10 franquias em que o terceiro filme é o melhor de todos

Capa da Publicação

10 franquias em que o terceiro filme é o melhor de todos

Por Equipe Legião dos Heróis

Nadando contra a maré de franquias que começam excelentes e vão perdendo o fôlego à medida que novos filmes vão sendo adicionados, existem sagas cinematográficas cujas sequências são tão boas ou até mesmo melhores do que os filmes que vieram antes. Logo, reunimos nesta lista 10 franquias em que o terceiro filme é o melhor de todos!

Imagem de capa do item

Thor: Ragnarok (2017)

Um ponto de virada na saga do Thor no MCU, o filme Thor: Ragnarok foi a terceira tentativa do Marvel Studios para deslanchar uma história solo do Deus do Trovão – e até hoje é considerado pelos fãs o melhor filme do herói.

Com Chris Hemsworth de volta como o asgardiano, Thor: Ragnarok contou até com Cate Blanchett no elenco para narrar a jornada de Thor para impedir a destruição total de seu mundo. Engraçado e carismático, o filme dirigido por Taika Waititi transformou a posição que Thor ocupava no coração do público graças a esse terceiro capítulo.

Imagem de capa do item

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Recordista no Oscar com 11 estatuetas na bagagem, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei encerrou a saga épica de fantasia dirigida por Peter Jackson de maneira triunfal, sendo considerado o melhor filme da trilogia.

Além de ter capturado a essência da obra de J.R.R. Tolkien, o terceiro longa de O Senhor dos Anéis é visualmente impressionante, com sequências de ação que, até os dias de hoje, influenciam produções do gênero e que dificilmente conseguem ser superadas em sua grandiosidade.

Imagem de capa do item

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)

Mais um terceiro filme que conseguiu levar o título de melhor produção de sua respectiva franquia é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Dirigido por Alfonso Cuarón, o longa trouxe uma atmosfera mais sombria à saga do Menino Que Sobreviveu, algo que prevaleceu até o fim da franquia e que segue sendo elogiada até hoje.

Adaptação da obra homônima, O Prisioneiro de Azkaban acompanha Harry e companhia no terceiro ano em Hogwarts, quando uma ameaça chamada Sirius Black consegue escapar da prisão de Azkaban com o objetivo de se vingar de Lord Voldemort.

Imagem de capa do item

Toy Story 3 (2010)

Atire a primeira pedra quem não se emocionou com Toy Story 3. Com os sucessos das duas primeiras animações da franquia, era difícil imaginar que a Pixar conseguiria superar os próprios limites em um terceiro filme -- mas foi exatamente isso que aconteceu.

Um tanto quanto melancólico, Toy Story 3 mostra Andy se preparando para entrar na universidade, o que faz Woody, Buzz e companhia enfrentarem o medo de serem esquecidos em uma aventura sobre partidas, perdas e muita emoção.

Imagem de capa do item

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Outro filme de número três de uma franquia de sucesso que carrega o título de melhor de todos é Indiana Jones e a Última Cruzada. Com retorno de Harrison Ford na pele do arqueólogo e Sean Connery no elenco, o filme de Steven Spielberg é um baita queridinho do público até os dias de hoje graças a uma série de fatores, como a excelente dinâmica entre Ford e Connery e as empolgantes cenas de ação.

Em Indiana Jones e a Última Cruzada, o professor Henry Jones (Sean Connery), o pai de Indiana Jones, é sequestrado por nazistas, o que faz com que o aventureiro arqueólogo embarque em uma perigosa missão para salvá-lo.

Imagem de capa do item

Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)

É consenso entre os fãs de Star Wars que a trilogia prequel da franquia não é tão querida assim pelo público, embora tenha sua legião de fãs. Contudo, não dá para negar que Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, o terceiro dessa trilogia, é o melhor filme.

Com uma das sequências mais icônicas da franquia – sim, estamos falando do duelo entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker em Mustafar –, A Vingança dos Sith mostra como Anakin começou a se aproximar de Palpatine, iniciando o processo de se tornar Darth Vader e traçando um plano para acabar com os Jedi de uma vez por todas.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021)

Grande sucesso de bilheteria do MCU, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa foi o responsável por reunir Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield – todos intérpretes do Teioso – em um filme com diversas participações especiais que fizeram os fãs do herói irem à loucura nas salas de cinema em um mundo que ainda estava se recuperando da pandemia de coronavírus.

Terceiro filme solo com Holland trajado de Amigão da Vizinhança, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é o queridinho de muitos da franquia e segue como um dos maiores fenômenos recentes da Marvel.

Imagem de capa do item

Deadpool & Wolverine (2024)

Único lançamento do MCU em 2024, Deadpool & Wolverine marcou a chegada do Mercenário Tagarela no estúdio após a compra da Fox pela Disney em grande estilo. Terceiro filme solo do Deadpool, o longa arrancou elogios dos fãs pelo retorno do humor escrachado e metalinguístico já conhecido do personagem, além de contar com participações especiais que fizeram o público vibrar nos cinemas.

Outro elemento que também ajudou no sucesso do terceiro filme do Deadpool foi, claro, a volta de Hugh Jackman como Wolverine. Fazendo uma boa dupla com Ryan Reynolds, Jackman está tão natural que nem parece nunca ter saído do personagem.

Imagem de capa do item

007: Operação Skyfall (2012)

007: Operação Skyfall também é mais um integrante do seleto grupo de franquias em que o terceiro filme é o melhor de todos. Aqui, claro, estamos falando apenas do terceiro longa da saga estrelada por Daniel Craig, que consegue se estabelecer como o agente James Bond em um filme digno do 007.

Com sequências de tirar o fôlego, o filme dirigido por Sam Mendes acompanha Bond em uma missão depois que a identidade de agentes secretos é revelada e o M16 é atacado, enquanto um homem perigoso chamado Silva (Javier Bardem) se revela por trás do ocorrido.

Imagem de capa do item

Logan (2017)

Terceiro filme lançado da saga dos X-Men no cinema que tem como foco o Wolverine, Logan chegou depois de X-Men Origens: Wolverine (2009) e Wolverine: Imortal (2013) para se tornar o melhor filme do mutante (até o momento).

Considerado por muitos como o filme definitivo do carcaju, Logan trouxe uma maior complexidade ao personagem interpretado por Hugh Jackman, além de apresentar uma abordagem mais introspectiva ao universo dos super-heróis nos cinemas.