10 Filmes que foram injustamente odiados em 2016!

Capa da Publicação

10 Filmes que foram injustamente odiados em 2016!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Batman vs Superman: A Origem da Justiça

Vamos começar com o que, provavelmente, vai ser o item mais polêmico desta lista e que irá gerar mais discussões nos comentários.

Quando Batman vs Superman foi anunciado pela primeira vez, uma grande expectativa foi criada, afinal, seria a primeira vez que os dois personagens se encontrariam em um filme. Mas antes mesmo dele ser lançado, a controvérsia já começava quando alguns críticos diziam que o filme estava excelente, enquanto outros críticos diziam que era o pior lixo que eles já haviam visto. Até hoje, o filme divide opiniões entre extremos, onde temos até grupos de pessoas dizendo que o filme foi o melhor de 2016, enquanto o mesmo está sendo o maior indicado ao Framboesa de Ouro.

Talvez o único ponto onde todo mundo concorde é que Batman vs Superman não é perfeito e possui falhas, porém ainda está longe de ser tamanha tragédia como muitos pintam. Muitas das opiniões são formadas no calor do momento, proveniente da frustração entre expectativa vs realidade, onde se perde a capacidade de ponderar tanto pontos positivos quanto negativos. Ao longo de tantos anos vendo adaptações de quadrinhos, nós já passamos por alguns filmes que são, sim, verdadeiros crimes aos materiais originais e, comparados a eles, Batman vs Superman não mereceu todo o ódio que recebeu.

Seria preciso muito mais do que um item dessa lista para dissecarmos todos os motivos pelos quais Batman vs Superman merecia ser tratado com no máximo comentários do tipo "Não gostei do filme" ao invés de "Esse filme é o pior lixo que u já vi na minha vida".

Imagem de capa do item

Caça-Fantasmas

Outro filme que definitivamente não mereceu todo o ódio que ganhou foi o remake de Caça-Fantasmas estrelado por uma equipe feminina.

Sem sombra de dúvidas, Caça-Fantasmas é um filme mediano na maioria dos sentidos, com efeitos especiais suficientemente bons para os tempos de hoje, uma história "bobinha", personagens divertidos e só.

O problema todo está na superestimação do filme original. Por conta de Caça-Fantasmas ser um filme antigo que caiu nas graças da cultura pop, as pessoas tem uma ideia de que ele é uma obra-prima intocável, quando na verdade, o filme tem a mesma definição que eu acabei de dar para o novo Caça-Fantasmas. Ou seja, criou-se um preciosismo em cima do filme clássico, onde seria impossível qualquer filme suprir as expectativas das pessoas levadas por sentimentos saudosistas e nostálgicos.

Imagem de capa do item

Tartarugas Ninja: Fora das Sombras

Outro que sofreu pelos mesmos motivos do anterior foi Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, continuação do remake na franquia feito por Michael Bay. O filme sofre com a tendência de odiar os filmes de Michael Bay, por conta de suas marcas registradas nas suas produções.

O filme tem explosões demais? Sim. Tem cenas desnecessárias de sensualização de Megan Fox? Sim. Cenas de ação um tanto quanto confusas? Também. Mas esses elementos representam uma porcentagem muito pequena do filme, onde o restante é um extrato retirado diretamente dos desenhos que passavam antigamente na TV, para se dizer o mínimo.

Não podemos esperar uma obra cinematográfica faraônica dos Tartarugas Ninja, tampouco um longa que retrate o que os personagens são nos quadrinhos, pois o que é comercial e popular, a respeito dos personagens foi a infantilização que eles receberam.

O filme é divertido, entretêm mas é um filme bobo. Mas é assim que são as histórias de Tartarugas Ninja. Todos os elementos de uma boa adaptação de uma história dessa franquia estavam lá, até mesmo Krang, o Tecnodromo, Beebop e Rocksteady estavam presentes de maneira fiel.

Imagem de capa do item

Warcraft

Warcraft deveria receber o prêmio "Poxa, que pena" do ano. O filme veio com uma bandeira hasteada muito importante, pois muitas pessoas depositaram nele a responsabilidade de ser o primeiro passo na revolução das adaptações de games para o cinema.

Mas não foi bem isso que aconteceu. Nós vimos todas as boas intenções do diretor, dos produtores e roteiristas do filme ao tomar cada decisão, para, no fim, o resultado não ser o suficiente. Porém, assim como foi citado em Batman vs Superman, o filme teve grandes pontos positivos que deveriam ter sido louvados - principalmente pelo bem dessa indústria - ao invés do linchamento virtual que o filme recebeu na internet. Algo que provavelmente fez os estúdios darem dois passos para trás com mais adaptações de jogos para o cinema.

