10 Filmes do Studio Ghibli para assistir e conhecer!

Capa da Publicação

10 Filmes do Studio Ghibli para assistir e conhecer!

Por Felipe Vinha

Studio Ghibli é um dos estúdios de animação mais famosos do mundo, que gerou obras inesquecíveis no gênero “anime”, se é que podemos classificar somente dessa forma.

Fundado por um grupo de pessoas pioneiras, entre elas o lendário artista Hayao Miyazaki, o Ghibli foi o responsável por títulos como A Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro, só para citar alguns dos mais famosos.

Eles também trabalharam no primeiro game da série Ni No Kuni, além de terem deixado, como legado, o estilo visual utilizado em sua sequência, Ni No Kuni 2: Revenant Kingdom.

Nesta lista separamos 10 indicações de filmes para você assistir e conhecer – ou relembrar!

Imagem de capa do item

A Viagem de Chihiro

Nada como começar por um dos principais e mais famosos exemplos. A Viagem de Chihiro conta a história de uma menina que viaja com seus pais mas se perde em um mundo encantado, onde precisa ajudar os habitantes a restaurar a ordem e lidar com outros problemas. O longa animado é cheio de alegorias narrativas interessantes e figuras folclóricas japonesas.

Imagem de capa do item

O Serviço de Entregas da Kiki

O Serviço de Entregas da Kiki é um filme animado bem simples e divertido. Ele conta a história de Kiki, uma jovem que trabalha como entregadora, mas que também tem poderes mágicos, por ser uma bruxa em treinamento. A história é centrada em seus dramas, como uma adolescente de 13 anos, mas também tem elementos fantásticos e provações que levarão Kiki a seu máximo ao longo do enredo.

Imagem de capa do item

Princesa Mononoke

Princesa Mononoke é um dos filmes mais clássicos do Studio Ghibli e também o primeiro a ser bem conhecido por fãs brasileiros do trabalho do estúdio. Ele conta a história de um príncipe que parte em busca de uma cura para alguém importante, mas acaba se envolvendo em uma guerra e elimina uma colônia inteira. É quando ele conhece a princesa Mononoke e aprende diversas lições.

Imagem de capa do item

Meu Vizinho Totoro

Meu Vizinho Totoro talvez seja o desenho mais "fofo" que Ghibli já criou. Lançado em 1995 no Brasil, ele fez até certa fama por aqui. Ele narra a história de duas irmãs, Satsuki e Mei, que se mudam para ficar mais próximas do hospital onde sua mãe está internada. Lá elas parecem vivenciar uma travessia de mundos e conhecem os Totoros, que são criaturas mágicas e que só podem ser vistas por crianças.

Imagem de capa do item

Porco Rosso

Porco Rosso é aquele tipo de filme bem inusitado, mas que faz sucesso por seu trabalho de animação primoroso e foco na narrativa. Este saiu em 1994 e trouxe a história de um ex-piloto de guerras que foi transformado em "porco humano" por motivos misteriosos. Mas isso não o impediu de continuar seus trabalhos e, mesmo assim, ele atua ao tentar salvar a vida de pessoas que foram vítimas de piratas.

Imagem de capa do item

O Castelo no Céu

O Castelo no Céu foi lançado no Brasil há muitos anos, em 1989, e seu lançamento no ocidente chamou a atenção por ter Mark Hamill no elenco de dublagem, mesmo sem o Studio Ghibli ser tão famoso em sua época. Ele narra a saga de uma órfã e seu sequestrador, o coronel Muska, que voam para uma prisão militar, quando são atacados por um bando de piratas. Nesse caminho, eles se deparam com a cidade mística de Laputa, enquanto são perseguidos pelos piratas que estão atrás de suas vítimas e também dos tesouros do local.

Imagem de capa do item

O Castelo Animado

Apesar de ter nome parecido, O Castelo Animado não tem relação com O Castelo no Céu. Aqui, a história conta a saga do castelo que dá nome ao filme, que abriga um poderoso feiticeiro que pode reverter a mágica feita em cima da jovem Sophie, que foi transformada em uma senhora de idade por uma bruxa, há alguns anos. Esse longa ficou conhecido por sua animação 3D para mostrar as partes em movimento do castelo, entre outras qualidades técnicas

Imagem de capa do item

Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento é outro dos filmes clássicos do Studio Ghibli, de 1985, um dos primeiros a ser responsável pela fama do estúdio, na verdade. Com clima meio steampunk, o longa é focado no futuro, depois que a Terra foi varrida por uma grande guerra. É nesse cenário que acompanhamos a princesa Nausicaä, que tenta impedir que os conflitos se prolonguem.

Imagem de capa do item

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar é outro exemplo recente da lista. No filme o jovem Sosuke começa sua aventura após liberar um peixinho dourado de dentro de uma garrafa. Logo depois ele descobre se tratar de uma divindade - a deusa do mar, Ponyo, filha de um grande mago. A partir daí, uma história de amizade entre dois mundos nasce, mas nem tudo é tão bom quanto parece.

Imagem de capa do item

Túmulo dos Vagalumes

Todos os filmes recomendados nesta lista possuem momentos felizes e tristes mas, em geral, são animações que vão te dar emoções boas em suas conclusões. Deixamos para o final Túmulo dos Vagalumes, que é uma animação conhecida por ser bem difícil – por ter uma carga dramática muito alta e pode não ser indicada a pessoas mais sensíveis. Trata-se de uma história que se passa no meio da Segunda Guerra Mundial, enquanto dois irmãos tentam sobreviver em meio ao período de conflitos, enquanto aguardam o retorno de seu pai, que é um soldado que foi convocado para a frente de combate.