10 frases inesquecíveis do cinema!

Capa da Publicação

10 frases inesquecíveis do cinema!

Por Raphael Martins

Para que a magia do cinema funcione, é necessário muito mais que belos efeitos especiais, histórias encantadoras e ambientações imersivas. Os diálogos são tão importantes quanto qualquer outra coisa, e uma frase de efeito certeira pode transformar até um filme medíocre em algo inesquecível.

Nessa lista, separamos dez frases marcantes dos filmes que você com certeza já ouviu ou repetiu por aí com seus amigos!

"Que a Força esteja com você." (Star Wars)

Começando pela mais óbvia, esta talvez seja a frase mais conhecida, e até mesmo manjada, da cultura pop. Ouvida pela primeira vez em Star Wars: Uma Nova Esperança, esta máxima, antes muito usada pelos Jedi, acabou pegando e em pouco tempo todo mundo que assistiu ao filme saiu repetindo isso por aí, algo que continua até hoje.

Curiosamente, o primeiro personagem a dizer essa frase não foi Obi-Wan Kenobi e nem Han Solo, mas sim o general rebelde Jan Dodonna, que proferiu "Que a Força esteja com vocês" para finalizar seu discurso antes do ataque à Estrela da Morte.

"Eu vou voltar." (O Exterminador do Futuro)

Esta era apenas uma linha de diálogo comum no roteiro de O Exterminador do Futuro, mas por causa da atuação e do sotaque de um Arnold Schwarzenegger em começo de carreira, começou a ser repetida pelas pessoas como uma piada, que depois acabou virando um dos símbolos do filme.

A frase ficou tão marcante que foi repetida em todos os filmes posteriores, sempre saindo da boca de personagens diferentes. Outra frase marcante da franquia é "Hasta la vista, baby", dita por Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.

"Você tem que se perguntar uma coisa: me sinto com sorte?" (Perseguidor Implacável)

Harry Callahan, mais conhecido como Dirty Harry, foi um dos primeiros heróis de ação do cinema, imortalizado pelo ator Clint Eastwood em uma série de cinco filmes. O primeiro deles, Perseguidor Implacável, contém uma das frases mais emblemáticas e referenciadas do cinema.

Com um bandido já baleado em sua mira, prestes a pegar sua arma para atirar no protagonista, o detetive Callahan aponta um revólver enorme para a cara do meliante, o olha fundo nos olhos e diz:

"Eu sei o que você está pensando. 'Ele atirou seis vezes ou só cinco?' Bem, para falar a verdade, com todo esse alvoroço, eu meio que perdi a conta. Mas sendo esse um Magnum 44, o revólver mais poderoso do mundo, que poderia explodir sua cabeça num instante, você tem que se perguntar uma coisa: 'Me sinto com sorte?'"

"Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas." (De Volta Para o Futuro)

No final do primeiro De Volta Para o Futuro, o Dr. Brown aparece novamente para Marty com uma versão ainda mais equipada do Delorean, lhe dizendo que eles precisam urgentemente viajar ao futuro para garantir que os filhos do jovem McFly não cometam um grande erro.

Dentro do carro, Marty diz ao doutor que na estrada onde eles estão, não vai ser possível alcançar aos 88 milhas por hora necessárias para dar o salto temporal. É aí que o doutor diz sua célebre frase, que foi repetida até pelo presidente americano Ronald Reagan, que já foi um ator de cinema, em um de seus discursos oficiais.

"Here's Johnny!" (O Iluminado)

Deixado em um estado de total loucura pela força maligna que assola o hotel Overlook, o pai de família Jack Torrence pega um machado e sai em busca de sua esposa Wendy, pronto para fazê-la em pedaços.

Ela se esconde em um banheiro, com apenas uma porta a separando de uma morte horrível. Jack então começa a destruir a porta a machadadas, colocando a cabeça em um buraco e gritando "Aí vai o Johnny!" para a esposa.

A frase é uma referência ao programa de auditório The Tonight Show Starring Johnny Carson, que fez bastante sucesso nos Estados Unidos na década de 60.

"Digam oi pro meu amiguinho!" (Scarface)

Scarface conta a história de Tony Montana, que vai para os Estados Unidos e acaba trabalhando para um chefão das drogas. Pouco tempo depois, ele mata o próprio chefe e começa a construir seu império na base do tiro, porrada, bomba e traição.

Mas seu vício em cocaína e seu comportamento errático acabam o levando à ruína, o que culmina com Tony em sua mansão completamente cercado pelos homens de um senhor do crime rival.

Tony então pega um lança-granadas M16, grita "Digam oi pro meu amiguinho!" e atira contra seus inimigos, dando o maior trabalho antes de finalmente ter sua merecida morte.

"Você é a doença e eu sou a cura." (Stallone Cobra)

Marion "Cobra" Cobretti é um policial durão que não tem pena de nenhum bandido que ouse cruzar o seu caminho. Mas antes de sair atirando, ele brinda os espectadores de Stallone Cobra com frases de efeito que só um ator do calibre de Sylvester Stallone poderia declamar e ser levado a sério.

Caçando um bandido fugitivo em um mercadinho cheio de reféns, Cobra diz coisas como "Com louco eu não negocio, eu mato" e "Você é a doença e eu sou a cura". Não dá pra não torcer pelo cara depois disso.

"...como lágrimas na chuva." - (Blade Runner: O Caçador de Andróides)

No terceiro ato de Blade Runner, o caçador Rick Deckard finalmente está cara a cara com o replicante Roy Batty, mas o inimigo está levando a melhor. Pendurado em um prédio e com a vida por um fio, Batty faz o impensável: salva a vida de Deckard e o põe na cobertura em segurança.

Batty, sabendo que sua vida está chegando ao fim, faz um discurso final emocionante, em uma atuação primorosa entregue pelo saudoso ator Rutger Hauer.

"Muito bom... mas tijolo não revida!" (O Grande Dragão Branco)

No clássico das artes marcais O Grande Dragão Branco, há uma cena em que o protagonista Frank Dux, vivido por Jean-Claude Van Damme, precisa provar seu valor para entrar na competição Kumitê.

Ele então executa o lendário golpe Dim Mak, que consiste em quebrar o último tijolo de uma enorme pilha sem quebrar nenhum outro de cima. Todos ficam impressionados. Menos um.

Chong-Li, o grande vilão do filme, se levanta e elogia a habilidade de seu novo inimigo, mas avisa: tijolo não revida.

"Eu vim até aqui pra mascar chiclete e chutar bundas. E o chiclete acabou." (Eles Vivem)

Eles Vivem é um dos trabalhos mais conhecidos do diretor John Carpenter e é visto como um influente filme cult, lotado de críticas ao controle da mídia, o consumismo exacerbado e a idiotização da sociedade.

A trama conta a história de John Nada, um homem que, como o próprio nome diz, não tinha muito futuro à sua frente. Mas sua vida muda para sempre quando ele encontra por acaso um par de óculos escuros que o fazem enxergar aliens e mensagens subliminares escondidos à vista de todos.

Decidindo lutar contra os invasores, ele pega uma espingarda, invade um banco e recita sua célebre frase, repetida incontáveis vezes em outros filmes, séries de TV e até em jogos como Duke Nukem 3D.