Capa da Publicação

10 Games que foram proibidos ao redor do mundo!

Por Lucas Rafael

Assim como filmes e literatura, jogos digitais podem acabar cruzando a linha do que é moral, ético e até mesmo sagrado para alguns países, fazendo com que sejam proibidos nestes locais.

Do Brasil, até Austrália e outros países, confira 10 games que foram proibidos ao redor do mundo!

Imagem de capa do item

Postal 2

Banido em Nova Zelândia

Postal 2 é um jogo de teor bastante anárquico, que força o jogador a entrar em espirais homicidas extremamente violentas e desmedidas.

Um jogo que abarca tanta violência gratuita sem justificativa alguma não colou na Nova Zelândia, onde foi banido.

Imagem de capa do item

GTA

Banido da Tailândia.

Embora a Tailândia não possua um histórico de censurar obras violentas, a coisa mudou de figura graças à franquia da Rockstar após um infeliz incidente.

Um jovem chamado Polwat Chino pegou um táxi em Bangkok, assassinando o motorista posteriormente. A justificativa do garoto? Matar parecia fácil no jogo, e ele queria dinheiro rapidamente para adquirir uma cópia do título.

O caso se tornou notório, fazendo com que o país proibisse a franquia de ser comercializada em seu território.

Imagem de capa do item

Mass Effect

Banido em Singapura

Mass Effect é uma franquia conhecida justamente pela quantidade de escolhas disponíveis para o jogador. Uma delas em específico, permite que o personagem do jogador (seja ele masculino ou feminino) tenha relações sexuais com uma alienígena.

A presença deste conteúdo não colou bem com os órgãos reguladores da Singapura, que proibiram a circulação do game.

Imagem de capa do item

Battlefield 3

Banido no Irã

Uma das missões de Battlefield 3 é ambientada na capital do Irã, algo que não foi aceito pelos órgãos reguladores do país.

A represália aqui foi forte: alguns veículos de comunicação informaram que lojas estavam sendo invadidas e pessoas presas por contarem com cópias do título.

Como a EA não possui distribuidores no Irã, as cópias eram provavelmente importadas ou ilegais, o que fez com que a empresa não se estressasse muito no pronunciamento.

Imagem de capa do item

Wolfenstein

Banido na Alemanha

A Alemanha luta para se livrar dos estigmas que o período nazista deixou no país. Em seus esforços, o país bane qualquer tipo de conteúdo que abarque o nazismo, mesmo que ele retrate o movimento de maneira antagonística.

A franquia Wolfenstein, por ser classificada pelos órgãos reguladores como um "brinquedo", sofreu para ser veiculada no país. Eventualmente, a Bethesda conseguiu o feito, alterando as suásticas dentro do jogo e modificando os diálogos para "Regime" quando mencionavam nazistas.

Imagem de capa do item

Call of Duty: Black Ops II

Banido no Paquistão

Tanto Black Ops II quanto Medal of Honor: Warfigher foram banidos dos Paquistão por conterem missões ambientadas no país. Segundo o órgão regulador de lá, os títulos foram "Desenvolvidos contra o Paquistão", justificativa pelo qual seu comércio foi barrado naquelas bandas.

Imagem de capa do item

Football Manager 2005

Banido na China.

Essa aqui é boa. Basicamente, Football Manager se trata de um título estratégico focado no gerenciamento de um time de futebol. O que diabos um produto deste tipo pode fazer para irritar uma nação e ser proibido?

Bem, a versão inglesa de Football Manager traz Taiwan, Hong Kong e Tibet como países independentes através do quais você pode jogar. A decisão não colou bem com a China, que baniu o simulador de seu território.

Imagem de capa do item

Bully

Banido no Brasil.

As polêmicas sobre Bully ser um título ambientado em uma rotina escolar sempre pesaram na reputação do game, mesmo que no fundo no fundo, não fosse lá um jogo moralmente perverso.

Ainda assim, Bully foi proibido aqui em terras tupiniquins.

Imagem de capa do item

The Witcher 2: Assassins of Kings

Banido na Austrália

O motivo pelo qual a segunda aventura de Geralt foi banida na Austrália, segundo os órgãos reguladores do país, está enraizada em "Usar sexo como um prêmio.", provelmente penalizando o jogo por uma missão em específica.

Para contornar a situação, Geralt nega o pedido da Súcubo que lhe oferece a missão, com todas demais cutscenes obscenas permanecendo idênticas. Isso, somente na versão australiana do game.

Imagem de capa do item

Manhunt 2

Banido em... muitos países.

O primeiro Manhunt gerou um caso de violência real bastante desafortunado, que fez com a recepção do segundo jogo ao redor do globo fosse ainda mais controversa.

Manhunt 2 foi proibido na Alemanha, Irlanda, Arábia Saudita, Coreia do Sul, entre outros países.

Sendo basicamente um game no qual você... caça pessoas, a violência é extremamente exagerada e gratuita, o que não colou bem com a regulação etária de muitos países.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais