sobre espaçonaves caindo do céu nos Estados Unidos e devastando o país com máquinas de guerra gigantescas que capturavam pessoas e causavam enorme destruição. Pessoas desavisadas, que pegaram o programa no meio, ficaram desesperadas achando que era verdade, o que causou uma histeria coletiva como até hoje nunca se viu.

A história contada por Welles era na verdade uma adaptação do livro A Guerra dos Mundos, escrito por H.G. Wells, que foi readaptada para o cinema em 2005, em um filme estrelado por Tom Cruise e Dakota Fanning. Nele, uma família americana comum se vê às voltas com uma invasão alienígena à Terra e agora precisam sobreviver ao acontecimento.

Os Invasores de Corpos

Neste clássico de 1978, que na verdade é um remake do filme de 1954, vemos um grupo de amigos que desconfia que algo muito estranho está acontecendo com as pessoas de sua cidade, mas de um por um, eles vão mudando de opinião e se adequando à massa conformada.

Mas o que estava acontecendo de fato é que as pessoas estavam sendo substituídas por cópias alienígenas, idênticas às originais. Agora, cabe a Matthew Bennell (Donald Sutherland) livrar a si mesmo e a seus amigos deste destino terrível. O problema: é impossível saber em quem acreditar.

O filme se tornou cult e serviu de inspiração para vários outros longa-metragens de ficção científica que vieram depois.

Eles Vivem

Outro filme que aproveita o status de cult e que é uma grande referência desse gênero é Eles Vivem, de John Carpenter, lançado nos cinemas em 1988.

Lotado de críticas contra o conformismo da massa, a banalização da violência, a idiotização da sociedade e o consumismo exacerbado, o filme acaba transcendendo e se tornando, além de uma diversão de qualidade, um exercício de autocrítica.

A trama acompanha John Nada (Roddy Piper), um típico trabalhador braçal americano que encontra por um acaso um par de óculos escuros que o fazem enxergar criaturas horrorosas disfarçadas como humanos, o que o coloca no meio de uma guerra entre os alienígenas invasores e a resistência humana que se opõe a eles.

Marte Ataca!

Nesta comédia de absurdos dirigida por Tim Burton, marcianos verdes invadem o nosso planeta com a promessa de paz, só para no momento seguinte saírem matando e destruindo absolutamente tudo o que veem pela frente.

O filme é um dos melhores do diretor, trazendo Jack Nicholson engraçadíssimo como o presidente dos Estados Unidos em uma história imprevisível até o final. Quer dizer, quem imaginaria que daria pra explodir cabeças marcianas ao som de "Indian Love Call" do Slim Whitman?

Ataque ao prédio

E se a invasão alienígena começasse não em uma grande metrópole mundial, mas nos subúrbios de Londres? Essa é a premissa de Ataque ao Prédio, que traz artistas como John Boyega (Star Wars: O Despertar da Força) e Jodie Whitaker (Doctor Who).

No filme, uma gangue de adolescentes precisa lidar com aliens letais infiltrados em seu bairro, que estão matando seus moradores um após o outro. Diante desse desafio, eles vão descobrir que suas armas, sua marra e suas caras de mau não são nada perto de um perigo mortal de verdade.

Heróis de Ressaca

Esta é a última parte da "trilogia do Cornetto", a famosa série de filmes fruto das mentes criativas colaboração do diretor Edgar Wright e dos atores Simon Pegg e Nick Frost. Mas desta vez, saem os policiais e os zumbis e entram os alienígenas invasores.

Na história, quatro amigos que não se veem desde a adolescência saem de pub em pub em uma maratona de bebedeira, cujo destino final é um bar chamado "Fim do Mundo". Mas no meio do caminho, eles descobrem que uma raça alienígena está matando as pessoas e as substituíndo por cópias, numa referência clara ao clássico Os Invasores de Corpos.

Daí para frente é só zoeira, sangue azul e muita porrada, com os amigos tentando sobreviver a uma cidade inteira povoada por alienígenas se voltando contra eles.

Sinais

Dirigido por M. Night Shyamalan, Sinais conta a história do pastor Hess (Mel Gibson), que perdeu sua fé após a morte trágica de sua esposa.

Ao descobrir uma série de circulos que apareceram misteriosamente em seu milharal e presenciar acontecimentos bizarros, Hess e seu irmão, Merril (Joaquin Phoenix) começam a se convencer de que se trata de uma invasão de seres de outro mundo, o que, de fato, acaba acontecendo em uma escala global.

Em meio à crise interplanetária, Hess deve lutar para manter sua família unida e à salvo, e ao fazer isso, pode recuperar sua fé no processo.

Os Vingadores

Este não podia faltar! No primeiro filme-evento do Marvel Studios, os maiores heróis da Terra são obrigados a se unir para parar a única coisa que nenhum deles poderia encarar sozinho: uma invasão alienígena em larga escala.

Liderados por Loki (Tom Hiddleston), a raça dos Chitauri abre um portal para Nova York e desce dos céus espalhando muita destruição, em um evento que mudou para sempre o mundo do MCU. Mas foi justamente graças à ameaça que o planeta conheceu seus maiores heróis.

O impacto da invasão dos Chitauri ainda hoje é sentido no MCU, com organizações militares e grupos criminosos se aproveitando da tecnologia deixada para trás pelos aliens para fortalecerem seu poderio bélico.

Superman II

Quase 40 anos após seu lançamento, o segundo filme do homem de aço segue como um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, marcado pelos duelos titânicos nas ruas de Metrópolis e o carisma de Christopher Reeve no papel do Superman.

Na trama, o último filho de Krypton é obrigado a lutar contra super-criminosos tão poderosos quanto ele, presos pela justiça kryptoniana por seus feitos malignos e aprisionados na Zona Fantasma.

Com a explosão de Krypton, sua prisão é destruída. Sedento por vingança, o General Zod (Terrance Stamp) e seus lacaios se dirigem então à Terra, com o objetivo de se vingarem de Jor-El matando seu único filho. Boa sorte para eles, porque o Superman não é o tipo de herói que se rende e não descansará até derrotar os invasores.