Capa da Publicação

10 filmes que se passam dentro de espaçonaves!

Por Lucas Rafael

Diversos filmes de ficção científica confinam o espectador aos confins do espaço, presos com seus personagens em espaçonaves à deriva no cosmos.

Estejam estes personagens lidando com criaturas disformes, insanidade ou explorando as estrelas, confira 10 filmes que se passam em espaçonaves!

Faltou algum que você julga essencial? Comente!

Imagem de capa do item

Solaris (1972)

Vamos começar com esse drama psicológico com roupagem de ficção científica assinado por Andrei Tarkovsky.

Embora o filme tenha cenas na Terra em ambientes abertos, ele se localiza principalmente dentro da estação espacial que orbita o planeta Solaris.

Acontece que, a água no planeta Solaris se trata, na verdade, de um tipo de cérebro que traz à vida nossas obsessões reprimidas.

Imagem de capa do item

Passageiros (2016)

Funcionando como uma espécie de romance espacial, Passageiros nos mostra um casal (interpretado por Chris Pratt e Jennifer Lawrence) que acorda 90 anos antes de uma nave colonizadora alcançar seu destino.

Imagem de capa do item

Sunshine: Alerta Solar (2007)

Aqui, a ação se passa em sua maioria dentro de uma espaçonave enviada para bombardear o sol com bombas atômicas, já que ele está morrendo.

Contando com um elenco incrível composto por nomes como Chris Evans, Rose Byrne e Cillian Murphy, o longa conta com fortes acordes de horror em seu terceiro ato, quando os tripulantes começam a perder a sanidade.

Imagem de capa do item

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Clássico de Stanley Kubrick, o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço surpreende até hoje pelo perfeccionismo técnico que transborda de cada cena.

A trama principal do filme mostra astronautas sobrevivendo à inteligêcia artifical da nave que tripulam, chamada HAL, que começa a matá-los impiedosamente.

Imagem de capa do item

Pandorum (2009)

Em Pandorum, duas pessoas acordam em uma nave sem lembrar quem são ou quanto tempo permaneceram adormecidas. Conforme vão descobrindo a realidade da situação que os cerca, mais desesperadora a luta pela sobrevivência vai se tornando: acontece que eles não estão sozinhos, e seus companheiros não trazem qualquer resquício de humanidade.

Imagem de capa do item

Vida (2017)

Vida é um filme divertido, ainda que sua trama e enredo não surpreendam, o elenco aqui é o destaque. O longa conta com Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds juntos de astronautas em uma nave que captura um exemplar de vida extraterrestre aparentemente inofensivo, que rapidamente mata um a um os tripulantes.

Imagem de capa do item

O Enigma do Horizonte (1997)

Aqui, temos um longa de verdadeiro horror espacial acompanhando uma equipe de astronautas que viaja para resgatar os espólios de uma nave até então desaparecida.

Violência gráfica e uma atmosfera densa permeiam este que é considerado um dos melhores filmes de Paul W.S. Anderson, diretor da franquia Resident Evil.

Imagem de capa do item

Cloverfield Paradox (2018)

Filme original Netflix, aqui temos tripulantes de uma nave que buscam encontrar uma fonte de energia alternativa para um planeta em guerra. Infelizmente, o experimento acaba os transportando para uma realidade alternativa sombria na qual eles precisam lutar para sobreviver.

Imagem de capa do item

Alien (1979)

Clássico de Ridley Scott, o filme mostra a tripulação de uma nave à deriva no espaço enquanto um monstro alienígena se esgueira por seus corredores mal-iluminados, na espreita para usar os corpos da tripulação como incubadores para sua raça.

Imagem de capa do item

Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Um objeto de grandes dimensões está em rota de colisão com a Terra, e só a nave Enterprise sob o comando do Capitão Kirk pode nos salvar.

Aqui, temos o primeiro filme de Star Trek, contando com alguns dos atores que eternizaram personagens na cultura pop, em ação dentro de uma das naves mais icônicas dos filmes.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais