10 filmes sobre serial killers da vida real que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes sobre serial killers da vida real que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Recentemente, chegou aos cinemas o lançamento Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal. Protagonizado por Zac Efron, o filme reconta toda a história de um dos maiores serial killers dos Estados Unidos, do ponto de vista de uma pessoa que passou um bom tempo de sua vida se relacionando com ele sem saber de seus crimes.

E nos cinemas, o que não nos faltam são cinebiografias. Muitos filmes já foram feitos para contar e alertar ao povo sobre a história desses seres psicóticos. Pensando nisso, reunimos dez filmes de true crime – ou seja, crime baseado em histórias reais – sobre serial killers da vida real. 

Para essa lista, estamos considerando apenas filmes que contam de fato a história de assassinos em série existentes. Estamos deixando de lado filmes que apenas se inspiram no tema para criar suas próprias histórias, bem como filmes de horror, como O Massacre da Serra Elétrica.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

O Homem que Odiava as Mulheres (The Boston Strangler, 1968)

No começo dos anos 60, a cidade de Boston, nos Estados Unidos, foi apavorada pelo surgimento de um assassino responsável pelo estupro e morte de 13 mulheres. A história de Albert DeSalvo, conhecido como o Estrangulador de Boston, se transformou em filme em 1968, no longa O Homem que Odiava as Mulheres.

No longa, vemos Tony Curtis no papel do serial killer, enquanto Henry Fonda vive o detetive responsável pela investigação. O longa foi um dos mais polêmicos da sua época de lançamento, atraindo várias controvérsias por conta de sua retratação de violência e assassinato. Ainda assim, é um dos melhores longas para quem gosta do gênero true crime.

Imagem de capa do item

Helter Skelter (1976)

Em 1969, Charles Manson liderou um grupo de cultistas para um massacre que deixaria nove pessoas mortas - incluindo Sharon Tate, uma famosa atriz de Hollywood. Desde então, vários filmes lidam com essa tragédia e retratam os assassinatos da Família Manson - como é descrito o grupo liderado pelo psicopata americano.

Em 1976, a CBS lançou uma minissérie documental de dois episódios, que foi posteriormente editada e até lançada nos cinemas como um filme. Helter Skelter é um longa extremamente perturbador que mostra as táticas de alienação de Manson, e explora toda a ascensão de sua seita até os assassinatos que culminaram na prisão de mais de vinte pessoas.

Imagem de capa do item

Retrato de um Assassino (Henry: Portrait of a Serial Killer, 1986)

Estrelado por Michael Rooker - que atualmente é mais conhecido pelo papel de Yondu na franquia dos Guardiões da Galáxia -, o longa Retrato de um Assassino conta a história de Henry Lee Lucas, um serial killer norte-americano culpado pela morte de 11 pessoas ao longo das décadas de 60 e 70.

Um filme muito sombrio e perturbador, Retrato de um Assassino explora a fundo a mentalidade degenerada de Henry Lucas, que havia confessado mais de cem crimes - no entanto, a Polícia descobriu que a grande maioria dessas confissões era mentira, e a trama se foca justamente nessas confissões falsas, e como elas se ligam aos assassinatos reais.

Imagem de capa do item

To Catch a Killer (1992)

Uma das figuras mais assustadoras dos Estados Unidos é John Wayne Gacy, um serial killer responsável pela morte de mais de trinta garotos e homens entre os anos de 1972 e 1978. Ele era conhecido por se fantasiar como Pogo, o Palhaço, em eventos de caridade na sua cidade - onde era um membro respeitável da comunidade.

O filme To Catch a Killer: The Story of John Wayne Gacy, lançado para a televisão em 1992, revisita a história dessa figura maldita, interpretado aqui por Brian Dennehy. Apesar de ter sido lançado na TV, é um longa bem impressionante que explora os crimes de Gacy e toda a jornada que culminou em sua prisão, poucos anos depois.

Imagem de capa do item

Do Inferno (From Hell, 2001)

Embora seja tido como uma figura quase mitológica, Jack, o Estripador foi um grande serial killer não-identificado de Londres. Em 2001, foi lançado o filme Do Inferno, que é vagamente inspirado na aclamada graphic novel de mesmo nome escrita por Alan Moore e ilustrada por Eddie Campbell.

