10 grandes estrelas de cinema que arruinaram seu próprio filme

Capa da Publicação

10 grandes estrelas de cinema que arruinaram seu próprio filme

Por Jaqueline Sousa

Por mais que, de longe, Hollywood aparente ser um universo glamouroso e incrível, nem sempre é isso que acontece nos bastidores. Antes de um filme chegar às salas de cinema, pode ter certeza que a equipe envolvida na produção deu seu suor, sangue e lágrimas para conseguir finalizar o projeto, independente se a execução foi ou não bem-sucedida.

Para piorar a situação, alguns ainda precisam enfrentar as próprias estrelas do longa, que parecem determinadas a destruir tudo que tocam no set de filmagens. Pensando nisso, selecionamos 10 atores que arruinaram seus próprios filmes!

Imagem de capa do item

Tom Cruise

Filme arruinado: A Múmia.

É consenso que Tom Cruise é uma das celebridades mais famosas do mundo todo. O astro começou a ganhar cada vez mais espaço em Hollywood na década de 1980 e, desde então, é praticamente uma divindade da indústria cinematográfica. Basta verificar toda a comoção ao redor de Top Gun: Maverick.

Mas nem sempre as coisas são tão impressionantes na vida profissional do astro. Um exemplo foi o terrível reboot de A Múmia, lançado em 2017. Além de ter sido um fracasso de bilheteria e não ter agradado os críticos nem um pouco, diversos artigos publicados na época apontaram que o controle excessivo de Tom Cruise foi o grande vilão da história.

Segundo as reportagens, Cruise teria controlado cada aspecto das filmagens de A Múmia, sendo o responsável por tomar várias decisões importantes – até mesmo no que diz respeito a campanha de marketing. Os representantes do ator e a Universal Pictures, o estúdio por trás do filme, desmentiram as alegações, mas muitas fontes ouvidas por veículos como a Variety apontaram que o fracasso de A Múmia foi ocasionado em grande parte pelo astro de Missão Impossível.

Imagem de capa do item

Kevin Costner

Filme arruinado: Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões.

Kevin Costner é outro grande astro de Hollywood que não ajudou em nada em seu próprio filme. No caso dele, o filme arruinado foi Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões, onde o ator interpretou o clássico personagem titular.

Apesar de ser uma história extremamente conhecida, o filme não conquistou a crítica especializada por ter um roteiro confuso que nem mesmo o estrelismo de Kevin Costner conseguiu ofuscar.

A performance do ator em si é outro ponto que causou bastante discussão na época de lançamento do filme. Isso porque, além de nitidamente aparentar querer estar em qualquer outro lugar que não fosse ali, Costner optou por não fazer o sotaque britânico que o personagem exigia, aparentando indiferença e entregando uma performance abaixo do esperado.

Imagem de capa do item

Christian Bale

Filme arruinado: O Exterminador do Futuro - A Salvação.

Conhecido por entregar tudo de si aos seus papéis, Christian Bale é um dos atores mais consagrados de sua geração. O astro é extremamente versátil e não tem medo de ser ambicioso em sua carreira. Mas as coisas não deram muito certo para ele quando O Exterminador do Futuro: A Salvação, o quarto filme da franquia, chegou aos cinemas.

Além de ter sido massacrado pela crítica e pelos fãs, o filme enfrentou alguns problemas nos bastidores por causa de Christian Bale. O que aconteceu foi que, assim que o ator entrou no elenco do longa, os rumos da narrativa tiveram que ser alterados porque ele queria interpretar John Connor ao invés do homem-máquina Marcus Wright, o papel que lhe foi oferecido inicialmente.

Como, a princípio, a participação de John Connor era bem pequena, o roteiro de O Exterminador do Futuro: A Salvação teve que ser totalmente reescrito para dar mais importância ao papel de Bale. Contudo, essa mudança de planos só conseguiu piorar o filme.

Imagem de capa do item

Sylvester Stallone

Filme arruinado: O Juiz.

Outro filme arruinado por um astro do cinema foi O Juiz, uma produção de ficção científica inspirada no personagem homônimo dos quadrinhos. No longa, quem interpreta a figura é Sylvester Stallone, o eterno Rocky Balboa, que pareceu ser uma ótima escolha para o papel na época. Bom, só pareceu mesmo.

Mesmo sem nunca ter ouvido falar da saga dos quadrinhos, Stallone não se esforçou muito para fazer a lição de casa e chegou no set de filmagens acreditando que o filme seria uma comédia de ação. Logo, ele insistiu para que o roteiro fosse reescrito para torná-lo mais engraçado, o que acabou tirando a essência da história. Sem contar que os fãs odiaram o fato de que ele ficou sem o característico capacete do personagem, que nunca tira o artefato da cabeça nas HQs, na grande maioria das cenas.

Imagem de capa do item

John Wayne

Filme arruinado: Sangue de Bárbaros.

John Wayne foi um grande ícone dos faroestes na época de ouro de Hollywood, mas nem isso foi o suficiente para que ele não causasse o caos em seu próprio filme. No caso de Wayne, o longa-metragem arruinado foi Sangue de Bárbaros, que até hoje é considerado um dos piores filmes já feitos na história do cinema.

Há muitos problemas em Sangue de Bárbaros, e um deles começou quando John Wayne leu o roteiro do filme e decidiu que queria interpretar o líder mongol Genghis Khan. Embora o diretor Dick Powel tenha tentado tirar essa ideia da cabeça do astro, Wayne bateu o pé e, eventualmente, acabou ganhando o papel.

