10 franquias e filmes de terror que precisam de um reboot!

Capa da Publicação

10 franquias e filmes de terror que precisam de um reboot!

Por Gus Fiaux

terror é um dos gêneros mais fascinantes do cinema mundial. Diversos filmes e franquias vieram para transformar nossa percepção do medo, criando ícones sanguinários e assustadores. E infelizmente, algumas franquias foram decaindo com o tempo – e definitivamente merecem um reboot para terem a glória de antes.

Com franquias excepcionais por aí, selecionamos 10 filmes que precisam de uma reformulação nos cinemas. Alguns deles já têm reboots “confirmados” – mas como nada é definitivo em Hollywood e as gravações ainda não começaram, eles estarão integrando esta lista do mesmo jeito.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Silent Hill

Os videogames são uma baita fonte de inspiração para o terror, uma vez que existem zilhões de franquias muito adoradas que trazem elementos fortes do gênero. Por outro lado, Hollywood está melhorando atualmente nesse tipo de adaptação. E então, talvez seja a hora de finalmente vermos nas telas um novo filme de Silent Hill.

A história do jogo é fascinante e cheia de tramas que seriam muito bem aplicadas ao cinema, do modo certo. O primeiro filme, lançado em 2005, apesar de não ter agradado os críticos, emocionou os fãs pela fidelidade. O mesmo, infelizmente, não pode ser dito sobre a continuação, Silent Hill: Revelação. Com um reboot, talvez tenhamos uma ótima franquia.

Imagem de capa do item

Resident Evil

Ainda entrando no tema dos videogames, não podemos nos esquecer de Resident Evil, uma franquia que foi assassinada nos cinemas graças aos filmes de Paul W.S. Anderson. Ainda assim, o universo dos jogos é genial e aparentemente está sendo redesenvolvido para os cinemas e para uma série da Netflix.

A franquia poderia seguir totalmente a história dos jogos, mostrando o surgimento da Umbrella Corporation como um grande problema para o mundo, enquanto zumbis começam a devastar tudo à sua frente. Talvez, um bom ponto de partida seria adaptar o remake de Resident Evil II, que já é considerado um dos melhores games da franquia.

Imagem de capa do item

Colheita Maldita

Stephen King certamente sabe como criar histórias de horror sensacionais - e neste ano, já veremos alguns remakes das adaptações desse mestre, como Cemitério Maldito e IT: A Coisa, Capítulo 2. Ainda assim, uma das franquias mais populares baseadas na obra do escritor é Colheita Maldita, que definitivamente merece uma nova versão.

A história segue um grupo de crianças de um pequeno vilarejo interiorano. Movidos por uma força sobrenatural que habita as plantações de milho, eles se juntam para matar todos os adultos, em um banho de sangue generalizado e assustador. A ideia dos cultos e seitas está cada vez mais em alta, então seria uma boa reviver essa saga.

Imagem de capa do item

A Profecia

Por falar em cultos e seitas, o ser humano nunca antes esteve tão preocupado com o apocalipse. Desastres naturais, guerras cada vez mais intensas, polarização política violenta e o fim de esperança na humanidade nos fazem acreditar que o Anti-Cristo está mais próximo do que nunca. E é por isso que A Profecia daria um ótimo remake atualmente.

Aqui, vemos um menino órfão sendo criado por uma família americana, enquanto descobrimos que ele é bem mais assustador do que uma simples criança. Na verdade, Damien Thorn é, na verdade, o Filho do Diabo, destinado a trazer o fim do mundo para a Terra e para a humanidade. Com os temas atuais, essa premissa poderia ficar ainda mais assustadora.

Imagem de capa do item

Pumpkinhead

Também conhecido no Brasil como "A Vingança do Diabo", a franquia Pumpkinhead é uma das pérolas do horror trash, tendo gerado uma sequência de filmes que não são muito conhecidos pelo público casual. No primeiro deles, vemos um pai invocando um demônio para se vingar pela morte de seu filho.

