10 filmes que se tornaram clássicos da Sessão da Tarde! – Parte 2

Capa da Publicação

10 filmes que se tornaram clássicos da Sessão da Tarde! – Parte 2

Por Evandro Lira

O programa da Rede Globo que fez a tarde de tantas e tantas gerações está no ar desde 1974, exibindo filmes que se tornaram clássicos na telinha. Dá para afirmar que o gosto do brasileiro por cinema foi moldado pela sessão, que ao longo dos anos reprisou filmes vezes o suficiente para logo torná-los parte do imaginário popular do nosso país.

Nesta lista de duas partes, você confere alguns dos filmes que sempre serão “a cara” da Sessão da Tarde. Confira!

Imagem de capa do item

Matilda

Apesar de ter pais completamente ignorantes e irresponsáveis, Matilda é uma criança doce e sensível que possui poderes mágicos. Quando ela é matriculada em uma escola regida por uma diretora casca grossa, a menina precisa dar um jeito de proteger a si, seus amigos e sua nova e querida professora.

Lançado em 1996 e dirigido por Danny DeVito, Matilda foi um dos filmes mais reprisados na Sessão da Tarde, na década de 2000.

Imagem de capa do item

Curtindo a Vida Adoidado

John Hughes é considerado o mestre dos filmes juvenis dos anos 80, sendo vários deles exibidos na Sessão da Tarde por muitos anos. Aqui, resolvemos lembrar de um dos mais queridos e reprisados longas do cineasta, Curtindo a Vida Adoidado.

Nele, acompanhamos a história de um jovem que, para aproveitar a vida, finge estar doente para matar aula junto com sua namorada e o melhor amigo. Curtindo a Vida Adoidado é até hoje considerado uma das obras máximas do cinema adolescente.

Imagem de capa do item

As Namoradas do Papai

Um verdadeiro clássico das tardes da Globo, As Namoradas do Papai traz as gêmeas Olsen no papel de duas garotas idênticas que se conhecem num acampamento de verão e decidem trocar de lugar.

Alyssa, uma pobre menina rica, quer se livrar de sua nova madrasta egocêntrica, enquanto Amanda quer ser adotada por uma doce assistente social. Juntas, elas armam um plano a fim de conseguirem conquistar seus objetivos e acabam estabelecendo um laço forte uma com a outra.

Imagem de capa do item

Mudança de Hábito 2

Se o primeiro filme da cantora que é obrigada a entrar num convento foi ao ar várias e várias vezes na Sessão da Tarde, o segundo então conseguiu ir ainda mais longe neste aspecto.

Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento é um dos filmes mais reprisados das tardes da Globo, e coloca Whoopi Goldberg vivendo mais confusões no convento St Catherine, para ajudar as ex-colegas que estão tendo dificuldades para controlar uma escola cheia de delinquentes juvenis.

Imagem de capa do item

Edward Mãos de Tesoura

Edward Mãos de Tesoura conta a história de uma criatura meio-humana que estava quase completa quando seu inventor morreu sem poder lhe dar mãos. Edward então passou a viver sozinho com suas mãos cortantes e é vítima da sua própria inocência, sendo amado por uns, e perseguido e usado por outros.

Este sucesso comercial e de crítica é considerado por muitos um dos melhores filmes do cineasta Tim Burton, e foi reprisado várias e várias vezes na Sessão da Tarde.

Imagem de capa do item

Uma Babá Quase Perfeita

Um grande clássico estrelado por Robin Williams, Uma Babá Quase Perfeita, de 1993, apresentou um pai que para passar mais tempo com os filhos após seu divórcio, decidiu se disfarçar de governanta e babá da família.

O filme ganhou vários prêmios na época, incluindo o de Melhor Maquiagem no Oscar, Melhor Filme de Comédia e Melhor Ator de Comédia no Globo de Ouro. Dirigido por Chris Columbus, foi exibido durante muito tempo na Sessão da Tarde.

Imagem de capa do item

De Repente 30

Esse filme estrelado por Jennifer Garner e Mark Ruffalo é certamente um dos filmes mais novos desta lista, sendo lançado em 2004. Mas dificilmente alguém contestaria o título de clássico da Sessão da Tarde de De Repente 30.

Na trama, uma menina de 13 anos, vivendo em 1987, sonha em ser adulta e acaba acordando em 2004, com 30 anos. Mas logo ela percebe que a vida adulta está longe de ser perfeita, especialmente quando descobre que seu único amigo de infância está prestes a se casar.

Imagem de capa do item

Karatê Kid: A Hora da Verdade

Este clássico dos anos 80 faz uma mistura de filme de artes marciais com drama. Na história, um garoto deseja aprender a lutar karatê e para isso, convence um experiente mestre a lhe dar aulas. Aulas essas que se transformam em verdadeiras lições de vida.

Aclamado pela crítica, o filme recebeu uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante para Pat Morita, e foi o início de uma franquia no cinema, ganhando mais quatro filmes posteriormente. O longa foi um dos mais reprisados na Sessão da Tarde.

Imagem de capa do item

Jumanji

Se tem um filme que a gente pode considerar do gênero "Sessão da Tarde", este filme é Jumanji. Este clássico de 1995 estrelado por Robin Williams.

Na trama, duas crianças encontram e jogam um jogo de tabuleiro mágico, onde eles libertam um homem preso por décadas. A partir disso, uma série de perigos começam a assombrá-los, só podendo ser impedidos ao terminar o jogo.

Imagem de capa do item

Ghost: Do Outro Lado da Vida

De acordo com a própria Rede Globo, este é o filme mais reprisado de todos os tempos na Sessão da Tarde. O longa conta a história de Sam, um banqueiro apaixonado por sua namorada, Molly. Ele acaba morto em um assalto, mas seu espírito continua no nosso plano.

Ao descobrir que Molly corre perigo, o espírito de Sam decide salvá-la pedindo ajuda a uma médium. Estrelado por Patrick Swayze, Demi Moore e Whoopi Goldberg, o filme foi indicado a vários Oscars, tendo ganhado o de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Goldberg.