10 ganchos da franquia dos X-Men que não levaram a lugar algum!

Capa da Publicação

10 ganchos da franquia dos X-Men que não levaram a lugar algum!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Embora tenha sido uma das percussoras para a popularidade dos filmes de super-heróis da atualidade, a franquia dos X-Men foi pontuada por altos e baixos. Embora majoritariamente bem-recebidos, os filmes não têm coerência de um ponto de vista cronológico, além de contarem com diversos problemas em sua adaptação.

Porém, o que mais irrita os fãs – especialmente na era dos universos compartilhados – é a constante presença de ganchos e pontas soltas que nunca levaram a lugar algum. São pequenas pistas e easter-eggs para continuações que nunca foram explorados. E aqui, listamos as 10 mais frustantes!

Créditos: Fox

Imagem de capa do item

O retorno de Charles Xavier

De muitas formas, a trilogia original é bem coesa dentro de si. Todos os três filmes conversam muito bem e se estruturam dentro de uma narrativa linear. Entretanto, podemos notar que havia o plano para produzir um quarto longa - como pode ser visto na cena pós-créditos de X-Men: O Confronto Final.

Durante o filme, vemos Charles Xavier sendo pulverizado por Jean Grey. No entanto, ao fim, o telepata parece transferir sua consciência para o corpo de um homem em estado vegetativo. Posteriormente, ele retorna com seu corpo original na cena pós-créditos de Wolverine: Imortal, mas nenhuma explicação é dada sobre esse retorno.

Imagem de capa do item

O Mercenário Tagarela

Aqui, temos um gancho que damos graças a deus por nunca ter acontecido. Em X-Men Origens: Wolverine, somos apresentados a uma versão completamente deturpada do Deadpool, que faz parte do programa Arma XI. O personagem acaba tendo sua boca costurada, para servir como uma arma letal sem ficar tagarelando.

Na cena pós-créditos do filme, após ser decapitado, ele aparece nas ruínas da base do programa Arma X. Ele então pega sua cabeça e podemos ver que seus lábios estão abertos. Felizmente, o personagem passou por um reboot completo em Deadpool, e retornou da forma que os fãs sempre quiseram ver - muito fiel aos quadrinhos.

Imagem de capa do item

A Irmandade dos Mutantes

Quando a franquia reiniciou do zero, em X-Men: Primeira Classe, vimos que uma lacuna de uma década era situada entre cada filme, o que realmente atrapalhava os planos para estabelecer uma ligação maior entre cada filme. E isso já começa com o próprio Primeira Classe, que termina de uma forma muito animadora.

Na trama, Magneto acaba aleijando o Professor X e vai embora. Ele muda seu visual e começa a reunir um grupo de mutantes - como Angel, Mística e Emma Frost. Aqui, veríamos o surgimento da Irmandade dos Mutantes - no entanto, na continuação, muitos desses personagens já estão mortos e não vemos a equipe em ação.

Imagem de capa do item

A Mística e a Arma X

Em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, temos outro gancho que nunca sequer foi mencionado nos filmes seguintes. O Wolverine tem sua consciência enviada ao passado, onde precisa fazer com que os X-Men mudem o futuro, para que a realidade seja alterada e os mutantes tenham uma chance de sobrevivência.

No entanto, o Wolverine dos anos 70 acaba sendo "resgatado" pelo programa Arma X, assim ganhando seu esqueleto de adamantium. Ao fim do filme, vemos que a Mística assumiu o corpo de William Stryker - no entanto, isso é completamente esquecido em Apocalipse, que nem mesmo menciona esse gancho gigantesco.

Imagem de capa do item

As aventuras de Wolverine

Embora não seja um dos filmes mais memoráveis da franquia, Wolverine: Imortal consegue ser bem melhor que seu predecessor. Curiosamente, o filme também se encerra em um gancho que nunca foi retomado, nem mesmo em Logan. Ao fim, vemos o herói mutante partindo em uma aventura com Yukio.

