10 filmes com maior duração da história

Capa da Publicação

10 filmes com maior duração da história

Por Dyllan Souza

Vingadores: Ultimato nos presenteou com mais de três horas de duração. Diversos clássicos como Poderoso Chefão, 2001 – Uma Odisséia do Espaço, entre outros, nos obrigam a nos manter na cadeira durante mais de 180 minutos.

Uns dizem que valem a pena, outros já reprovam totalmente. Mas já imaginaram passar DEZ dias vendo um único filme? Bom, se alguém realmente assistiu não vem ao caso, mas confira aqui os 10 filmes com maior duração da história:

Imagem de capa do item

The Clock (2010)

Feito pelo artista suíço-americano Christian Marcla e recentemente foi exibido na Mostra de São Paulo.

O Filme consiste em uma projeção em loop de diversas cenas da história do cinema que retratam relógios. O detalhe é que o filme inteiro dura 24 horas!!!

Claro que a intenção do artista não era fazer as pessoas ficarem um dia inteiro sentado assistindo, mas é bem interessante o projeto.

Imagem de capa do item

**** ou Four Star (Quatro Estrelas) (1967)

Filme experimental do famoso artista Andy Wharol. O título faz um trocadilho com as quatro estrelas que críticos de censura davam para os filmes, sendo esta a nota máxima.

O filme tem 25 horas de duração e foi filmado em takes de 35 minutos, ou seja, o diretor filmava 35 minutos, desligava a câmera e depois filmava de novo. Juntou-se todos os rolos de filmagem resultando nas 25 horas de filme. Esse foi o último filme totalmente experimental de Wharol.

Imagem de capa do item

The Longest Most Meaningless Movie in the World (O maior e Mais Sem Sentido Filme do Mundo em tradução livre) (1970)

O filme é todo em cima de found footage, ou seja, imagens que acharam em arquivo ou qualquer coisa desse tipo e foram juntando-as resultando em 2 dias de filme.

São 48 horas e a sinopse do filme diz: “Um filme que nunca acaba e que vai fazer você querer tirar férias depois de assisti-lo”

Imagem de capa do item

Óleo Bruto (2008)

Dirigido pelo cineasta chinês Wang Bing, o filme é um documentário que retrata um grupo de trabalhadores e sua rotina em uma reserva de petróleo na Mongólia Interior, uma região autônoma da China.

A ideia original do filme era ter 70 horas de duração, porém acabou tendo 14 por problemas na produção. O próprio diretor abandonou os locais da gravação por passar mal por conta da altitude do local e deixou a câmera rodando durante três dias filmando os trabalhadores.

Imagem de capa do item

A Cura para a Insônia (1987)

O filme foi desenvolvido como parte de um programa experimental, na tentativa de “reprogramar” o relógio biológico dos insones para que eles pudessem voltar a dormir.

Foi exibido pela primeira vez, na íntegra, no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos, em 1987. A sessão começou no dia 31 de janeiro e só terminou no dia 3 de fevereiro. Ou seja, 87 horas de filme!

O filme conta com o poeta americano L.D. Groban lendo um poema épico de sua autoria com mais de 4 mil páginas. Ao longo da leitura são mostrados videoclipes e heavy metal, cenas de sexo explícito, entre outras coisas.

Imagem de capa do item

Matrjoschka (2006)

Filme feito pela artista alemã Karin Hoerler. O filme consiste em imagens e sequências baseadas em uma única foto. Mostra um garoto andando de bicicleta, rua, casas, garagens e céu, etc.

Tudo isso durante 95 horas de duração. São três dias e 23 horas vendo essa única foto.

Imagem de capa do item

Beijing 2003 (2004)

O diretor chinês Ai Weiwei, colocou uma câmera em um veículo e saiu filmando pelo Sexto anel viário de Pequim durante 16 dias. Entretanto o filme tem apenas 150 horas, levando seis dias e seis horas para ser visto por inteiro.

Imagem de capa do item

Cinématon (2011)

Filme filmado por 36 anos pelo diretor francês Gérard Courant. A obra contém mais de duas mil vinhetas (conhecidas como cinématons) silenciosas com diversas celebridades e diretores famosos como Godard (Acossado) e Benigni (A Vida é Bela) Isso durante oito dias. 192 horas de vinhetas silenciosas.

Imagem de capa do item

Modern Times Forever (2011)

Criado pelo grupo de arte dinamarquês Superflex, e dirigido por Jakob Fenger, Rasmus Nielsen e Bjornstjerne Reuter Christiansen. O longa mostra a sede da fabricante de papel Stora Enso se transformar num prédio demolido enquanto o tempo acelera para o futuro, quando a raça humana foi extinta.

O edifício foi escolhido por ser "um símbolo de poder". A intenção da produção, aparentemente, é mostrar como a ação do tempo influencia grandes marcos e monumentos históricos, como este prédio localizado na capital finlandesa.

O filme foi exibido apenas uma vez, na fachada do prédio em questão em toda sua duração de 240 horas. Dez dias de imagens na fachada.

O vídeo não está mais disponível.

Ambiancé (2020)

O filme na realidade ainda não estreou. Porém, imagino que nenhum spoiler vai estragar a experiência de quem for assistir.

Dirigido pelo cineasta sueco Andy Weberg, a obra se passa inteiramente no cenário em que o diretor Ingmar Bergman filmou sua famosa cena em que um homem joga xadrez com a morte, no filme O Sétimo Selo.

Com seu lançamento, no dia 31 de dezembro deste ano, o filme alcançará o posto de filme com maior duração da história com suas 720 horas. Simplesmente UM MÊS de filme, 30 dias.

Se alguém quiser conferir, o trailer tem apenas 7 horas e 20 minutos de duração.

E aí, se interessou por algum? Teria coragem de passar um mês no cinema? Comente!