10 filmes que marcaram os anos noventa!

Capa da Publicação

10 filmes que marcaram os anos noventa!

Por Morganna Gumes

Aproveitando que Capitã Marvel irá se passar nos anos noventa, vamos relembrar um pouco quais filmes estavam sendo lançados naquela época e foram grandes sucessos.

Imagem de capa do item

Clube da Luta

Jack é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer e a conhecer estranhos como Tyler Durden. Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

O filme que hoje é um clássico, porém no seu lançamento não atingiu suas metas de bilheterias e não caiu nas graças de toda a crítica especializada, o filme rico em metáforas, trata sobre a sociedade, choque de gerações e publicidade. Tudo isso em um filme só

Imagem de capa do item

Pulp Fiction: Tempo de Violência

Vincent Vega e Jules Winnfield são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace, um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.

O filme foi responsável por ressuscitar a carreira de John Travolta que estava a anos sem uma grande produção, e não só isso como também trazer o gênero noir de volta às grandes telas do cinema. Com muita violência, uma linha temporal não linear e ótimos diálogos, o filme é estudado por pessoas que trabalham com cinema até hoje.

Imagem de capa do item

Matrix

Um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro

À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Ele descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

O filme recebeu quatro indicações ao Oscar e ganhou todas elas, até hoje ele é inspiração quando o assunto é ficção científica, principalmente se é dentro do gênero cyberpunk. O longa consagrou às irmãs que dirigiram o filme para sempre na história do cinema.

Imagem de capa do item

O Silêncio dos Inocentes

A agente do FBI, Clarice Starling é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter, encarcerado sob a acusação de canibalismo. Que brinca com a personagem constantemente.

O ator Anthony Hopkins recebeu o título de maior vilão da história pela sua interpretação do psicopata canibal, o filme tem uma pontuação de 85 pelo Metacritic. O sucesso foi tanto que incentivou o autor dos livros em que o filme foi inspirado dar continuação a história do personagem.

Imagem de capa do item

O Rei Leão

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Esse talvez seja o filme mais famoso da Disney, sendo a animação de maior bilheteria até o lançamento de Procurando Nemo em 2003. O filme superou diversos que foram lançados em 1994, sendo a maior bilheteria do ano, o que é muita coisa para uma animação, que sempre teve o foco no público infantil.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final

Uma criança destinada já nasceu destinada a ser líder, mas é infeliz por viver com pais adotivos, pois foi privado da companhia da mãe, que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um androide vem do futuro, mais exatamente um modelo T-800 igual ao filme original, para proteger o garoto, mas existe um problema: o mais avançado androide existente no futuro, um modelo T-1000, também veio para o passado com a missão de matar o menino.

O filme é melhor da franquia, sendo ele que trouxe uma mudança inesperada ao apresentar o T-800 como protetor do jovem Connor, o filme é tão bom que mesmo quando visto hoje em dia não parece ser de mais de duas décadas.

Imagem de capa do item

O Sexto Sentido

O psicólogo infantil Malcolm Crowe abraça com dedicação o caso de Cole Sear. O garoto, de 8 anos, que tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.

O filme é o trabalho mais aclamado do diretor Shyamalan, apresenta uma história fechadinha, mas que te obriga a rever o filme para pegar todos os detalhes que sempre estiveram ali e você não percebeu. Com uma reviravolta sensacional o filme vale cada segundo que tem.

Imagem de capa do item

Beleza Americana

Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn e pai da adolescente Jane, o melhor momento de seu dia é quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes, amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky.

O filme é uma enorme crítica às ideias de sucesso, beleza e satisfação pessoal, questionando a todo tempo essas concepções, a obra trata também sobre a alienação do indivíduo, sobre sexualidade e os tabus que a sociedade tem sobre o assunto.

Imagem de capa do item

Central do Brasil

Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Esse é tido com um dos melhores filmes brasileiros já feitos, e chegou a concorrer o Oscar de melhor filme estrangeiro, e Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz e ganhou o Urso de Ouro sendo a primeira produção brasileira a recebê-lo.

Imagem de capa do item

Tropas Estelares

Um jovem após graduar-se, quer se alistar nas forças armadas para tornar-se um cidadão e deixar de ser um mero civil, além de poder ficar junto de seu melhor amigo e sua namorada. Ele se alista e demostra tal afinco nos treinamentos que se torna líder de um pelotão, mas por causa de um erro seu um colega morre em uma simulação de batalha.

Quando ele pede dispensa, pois sua namorada está envolvida com seu instrutor, descobre que sua cidade natal, Buenos Aires, não existe mais em virtude de um ataque de insetos alienígenas do planeta Klendathu. Assim, ele volta atrás na sua decisão e vai fazer parte da grande ofensiva terrestre contra estes insetos no planeta deles.

O filme faz uma forte crítica ao militarismo fascista e a xenofobia norte-americana, o filme trabalha com ironia diversas questões que ele mesmo criticava, mostrando quão idiotas elas eram. O filme é tão bom que todas as suas críticas se mantém extremamente atuais.