Completamente inapropriado para viver o líder mongol (o ator aparece fazendo yellowface), é claro que nem mesmo a popularidade de John Wayne conseguiu cativar o público, causando uma péssima impressão e recepção do filme.

Imagem de capa do item

Julia Roberts

Filme arruinado: Hook - A Volta do Capitão Gancho.

Julia Roberts é uma grande queridinha das comédias românticas, mas os ventos não estavam favoráveis quando ela interpretou a Sininho em Hook: A Volta do Capitão Gancho, que é considerado um dos piores filmes da filmografia de Steven Spielberg.

O que aconteceu foi que Roberts estava passando por alguns momentos difíceis em sua vida pessoal: ela tinha acabado de descobrir que o ator Kiefer Sutherland, seu noivo na época, tinha cometido uma traição. Para piorar ainda mais a situação, dizem por aí que a própria Julia Roberts também tinha traído o ator com o melhor amigo pouco antes do casamento dos dois.

Todo esse drama pessoal acabou influenciando o comportamento da atriz no set de filmagens, onde ela até foi apelidada pelo elenco de Tinker Hell (se traduzirmos para o português, fica algo como Sininho do Inferno). Mas os problemas não pararam por aí porque as péssimas atitudes de Julia fizeram com que Steven Spielberg afirmasse que trabalhar com a atriz tinha sido um “momento infeliz” e que não colaboraria com ela novamente.

Imagem de capa do item

Bill Murray

Filme arruinado: As Panteras.

Bill Murray é um dos atores mais populares de sua geração, sendo lembrado, pela grande maioria do público, por sua performance no clássico Os Caça-Fantasmas (1984). Contudo, o ator já causou situações bastante desconfortáveis nos sets de filmagens e, recentemente, até mesmo foi acusado de assédio sexual por uma funcionária do filme Being Mortal.

No caso de As Panteras, a questão envolveu uma briga com a atriz Lucy Liu que, embora não tenha arruinado o produto final em si, ainda assim causou certa comoção durante as gravações, afetando o comportamento da equipe.

O ocorrido foi durante as filmagens do primeiro filme de As Panteras, onde Bill Murray interpretou John Bosley. O ator não retornou à saga no segundo filme, deixando uma marca bem desagradável na produção: enquanto estava filmando uma cena com Lucy Liu, Murray disse para a atriz que ela não sabia atuar.

Liu, por sua vez, ficou extremamente ofendida com o comentário e partiu para cima do ator, dando socos nele. A situação foi tão grave que os dois tiveram que ser separados fisicamente, o que fez com que as gravações fossem interrompidas por um dia.

Imagem de capa do item

Judy Garland

Filme arruinado: O Vale das Bonecas.

Falar de Judy Garland é sempre algo delicado. A atriz é considerada um dos maiores ícones da história do cinema, e é lembrada especialmente por sua performance como Dorothy na clássica adaptação de O Mágico de Oz de 1939.

Porém, Garland enfrentou diversas dificuldades ao longo de sua carreira e vida pessoal por causa dos abusos sofridos por ela, que resultaram em uma série de comportamentos destrutivos vindos dos excessos de Hollywood.

Um caso bastante polêmico de sua carreira foi quando ela entrou no elenco de O Vale das Bonecas apenas para ser demitida pouco tempo depois. Há muitas histórias envolvendo a situação, mas sabe-se que os problemas de Judy com o vício em bebidas alcoólicas na época foram um dos motivos que culminaram em sua abrupta saída do filme, além de seu comportamento inadequado no set. Em vista disso, a atriz acabou sendo demitida e substituída por Susan Hayward, deixando a produção de uma vez por todas.

Imagem de capa do item

Brad Pitt

Filme arruinado: Guerra Mundial Z.

Guerra Mundial Z até pode parecer um filme pós-apocalíptico decente, mas não é esse sentimento que muitos fãs do livro que inspirou o longa-metragem sentem. Na trama da obra literária, o escritor Max Brooks faz uma paródia de guias de sobrevivência, onde o protagonista faz uma série de entrevistas com sobreviventes do apocalipse zumbi para entender como o pânico tomou conta do mundo.

Mas não é isso que acontece no filme estreado por Brad Pitt. A presença do ator no projeto em si já foi um agente de mudanças: embora a ideia inicial seguisse a essência do livro, o fato que uma estrela como Pitt protagonizaria o longa fez com que a equipe mudasse de ideia.

Assim, para se adequar aos padrões do que o público esperaria de um filme de zumbi estrelado por Brad Pitt, a narrativa foi modificada para se tornar mais "palatável" aos grandes estúdios, além de ganhar um peso maior de ação e terror.

Imagem de capa do item

Will Smith

Filme arruinado: Eu, Robô.

Outra adaptação literária que sofreu com a perda de essência por causa de um ator foi Eu, Robô, filme que usou como inspiração os contos da famosa coletânea homônima do escritor Isaac Asimov. O que começou inicialmente com um roteiro de Jeff Vintar chamado Hardwired, acabou tomando outros rumos quando Will Smith foi escalado como protagonista do projeto.

Como o nome de Smith por si só já chama atenção, a ideia da Fox na época era tornar a história digna de um bom blockbuster de Hollywood. Assim, Vintar foi chamado novamente para reformular a trama, tornando-a tão grandiosa quanto o ator que a protagonizaria.

E foi aí que as coisas começaram a dar errado: todo o conceito original da história foi praticamente descartado até se tornar um filme comum de ação, deixando de lado toda a ideia inicial do projeto. Logo, por mais que não tenha sido intencional, Will Smith indiretamente alterou os rumos de Eu, Robô.