Embora tenha polarizado os críticos e conte com algumas invenções fantásticas para dramatizar a história, o filme também teve muita pesquisa para retratar a época e os assassinatos realizados pela figura misteriosa que degolava e mutilava prostitutas no período de 1888 a 1891, no distrito de Whitechapel em Londres.

Imagem de capa do item

Monster: Desejo Assassino (Monster, 2003)

Muito antes de nos entregar o incrível filme da Mulher-Maravilha, a diretora Patty Jenkins relembrou o mundo sobre a história de uma assassina que chocou os EUA e o mundo: Aileen Wournos, uma mulher que foi executada em 2002 pela morte de sete homens no fim dos anos 80. E o filme segue a fundo seus crimes mais viscerais.

O filme mergulha na psiquê da assassina, e conta com Charlize Theron no papel principal, em uma performance assustadora que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz no ano posterior ao lançamento do longa. É uma história crua e aterrorizante, que pavimentou a carreira de Jenkins como uma das maiores diretoras da atualidade.

Imagem de capa do item

Zodíaco (Zodiac, 2007)

Entre o fim dos anos 60 e começo dos anos 70, os Estados Unidos ficaram apavorados com o surgimento do Assassino do Zodíaco - um dos maiores mistérios sem solução da justiça norte-americana. Esse serial killer alega ter matado 37 pessoas, embora só 7 vítimas tenham sido descobertas até hoje. E no filme Zodíaco, dirigido por David Fincher, vemos sua história.

O longa, diferente dos outros desta lista, não segue o assassino, mas sim os investigadores do caso. Tudo começa quando uma carta é enviada para um jornal, escrita por alguém alegando ser o famigerado serial killer. Assim como no caso real, o filme não entrega as respostas sobre sua identidade. Robert Downey Jr., Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo estão no elenco.

Imagem de capa do item

The Night Stalker (2016)

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a se tornar um assassino em série. No caso de Richard Ramirez, que atuou em 14 carnificinas de 1984 a 1985, não há como determinar exatamente. Em The Night Stalker, de 2016, seguimos uma série de entrevistas fictícias entre um advogado e o assassino, que precisa confessar seus crimes.

O filme traz uma interpretação brilhante de Lou Diamond Phillips no papel de Ramirez, e mostra detalhes de seu modus operandi, conforme ele assaltava casas e matava suas vítimas, deixando um pentagrama no local como parte de uma devota prática satanista. É um filme denso e complexo, mas que mostra os lados inumanos desse criminoso.

Imagem de capa do item

O Despertar de um Assassino (My Friend Dahmer, 2018)

Lançado no ano passado, O Despertar de um Assassino fala sobre as origens de Jeffrey Dahmer, um serial killer responsável pela morte e abuso sexual de mais de quinze homens. O filme é baseado na graphic novel Meu Amigo Dahmer, lançado no Brasil pela Darkside Books e escrita por John "Derf" Backderf - um amigo de Dahmer na época do colegial.

Na trama, vemos Dahmer ainda em seu ensino médio, enquanto observamos as raízes do que o transformou em um dos maiores serial killers da história norte-americana. O filme traz Ross Lynch (de O Mundo Sombrio de Sabrina) no papel principal e surpreende justamente por mostrar o ponto de vista de alguém muito próximo ao assassino - como o próximo de nossa lista.

Imagem de capa do item

Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal (Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile, 2019)

Por fim, trazemos o lançamento mais recente dos cinemas, que já foi mencionado no item introdutório desta lista. Estamos falando de Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, filme lançado pela Netflix em 2019. No Brasil, o longa está sendo lançado nos cinemas e não tem previsão de chegar no serviço de streaming.

O filme segue o ponto de vista de Elizabeth Kendall, uma mulher que se relacionou anos com Ted Bundy sem suspeitar de seus crimes. Ela escreveu um livro que serviu como base para o longa, e aqui vemos Zac Efron no papel do sádico assassino. Vale notar: o filme é dirigido por Joe Berlinger, que também fez uma série documental sobre Bundy para a Netflix.