10 filmes onde os vilões vencem no final!

Capa da Publicação

10 filmes onde os vilões vencem no final!

Por Lucas Rafael

No formato clássico das tramas de obras de ficção, estamos bastante acostumados com a fórmula da “jornada do herói”, onde o mocinho passa por um perrengue, mas triunfa no final. Em alguns filmes as coisas não funcionam exatamente assim e o lado mal acaba se dando bem (perdão) no final. Confira 10 filmes onde os vilões vencem no final!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Alien: Covenant

Último filme lançado sobre a mitologia do xenomorfo, nele acompanhamos a tipulação da nave Covenant desbravando um planeta desconhecido após captar uma transmissão misteriosa. No final do filme, a protagonista entra em modo de hibernação e o androide David sobrevive após ser confundido pelo robô de mesma aparência, Walter. Sendo o único ser consciente na nave, ele agora possui todo um novo laboratório para continuar seus experimentos extraterrestres grotescos.

Imagem de capa do item

Seven

O assassino serial interpretado por Kevin Spacey no final de Se7en pode até ter levado um tiro na fuça ao final do filme, mas ainda assim, ele conseguiu atingir seus propósitos, clamando uma última vida: a esposa grávida de um dos investigadores. A vingança do detetive Mills parece vazia e as intenções do antagonistas acabam se concretizando no final.

Imagem de capa do item

Os Suspeitos

Se tem uma coisa que os filmes ensinam, é que não dá pra confiar em Kevin Spacey. O filme segue a investigação que tenta capturar Keyser Soze, um criminoso lendário que recentemente queimou um píer para destruir cocaína de um rival, deixando um rastro de 27 mortos e, como sobreviventes, sobram um mafioso queimado e Roger "Verbal" Kint (Spacey), que narra a história aos investigadores.

A trama é densa, alucinante e cheia de reviravoltas, mas muito consistente. Ao final do filme, o vilão escapa impune e só restam aplausos pela sua inteligência.

Imagem de capa do item

Jogos Mortais

O primeiro filme da franquia é tido por muitos como o melhor, justamente por ser o mais contido. Nele, dois homens devem sobreviver a armadilhas mortais, e ao final, somos surpreendidos pelo vilão do filme de maneira brilhante.

Imagem de capa do item

O bebê de Rosemary

Rosemary vai ficando cada vez mais paranoica com sua gravidez e as pessoas ao seu redor, descobrindo uma conspiração bizarra envolvendo todos os seus próximos.

No final do filme, ela dá à luz o anticristo, deixando bem claro que a humanidade está condenada.

Imagem de capa do item

Batman - O Cavaleiro das Trevas

O filme nos brinda com uma das representações mais caóticas do Coringa, através da performance hipnotizante de Heath Ledger.

Embora o personagem acabe sendo trancado no asilo Arkham, seus planos se concretizam: ele destrói a figura pública do Batman, desconstruindo o que o Morcego de Gotham costumava representar.

Imagem de capa do item

Star Wars: Episódio III - Vingança dos Sith

Na cronologia da franquia, esse filme precede Uma Nova Esperança, ou seja, é óbvio que os caras maus vencem. Palpatine conclui seus planos meticulosos e controla a galáxia inteira.

Imagem de capa do item

Star Wars: Episódio V - O império Conta-Ataca

Já em O Império Contra-Ataca, temos provavelmente o desfecho mais amargo já visto em um blockbuster. Han Solo é congelado em carbonita e Luke descobre que é filho de Vader. A situação é sufocante, e deixa o espectador na expectativa máxima para sua sequência.

Imagem de capa do item

O Silêncio dos Inocentes

Primeiro filme centrado no gênio canibal Hannibal Lecter, o longa nos apresenta um homem inteligente, genial e manipulador, que também gosta de comer carne humana.

Encarcerado, ele deve ajudar a lei na captura de um novo assassino serial, Bufallo Bill, mas no decorrer do filme, fica claro que Hannibal não é bom elemento. Em sua conclusão, ele acaba fugindo, livre para consumir mais vítimas.

Imagem de capa do item

300

Aqui acompanhamos o esforço de um dedicado exército espartano tentando o impossível: vencer o inimigo que é muito mais numeroso, os Persas, comandados pelo rei Xerxes.

No final, eles quase chegam lá, mas o rei Persa leva a melhor, apesar de todo o esforço Espartano.

Nas últimas cenas, temos uma centelha de esperança de que o império Persa ainda vai ruir, mesmo que pela mão de outro exército. Ainda assim, o triunfo de Xerxes sobre Leônidas e seus homens tem um gosto amargo para a audiência.