É uma premissa bem simples, mas que gera uma obra arrepiante - especialmente para a época. O monstro que dá nome à franquia, mesmo feito inteiramente com efeitos práticos, é uma criatura assustadora. Com os avanços da tecnologia e o surgimento de estúdios inteiramente dedicados ao horror, como a Blumhouse, seria ótimo ver Pumpkinhead atacando novamente.

Imagem de capa do item

Olhos Famintos

Falando em cinema trash, outra franquia que merecia uma nova adaptação nos cinemas é Olhos Famintos. Pode chamar de guilty pleasure, mas a série de filmes fez um baita sucesso na virada do século, e recentemente teve o lançamento de seu terceiro capítulo - que foi massacrado pela crítica e, principalmente, pelos fãs.

A história é bem interessante e dá pano para manga para uma franquia admirável. Aqui, conhecemos uma criatura que desperta a cada vinte e três anos, para se alimentar e causar morte por onde passa. Os planos originais para a franquia eram excepcionais e tinham uma série de elementos que foram deixados de fora dos filmes - e podiam ser incorporados em um remake.

Imagem de capa do item

Pânico

Entre os maiores nomes do terror mundial, Wes Craven desponta como um dos mais populares. Sua obra é extensa, e nos presenteou com filmes como A Hora do Pesadelo, Quadrilha de Sádicos e, é claro, Pânico. A série de filmes veio em uma hora muito oportuna, já que servia para satirizar os grandes clichês do terror da década de 90.

Atualmente, tivemos uma série baseada nos filmes (que não agradou tanto os fãs). E por mais que ela ainda deva retornar para sua terceira temporada, aguardamos ansiosamente um remake da franquia, que aproveite toda a sua bagagem cultural para satirizar e ironizar os filmes contemporâneos, incluindo os que são chamados de "pós-horror".

Imagem de capa do item

A Hora do Pesadelo

Por um lado, se Pânico é uma baita criação, a grande obra-prima de Wes Craven sem a menor sombra de dúvidas é A Hora do Pesadelo, a franquia que nos apresentou ao maior ícone do terror mundial, Freddy Krueger. Infelizmente, a franquia já teve um reboot em 2010, que foi amplamente negativado pela crítica e pelos fãs.

Está mais do que na hora de termos uma nova versão da saga, e mais uma vez com um Freddy sarcástico e ácido, cheio de carisma enquanto eviscera adolescentes sonhadores. Com a nostalgia dos anos 80 e 90 em alta, seria uma ótima oportunidade para os estúdios tentarem ressuscitar esse grande nome do terror mundial.

Imagem de capa do item

Candyman

Clive Barker é um dos maiores gênios do horror moderno, tendo escrito vários contos e produzido diversos filmes clássicos do gênero. Um deles é O Mistério de Candyman, um filme que disseca a concepção das lendas urbanas - com um teor social muito interessante, que seria bem-vindo nos dias de hoje, ainda mais com o sucesso de Corra! e Nós.

Já sabemos que Jordan Peele (o diretor dos dois filmes citados) vai produzir um remake da franquia, e que Yahya Abdul-Mateen II (o Arraia Negra de Aquaman) está em negociações para viver o assassino do gancho. Com sorte, o projeto realmente sairá do papel e nos entregará uma nova lenda do terror.

Imagem de capa do item

Hellraiser

Ainda falando um pouco das criações de Barker, temos sua obra-prima na forma de Hellraiser, a franquia que possui uma das melhores mitologias dentro do horror. Aqui, adentramos no reinado sombrio dos Cenobitas, demônios que possuem noções ambíguas sobre tortura e prazer. E no cerne disso, está Pinhead, um dos maiores ícones do horror mundial.

Recentemente, descobrimos que David S. Goyer está escrevendo o roteiro de uma nova versão da saga - mas vale lembrar que a franquia já teve vários planos para um reboot que acabaram sendo engavetados. Esperamos que dessa vez dê certo, e que um novo filme venha para tirar o gosto ruim das péssimas sequências do longa original.