10 games focados em sobrevivência!

Capa da Publicação

10 games focados em sobrevivência!

Por Lucas Rafael

Diversos jogos despertam o seu Bear Grylls interno, exigindo um gerenciamento inteligente de recursos e reflexos rápidos para fugir do perigo quando desamparado: sobreviver nem sempre é tarefa fácil, ainda mais em universos hostis.

Nesta lista, separamos 10 games focados em sobrevivência. Faltou algum que você julga essencial? Joga pra gente nos comentários.

Imagem de capa do item

The Long Dark

Se ambientando em um rigoroso inverno no norte canadense, aqui você controla um piloto através de um mundo aberto na perspectiva de primeira pessoa.

The Long Dark se passa após um desastre global, tendo fortes vibrações de desolação, sobreviver ao frio, fome e lobos serão algumas de suas prioridades aqui.

Imagem de capa do item

Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Obra de Hideo Kojima, o jogo de espionagem Metal Gear Solid 3: Snake Eater pode até ser focado na ação e com elementos stealth, porém, nas dificuldades mais acentuadas, o gerenciamento de alimentos e itens torna-se um fator vital na jornada de Snake.

A trama acompanha o herói vagando por uma floresta lotada de inimigos, animais e tudo mais, criando um cenário ideal para um game de sobrevivência. E ei, o título do jogo é literal: dá pra comer cobras.

Imagem de capa do item

State of Decay

Não podiam faltar os representantes de jogos de zumbi na lista. Aqui, temos State of Decay, game em terceira pessoa ambientado num mundo aberto e dinâmico.

Aqui, seu foco será coletar recursos e buscar por uma saída em mundo repleto de mortos-vivos famintos.

Imagem de capa do item

Subnautica

Dando um twist no gênero, Subnautica requer que você sobreviva em um planeta desconhecido, conhecido como 4546B.

Após cair no planeta, você pode ir explorando as profundezas aquáticas para ir reparando sua nave. Exploração e sobrevivência se encontram de maneira criativa em um game que não cansa de surpreender o jogador com suas criaturas e visuais.

Imagem de capa do item

Minecraft

Ame ou odeie, Minecraft conta com diversos elementos de sobrevivência e não poderia ser ignorado pela lista. O game dá uma grande liberdade ao jogador, permitindo que ele vague por um mapa aberto coletando recursos para construir diversas coisas, mas não sem obstáculos: Creepers, animais, e outras hostilidades habitam o mundo de Minecraft.

Imagem de capa do item

The Forest

Você sobrevive a um acidene de avião. Sorte, certo? Bem, não se você acaba em uma ilha repleta de canibais, que é o cenário em The Forest.

Construa armas, abrigos e diversas ferramentas vitais para sobrevivência em um ambiente hostil, misterioso.

O diferencial aqui é que os canibais nem sempre vão se mostrar agressivos ao jogador, fazendo com que você não saiba exatamente quem é o antagonista em The Forest: as criaturas nativas da selva... ou você mesmo.

Imagem de capa do item

Don't Starve

Os dias em Don't Starve duram oito minutos. Você precisa sobreviver ao máximo deles possíveis, como o título indica.

Você precisa cuidar da manutenção da barra de vida do seu personagem e da de sanidade. O jogo possui um visual isométrico com fortes influências do gênero roguelike que o diferenciam dos demais títulos do gênero.

Imagem de capa do item

This War of Mine

Florestas, ambientes gélidos, mundo pós-apocalípticos, todos esses cenários são panos de fundo bacanas para jogos de sobrevivência. Mas e a guerra?

Bem, é necessário lidar com essa temática, afinal, um jogo de sobrevivência ambientado em um conflito bélico precisa contar com acordos desesperadores e intensos. This War of Mine acerta em cheio na sua abordagem da tensão e horrores da guerra.

Aqui, você precisa controlar um grupo de sobreviventes, saindo na calada da noite para angariar suprimentos.

Imagem de capa do item

ARK: Survival Evolved

Entrando nos games que viraram febre multiplayer, temos ARK: Survival Evolved. Embora a sinopse do jogo o resuma a sobreviver em uma ilha com criaturas pré-históricas, vocês já viram as imagens de personagens com armaduras incríveis montados em dinossauros que atiram lasers.

ARK faz você começar como um homem/mulher das cavernas ao relento de uma praia, e quer que, como o título sugere, você evolua ao ponto de controlar os recursos locais, incluindo as criaturas que vagam pela ilha.

Imagem de capa do item

Rust

Inicialmente, Rust era apenas um clone de DAYZ, outro jogo de sobrevivência conhecido. No entanto, as coisas evoluíram. Rust chegou até a virar febre uma época, com a quantidade de youtubers que o jogavam.

Sua proposta é simples: sobreviva em um território selvagem usando materiais que você pode craftar ou roubar dos outros. As coisas despontam no nível roots mesmo, com o jogador dispondo apenas de uma pedra e uma tocha.

Um dos aspectos mais legais de Rust é poder formar clãs com outros jogadores.