10 filmes de terror para quem não gosta de filmes de terror

Capa da Publicação

10 filmes de terror para quem não gosta de filmes de terror

Por Arthur Eloi

O horror é um dos gêneros mais antigos do cinema, e por conta disso construiu uma fiel base de fãs e entusiastas ao longo das décadas. Há uma quantidade enorme de espectadores que saem de casa e enchem salas de cinema para tomar sustos, assistir intensas cenas de violência e ver perseguições com monstros nojentos. Claro, também há muita gente que não curte muito a ideia e nem entende o apelo.

Se você se identificou com o segundo caso mas quer lentamente explorando o território do horror, a Legião dos Heróis pode te ajudar com isso. Separamos abaixo filmes de terror para quem não gosta de terror!

A lista é feita tanto com alguns clássicos do gênero, excelentes ao ponto de conciliar fãs e haters, quanto por obras infantojuvenis que utilizam a estética do horror para criar aventuras divertidas com um gostinho macabro. Assim, é possível você começar com algo bem leve e subir para algumas grandes obras do terror. Em pouco tempo, estará pedindo por mais!

Imagem de capa do item

Pânico (1996)

O clássico de Wes Craven é um daqueles filmes que é cultuado por fãs de terror, mas que é uma excelente pedida até para quem não tem muita afinidade com o gênero. Por lidar com clichês do horror, consegue criar uma experiência que é igualmente explicativa e subversiva para quem não conhece os vários vícios dos slashers.

Com cinco filmes, a franquia segue a sobrevivente Sydney Prescott (Neve Campbell) sendo perseguida por um maníaco fantasiado, o Ghostface. Como a identidade do assassino sempre muda, cada longa se torna sempre prazeroso para tentar descobrir quem está por baixo da máscara do maníaco. São filmes cheios de mistério, boas mortes e perseguições, e também um ótimo senso de humor que ajuda a apaziguar a tensão de quem tem medo!

Imagem de capa do item

O Mistério do Relógio na Parede (2018)

Pode não parecer, mas crianças amam uma boa história assustadora, desde que pensada para não traumatizar ninguém antes da hora. Por conta disso, há todo um subgênero de animações e filmes de horror infantojuvenis que são uma ótima pedida para iniciar qualquer um no horror, já que trazem uma estética macabra e alguns bons sustos sem pegar muito pesado.

O Mistério do Relógio na Parede é um exemplo recente disso. Dirigido por Eli Roth, cineasta com fama de filmes doentios como O Albergue e Canibais, o longa acompanha um garoto órfão que descobre que seus tios são poderosos feiticeiros. O filme é bastante divertido e conta com um elenco impressionante, estrelado por Jack Black (Tenacious D), Cate Blanchett (O Senhor dos Anéis) e Kyle MacLachlan (Twin Peaks).

Imagem de capa do item

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Os filmes de terror mais leves costumam ter interesse especial em animações, como essa lista vai te provar. Afinal, o público infantil costuma ter mais afinidade com o formato, e filmes animados conseguem transitar rapidamente entre o fofo e o macabro.

Um dos melhores exemplos disso é, com certeza, Coraline e o Mundo Secreto. Escrito por Neil Gaiman (Sandman), e dirigido por Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack), o longa é marcado por um visual aterrorizante e colorido ao acompanhar a jornada de uma garota por uma estranha dimensão paralela.

Imagem de capa do item

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019)

Baseado em uma série de livros infantojuvenis, toda a ideia por trás de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é criar uma porta para recepcionar possíveis novos fãs de terror. O longa tem tom aventuresco, mas não deixa nada a dever quando se trata de visuais horripilantes e bons sustos.

Produzido por Guillermo del Toro e dirigido por André Øvredal (A Autópsia), o filme é praticamente uma antologia, que segue um grupo de jovens de uma pequena cidade estadunidense em 1968 sendo atormentados por uma série de monstros após abrirem um livro maldito. Se você gosta de Stranger Things, esse filme tem a mesma pegada!

Imagem de capa do item

ParaNorman (2012)

A Laika, um dos melhores estúdios de animação em stop-motion do mundo, já tinha deixado claro que era fã de horror com Coraline. Eles só levaram isso adiante com ParaNorman, um filme que serve como carta de amor ao gênero como um todo.

O longa acompanha um garoto obcecado por filmes de terror, que tem a habilidade de falar com os mortos, mas que é meio excluído pelos outros por ser excêntrico. Um dia, ele se vê a única salvação de sua cidade quando um fenômeno ameaça infestar o local de fantasmas, zumbis e outras criaturas.

Imagem de capa do item

Corra! (2017)

Não tenha dúvidas: Corra! é um filme de terror, que lida tanto com a estrutura quanto com a história do gênero. Mesmo assim, o espectador que não é tão chegado em horror ainda pode aproveitar um excelente suspense com comentário social sobre raça.

O longa acompanha Chris, um homem preto que é convidado para conhecer a família de sua namorada, que é branca. Em uma casa isolada da sociedade, ele começa a suspeitar que algo está errado. É um filme que não pega pesado nos sustos, e que conquista pelas ótimas atuações, roteiro afiado e momentos memoráveis.

Imagem de capa do item

A Casa Monstro (2006)

Produzido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) e Steven Spielberg, A Casa Monstro foi um dos melhores projetos que veio nessa tendência de animações de horror. Muito se dá pelo fato de que sabe combinar bom humor com momentos genuínos de tensão.

O filme acompanha um grupo de amigos que suspeita que há algo de errado com uma casa abandonada na vizinhança. Suas suspeitas se provam verdadeiras quando, em plano Dia das Bruxas, a casa começa a devorar pessoas indefesas.

Imagem de capa do item

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Antes de Henry Selick aterrorizar com Coraline, ele já demonstrou sua força para animações de terror quando dirigiu O Estranho Mundo de Jack, filme criado por Tim Burton.

O longa de fantasia macabra acompanha Jack Skellington, criatura que governa a cidade de Halloween, responsável pelo feriado de Dia das Bruxas. Um dia, porém, ele se vê conquistado pela Cidade de Natal, e tenta levar as celebrações natalinas para sua cidade - com uma pegada mais sombria, claro.

Imagem de capa do item

Sinais (2002)

Há muita gente que não é chegada em horror mas que acaba interessada em filmes de terror psicológico. Nesse caso, há muitas obras do diretor M. Night Shyamalan que caem como uma luva. A recomendação mais frequente costuma ser O Sexto Sentido, que é excelente, mas indo um pouco além vale a pena assistir o igualmente ótimo Sinais.

Neste suspense, um ex-pastor vê sua pacata vida rural abalada quando sua fazenda se torna porta de entrada para uma invasão alienígena. Com uma excelente dinâmica entre Mel Gibson e Joaquin Phoenix, o longa alterna entre o drama, o bom humor e o terror com maestria.

Imagem de capa do item

Scooby-Doo (2002)

Quando se trata de obras de terror até para quem não gosta de terror, Scooby-Doo é supremo! A animação original conquistou fãs e desinteressados no gênero em partes iguais, tudo graças à seus personagens carismáticos e mistérios intrigantes.

No começo dos anos 2000, o então-novato roteirista James Gunn adaptou o desenho em um live-action cheio de personalidade, piadas adultas, momentos memoráveis, e monstros com visuais surpreendentemente aterrorizantes. Quando se trata de ver algo de horror sem se assustar, tanto o original de 2002 quanto sua ótima continuação de 2004 são ótimas pedidas!