Capa da Publicação

10 franquias de jogos que você precisa conhecer!

Por Morganna Gumes

Algumas franquias de jogos marcaram seu nome na história do gênero, com inovações, criatividade e uma boa equipe, mostraram que mereciam ser lembradas para sempre. Muitas delas estão até hoje fazendo sucesso, porém alguns ainda não as conhecem.

Imagem de capa do item

Battlefield

A franquia ficou muito famosa por ter implementado a destruição de cenário, o que aumentava a dificuldade da jogabilidade, além disso um dos grandes trunfos que corroboram para o seu sucesso, são os personagens coadjuvantes terem um carisma sem outro igual.

Imagem de capa do item

Resident Evil

Quando você lembra de zumbis nos consoles, provavelmente o primeiro nome será o da franquia, o jogo foi lançado em 1996 e desde então tem sido um enorme sucesso e referência na temática zumbi. A mecânica apresentada pelo primeiro título da série foi um divisor de águas e durante anos ditou como os jogos eram programados.

Imagem de capa do item

Silent Hill

Lançado em 1999, Silent Hill veio aos consoles para apresentar o medo psicológico, o medo do desconhecido. O jogo trabalha com muitos quebra-cabeças enquanto apresenta uma história que incomoda o jogador e o deixa desconfortável.

Imagem de capa do item

Tomb Raider

Lançado no mesmo ano que Resident Evil, o jogo da heroína foi um clássico dos jogos de aventura, com uma história que flerta tanto com o sobrenatural quanto com a realidade, somos guiados por questões históricas e caçando grandes tesouros perdidos da humanidade.

Imagem de capa do item

Need For Speed

A franquia de jogos durante anos ditou o nicho de jogos de corridas, ela foi a grande responsável por adicionar um modo história interessante para os jogos e estabelecer as corridas urbanas com os títulos Underground.

Imagem de capa do item

The Sims

O jogo foi um divisor de águas nos simuladores, o idealizador do projeto Will Wright tirou a ideia do jogo do aclamado Sin City, e pensou que se as pessoas gostavam daquele experiência, talvez elas fossem gostar daquilo mais detalhado. E com isso nasce o maior simulado da vida real.

Imagem de capa do item

The Elder Scrolls

O jogo que ganhou uma maior fama com o lançamento de Skyrim, já está a muito tempo fazendo história dentro dos RPGs, o ponto forte do jogo que o fez ser elogiado desde os primórdios era a grande liberdade que promovia aos jogadores, cada um sempre iria ter um jogo único. Vale a pena dar uma olhada nos outros títulos da série, até para enriquecer a jogatina de Skyrim.

Imagem de capa do item

Mass Effect

Suas escolhas tem consequências, essa é uma frase que deixa jogadores muito mais apreensivos sobre seus jogos, e tem sido tendência em jogos mais atuais, mas a série Mass Effect apresenta esse tipo de narrativa desde o início. Suas escolhas não só tem consequência como mudam drasticamente a história, nada de mudanças sutis de finais, sua interação e socialização com o mundo ao seu redor tem um efeito. Esse trunfo do jogo o fez ser adorado por seus fãs até hoje e é uma marca que a série carregou em muitos títulos posteriores.

Imagem de capa do item

Age of Empires

O jogo que foi um sucesso nos anos noventa, tem até hoje uma quantidade de fãs enormes, o primeiro jogo lançado apresentava partidas que levavam horas, prendendo o jogar a toda a narrativa histórica que o jogo disponibiliza. Com um grande foco na pesquisa, o jogo tem uma base histórica muito boa, apresentando batalhas existentes e acaba sendo até uma forma de aprendizado diferenciada.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat

Jogos de luta com especiais não é nenhuma novidade, e Mortal Kombat não inventou isso, porém soube trabalhar muito bem, o jogo é muito importante para a história dos jogos pela sua animação que usava atores de verdade e gravações que tinham como objetivo entregar um jogo em ambiente 3D. Porém outra questão do jogo é que existia um modo treino e todos os especiais estavam lá para você aprender, claro que jogar era divertido, mas conseguir finalizar seu inimigo de maneira diferente era sensacional.

Imagem de perfil
Morganna Gumes

Apaixonada por cinema, quadrinhos e jogos, apaixonada por linguística e muito fã de Silent Hill. "the fear of blood tends to create fear for the flesh" - Silent Hill