A cena pós-créditos, no entanto, já dá um pulo de dois anos, e então vemos o herói se reencontrando com Magneto e o Professor X. Além disso, vale lembrar que em uma das cenas estendidas do filme, podemos ver o herói recebendo seu traje clássico das HQs - mas ele nunca foi utilizado em nenhum filme posterior.

Imagem de capa do item

Trajes clássicos

E por falar em trajes clássicos, não podemos nos esquecer de X-Men: Apocalipse - que, até o momento, é o campeão de ganchos deixados em aberto. Ao fim do filme, após derrotarem Apocalipse, os heróis retornam para a mansão e os vemos sendo treinados na Sala do Perigo, com trajes muito parecidos com suas contrapartes das HQs.

No entanto, vale ressaltar que, na sequência, os heróis aparecem utilizando outros trajes (que, por sua vez, são inspirados nos uniformes de Novos X-Men), e nem isso dura muito, já que do meio para o fim do longa, eles voltam a usar suas roupas civis. Assim sendo, nunca vimos os trajes clássicos de Apocalipse em ação.

Imagem de capa do item

Arma X

Até o lançamento de X-Men: Apocalipse, o Wolverine era figurinha carimbada da franquia, tendo aparecido em todos os filmes (menos no primeiro Deadpool) lançados até então. E mesmo que não fizesse o menor sentido narrativo, o personagem foi novamente introduzido no terceiro filme da segunda franquia mutante.

Aqui, o vemos como parte da Arma X. Além de ser uma cena sem nenhuma relevância no filme, o longa também nos traz de volta o herói, dessa vez sem memórias. Além de não explorar o plot deixado em aberto da Mística em Dias de um Futuro Esquecido, temos aqui a sugestão de algo em uma sequência que nunca aconteceu.

Imagem de capa do item

Uma presença sinistra...

Desde X-Men: Apocalipse, percebemos que a Fox tinha planos de introduzir um grande vilão para a franquia - e seria um nome conhecido dos fãs. Na cena pós-créditos do filme, vemos um grupo indo à sede da Arma X para captar amostras do sangue de Wolverine. Eles eram empregados da Essex Corp.

Para quem acompanha as HQs, sabe que Nathaniel Essex é o Senhor Sinistro, um cientista antiético que faz experiências genéticas em busca do mutante perfeito. Posteriormente, temos pistas de sua existência em Logan e Deadpool 2, mas o vilão nunca foi introduzido - e também nem vai mais mesmo.

Imagem de capa do item

Fagulhas cósmicas

Aqui, temos um furo de roteiro combinado com um gancho pífio. Ao fim de X-Men: Apocalipse, vemos Jean Grey utilizando seus poderes para combater o vilão milenar do filme. No meio do conflito, ela acaba demonstrando os poderes da Fênix - já que ela libera um pássaro de fogo para deter Apocalipse.

No entanto, na sequência, ela só ganha esses poderes cósmicos ao entrar em contato com a Força Fênix. E é um detalhe tão bobo que poderia ser resolvido com um breve diálogo: bastava Xavier ou Vuk dizer que a telepata já era conectada à entidade cósmica e que podia usar pequenas fagulhas desse poder.

Imagem de capa do item

Das cinzas ressurge... a Fênix!

Por fim, temos outra conexão que jamais será explorada - e que deriva diretamente do fim de X-Men: Fênix Negra, já que a franquia não deve ser continuada. No filme, vemos Jean Grey se sacrificando mais uma vez para impedir que Vuk adquira os poderes da Força Fênix. Para isso, ela se "explode" junto com a alienígena.

No entanto, ao fim, podemos ver Magneto e o Professor X em um café na França. Conforme eles conversam, a câmera aponta para os céus, e podemos ver um pássaro de fogo sobrevoando a cidade. No entanto, com o fim iminente da saga, esse gancho jamais será respondido, e nunca saberemos se Jean Grey sobreviveu ou não.