10 filmes que simplesmente não fazem sentido!

Capa da Publicação

10 filmes que simplesmente não fazem sentido!

Por Lucas Rafael

Tem filmes que desafiam as convenções lógicas de narrativa, oferecendo uma experiência vertiginosa e confusa que desafia o lugar comum do espectador. Nesta lista, separamos alguns filmes pra quem gosta de se sentir perdido e, após a rolagem dos créditos, elaborar mil e uma teorias sobre aquilo que acabou de presenciar.

Confira 10 filmes que simplesmente não fazem sentido!

Imagem de capa do item

Jonh Morre No Final

Aqui, a maluquice já começa no título, dando um possível spoiler sobre o destino do protagonista. Em John Morre no Final, uma nova droga chega nas ruas, pessoas desaparecem e visões dantescas começam a assolar seus usuários.

Uma experiência cômica, psicodélica e completamente non-sense te espera em John Morre No Final.

Imagem de capa do item

Donnie Darko

Esse já virou clássico, sendo possivelmente um dos filmes mais discutidos em mesas de bares e círculos de amigos. Embora o próprio diretor tenha dado uma explicação sobre os eventos do filme, é normal que ele pegue os espectadores de primeira viagem desprevenidos. Afinal não é toda trama que aborda viagens no tempo, coelhos gigantes e jovens disfuncionais.

Imagem de capa do item

Rubber, o Pneu Assassino

É só ler a sinopse do filme que já da pra sacar a presença dele nesta lista. Resumidamente, Rubber: o Pneu Assassino conta a história, como o título sugere, de um Pneu com poderes telepáticos. Na trama, o pneu em questão se encontra vagando pelo deserto, matando animais e explodindo a cabeça de humanos com seus poderes, além de se sentir atraído por uma jovem garota (pois é).

Imagem de capa do item

Gozu

Dirigido por Takashii Mike (conhecido por seus trabalhos...malucos), o filme mostra o protagonista Minami procurando por seu irmão mafioso em uma pequena cidade.

A história, no entanto, serve apenas como um fiapo na narrativa para a sucessão de cenas completamente bizarras e perturbadoras, que ao final do filme, culminam no próprio diretor dando risada na cara do espectador.

Imagem de capa do item

Mistérios e Paixões

Psicodélico, paranoico e grotesco são bons adjetivos para Mistérios e Paixões, um filme sobre um homem que se vicia na substância que usa para matar insetos e que tira a vida da própria esposa sem querer, se vendo de repente envolvido em uma conspiração governamental secreta que é arquitetada por... insetos gigantes.

Imagem de capa do item

Viagem Alucinante

Quer algo que funcionava basicamente como um alucinógeno assistível? Enter The Void é a pedida certa.

O filme acompanha um traficante de drogas, Óscar, lidando com os estágios de sua pós-morte, dotado de visões que cada vez distorcem-se mais em pesadelos. Uma marretada sinestésica na mente pra deixar qualquer um perdido.

Imagem de capa do item

Brazil: O Filme

Clássico do diretor Terry Gilian, esse filme distópico com Robert De Niro conta a história de um burocrata tentando corrigir um erro administrativo, quando se vê transformado em um inimigo do estado.

Dá pra ter uma interpretação sobre os eventos do filme e delinear teorias consistentes sobre o que é mostrado na tela, mas o filme pode surpreender o espectador de primeira viagem, recheado de sequências de sonho alegóricas e embalado por um ritmo alucinante que vai escalando cada vez mais sua insanidade até os créditos rolarem.

Imagem de capa do item

Um Cão Andaluz

Filme de Luis Buñuel com Salvador Dalí, é considerado o arquétipo dos filmes experimentais. Ou seja: são um monte de cenas oníricas, sem uma estrutura ordenada de acontecimentos ou fluxo temporal, uma verdadeira viagem sensorial.

Imagem de capa do item

Sendo John Malkovich

Na trama deste filme, um homem encontra um buraco que o coloca dentro da mente do ator John Malkovich, passando a cobrar pessoas para entrarem no buraco e experimentarem a perspectiva da celebridade.

Imagem de capa do item

Tetsuo: o Homem de Ferro

Mais um filme de horror japonês na lista, dessa vez temos Tetsuo, uma produção de baixo-orçamento com temática cyberpunk que mostra personagens tornando-se híbridos de humanos com metal.

O longa conta com uma trilha-sonora extremamente latente e uma forte estética industrial, recheado de cenas grotescas e confusas que vão mexer (positiva ou negativamente) com qualquer espectador.