10 games inspirados pela mitologia grega

Capa da Publicação

10 games inspirados pela mitologia grega

Por Raphael Martins

A mitologia grega vem fascinado a humanidade há milhares de anos, servindo de inspiração tanto para estudos acadêmicos quanto para a arte como um todo. E como todos nós sabemos, vídeo game também é arte, e os mitos helênicos acabaram indo parar nas nossas mãos na forma de games de muito sucesso.

Nessa lista, você vai conhecer ou relembrar alguns desses títulos, e cada um deles vale seu precioso tempo. Prontos para escalar o monte olimpo? Então simbora!

Disney's Hercules (PlayStation, PC)

Este divertidíssimo jogo de plataforma inspirado na animação clássica da Disney misturava elementos 2D e 3D para criar fases com várias camadas de exploração, indo da ação lateral à primeira pessoa.

No game, você pode usar várias espadas com poderes diferentes, enfrentar os Titãs enquanto voa no Pégaso e até encarar o gigantesco ciclope, tudo embalado pela trilha sonora do filme.

Herc's Adventures (PlayStation, Sega Saturn, PlayStation 3)

Publicado pela saudosa Lucasarts em 1997, este game cheio de humor mostrava as aventuras de Hércules, Jasão e Atlanta, que tinham a missão de descer até o submundo, derrotar Hades e salvar Perséfone.

O jogo inteiro é visto de cima e até lembra um pouco os primeiros The Legend of Zelda, com o diferencial de que poderia ser jogado por até duas pessoas. No seu caminho, muitos perigos mitológicos e situações pra lá de insólitas para resolver.

Rise of the Argonauts (PlayStation 3, Xbox 360, PC)

Este RPG publicado pela Codemasters em 2008 é totalmente inspirado na lenda de Jasão e seus corajosos Argonautas, em sua incansável missão de encontrar o Velo de Ouro, um artefato mitológico de grande poder.

No caminho, os personagens encontram várias personalidades da mitologia grega, enfrentando alguns deles. Dependendo para qual deus você fosse mais fiel, seu personagem seria mais proficiente em uma arma específica, como espada, maça ou lança. A personalidade de Jasão também dependia inteiramente das decisões do jogador.

Glory of Heracles (Nintendo DS)

Glory of Heracles é um RPG bem interessante do Nintendo DS, seguindo o bom e velho sistema de batalhas por turno. Na trama, um protagonista sem nome e sem memória, acompanhado de seus amigos, viajam pela Grécia mitológica para recuperarem suas memórias e descobrirem o porquê de serem imortais.

No decorrer da história, os personagens se veem envolvidos em alguns acontecimentos famosos desse período histórico, como a Guerra de Tróia. Não é um jogo perfeito, mas vale a pena a conferida.

Kid Icarus: Uprising (Nintendo 3DS)

Parte da franquia que começou ainda no Nintendinho, Kid Icarus: Uprising foi um dos primeiros sucessos do Nintendo 3DS, saindo do gênero plataforma e adotando o estilo de ação em terceira pessoa.

Quando a deusa das trevas Medusa ressurge para tentar uma vez mais destruir a humanidade, a deusa Palutena manda o corajoso Pit para impedi-la. Pela frente, fases com muitos inimigos, tiros e chefes bem desafiadores.

Age of Mythology (PC)

Este derivado de Age of Empires seguiu o exemplo do jogo que o originou e se tornou também um grande clássico não só dos PCs, mas do gênero RTS (Real Time Strategy) como um todo.

Usando como pano de fundo as mitologias grega, egípcia e nórdica, os jogadores podem criar e administrar livremente seu próprio exército de deuses e monstros, para então se lançarem em combates pela soberania divina com muita estratégia e jogadas bem pensadas.

Hades (Nintendo Switch, PC)

Hades é um RPG de ação no melhor estilo roguelike desenvolvido pela Supergiant Games, a mesma dos sucessos Bastion e Transistor.

Na trama, Zagreus, filho de Hades, deseja sair do submundo e subir o monte Olimpo para reclamar seu lugar junto aos deuses. Ajudado por figuras como Sísifo, Eurídice e o próprio Zeus, ele enfrentará vários desafios para realizar sua ambição, usando suas armas, itens e magia contra inimigos espalhados por cenários em visão isométrica

Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados (PlayStation 3, PlayStation 4, PC)

Os defensores de Atena não poderiam faltar na nossa lista! Lançado em 2015, este game de luta reúne nada menos que 48 personagens do anime, tirados das sagas do Santuário, Asgard, Poseidon e Hades.

Além de vários modos de jogo, extras interessantes e do indispensável multiplayer online, o jogo tem mais um grande atrativo para o público brasileiro: ele é inteiramente dublado em português pelo mesmo elenco do anime.

Assassin's Creed: Odyssey (PlayStation 4, Xbox One, PC)

Levando os jogadores até a Grécia antiga, Assassin's Creed: Origins mostra a história da Guerra do Peloponeso, com os jogadores podendo escolher entre o guerreiro Alexios e a brava Kassandra, descendentes do lendário rei Leônidas de Esparta, para viverem a aventura.

Como todo game da série, há um vasto mundo aberto a ser explorado, no caso, as várias cidades-estados gregas, além de diversas personalidades históricas para conhecer. Não é exatamente um jogo inspirado pela mitologia grega, sendo mais uma experiência histórica, mas os mitos helênicos permeiam toda a trama.

God of War (PlayStation 2)

O primeiro lugar não poderia ser de outro game que não o primeiro God of War, que serviu como pontapé inicial para uma das franquias mais bem-sucedidas da atualidade e mostrou o quanto a mitologia grega pode ser brutal e violenta.

Na pele do espartano Kratos, o jogador percorre toda a Grécia em busca de vingança contra Ares, o deus da guerra, que traiu o ex-general e o fez assassinar toda sua família por engano. No caminho, você encontrará deuses, monstros e personalidades famosas da mitologia, só para matar todos eles de maneiras violentíssimas logo depois.

O game original completou quinze anos em 2020, mas continua tão divertido quanto sempre foi. Que tal jogar de novo agora mesmo?