Imagem de capa do item

Esquadrão Suicida

Agora é a hora que lembro vocês de que esta lista não tem o intuito de dizer que os filmes contidos nela são bons ou ruins, simplesmente apontar que o ódio recebido pelo filme foi desnecessário.

Independentemente de você ter gostado ou não de Esquadrão Suicida, muito provavelmente você saiu, no mínimo, um pouco decepcionado com o Coringa de Jared Leto. O fato do filme ter sido quase que completamente divulgado em cima deste personagem ajudou muito para que a decepção fosse transferida para o filme por completo. Mas a participação de Leto é praticamente irrisória e não deveria trazer tanto ódio para a produção como acabou trazendo. Infelizmente, neste caso, a culpa é do próprio marketing.

Imagem de capa do item

Independence Day: O Ressurgimento

Mais um indicado a pior filme do ano, pelo Framboesa de Ouro, que realmente não deveria receber tanto ódio. Independence Day: O Resurgimento não chega nem perto de ser um filme excelente, mas também ainda está longe do abismo onde o público o jogou.

Com a premissa de que não inovou em nada e apenas repetiu a fórmula do anterior, o filme foi completamente rechaçado tanto por crítica quanto por público. Mas, Star Wars: O Despertar da Força não entra nesta mesma premissa? E se ele apenas repetiu a fórmula do anterior, não deveria ter recebido pelo menos o crédito de um filme tão bom quanto o clássico, apenas excluindo o fator surpresa e criatividade?

Mais uma vez reforçando: O filme tem numerosos defeitos graves, mas não merece ser tachado como essa aberração que foi pintada nas críticas.

Imagem de capa do item

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Preciso do máximo de compreensão de você leitor neste momento, pois a temática que eu entrarei agora é extremamente delicada.

Antes de mais nada, eu gostaria de deixar claro que em momento algum opinaremos sobre o ocorrido ou daremos nosso posicionamento sobre tal, mas, o escândalo envolvendo Johnny Depp e Amber Heard acabou prejudicando o lançamento do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Mesmo que o filme tenha sido um sucesso de crítica e bilheteria, muitas pessoas transferiram suas emoções e opiniões sobre o acontecimento para o filme que estava sendo lançado na época onde tudo estava tão em foco. Isso, em um filme em que Depp mal apareceu.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho

Como eu já disse algumas vezes, essa não é uma lista para apontar filmes bons ou ruins. Doutor Estranho foi um filme muito bem recebido pelos críticos e pelo público. Mas até mesmo algumas pessoas que gostaram do filme se juntaram ao grito de um grupo que clamava pelo "Fim da Fórmula Marvel".

A tão dita Fórmula Marvel nada mais é do que a Fórmula Disney, usada até mesmo em clássicas animações como Rei Leão ou Hércules - é só parar para analisar friamente que perceberá todos os estágios da Jornada do Herói em todos esses filmes. E depois de tantos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, você provavelmente já deveria saber que os filmes da Marvel Studios tem esse padrão. É como ver um filme de Tim Burton esperando as explosões de Michael Bay.

Imagem de capa do item

X-Men: Apocalipse

X-Men: Apocalipse também é um filme com diversos erros gravíssimos, desde o visual do vilão Apocalipse, passando pelo amor cego de Bryan Singer pelo Magneto de Michael Fassbender, até o fiasco de Mística/Katniss.

Mas ainda assim, o filme mereceu muitos méritos por trazer o maior vilão que os X-Men tem nos quadrinhos, em um filme com uma das melhores versões da equipe de mutantes no cinema.

Nitidamente, mais um caso onde o ódio desenfreado dos fãs poderia ter sido muito menor na recepção do filme.

Imagem de capa do item

Águas Rasas

Finalizando a lista com um caso, no mínimo, inexplicável. Quando Blake Lively foi anunciada juntamente com o thriller Águas Rasas, aparentemente as pessoas criaram algum tipo de expectativa de que este seria um filme além de um clássico de sobrevivência a um tubarão assassino.

Pois quando o público viu o resultado final, Águas Rasas foi completamente criticado, mesmo tendo cumprido com todas as premissas desta categoria, principalmente no quesito aflição e adrenalina.

Como eu disse, é um tanto quanto inexplicável de onde veio o ódio do público com o longa.