10 filmes intensos de sobrevivência!

Capa da Publicação

10 filmes intensos de sobrevivência!

Por Lucas Rafael

Situações extremas, cenários claustrofóbicos e angústia pura. Na vida real, diversas pessoas já passaram por situações inacreditavelmente aterradoras que receberam adaptações para as telonas.

Nesta lista, separamos 10 filmes intensos de sobrevivência, dos que adaptam histórias reais até criações fictícias. Faltou algum que você julga essencial? Joga pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

Evereste (2015)

Subir o Monte Evereste não é tarefa fácil. Diversas pessoas com a obsessão de chegar ao cume da montanha perderam suas vidas tentando. Este filme é inspirado na história real de algumas delas.

A trama mostra duas expedições dedicadas a conquistarem o cume do Evereste, enfrentando uma tempestade de neve que complica a trajetória, transformando o evento em uma desesperada luta por sobrevivência.

Imagem de capa do item

Até o Fim (2013)

Neste filme, Robert Redford é o único personagem, interpretando um marinheiro que se vê em uma maré de azar.

A sorte não está ao lado dele: após acordar com seu barco naufragando ao colidir com um contêiner perdido no mar, ele navega sem saber tempestade adentro. Cabe ao marinheiro ficar à deriva do oceano na sorte de encontrar outro navio, mas os recursos são escassos e tubarões estão à espreita.

Imagem de capa do item

Águas Rasas (2016)

Seguindo na linha de pessoas no mar lidando com tubarões, Águas Rasas pode até ficar meio... bobo em seu terceiro ato, porém, a tensão e angústia até lá são extremamente densas.

A trama segue uma surfista presa no banco de areia de uma praia remota, enquanto um tubarão a circula. Ela precisa tomar decisões rápidas para escapar da criatura, afinal, a maré vai subir em breve.

Imagem de capa do item

Perdido em Marte (2012)

Dirigido por Ridley Scott, o longa mostra um astronauta ficando para trás em Marte, após uma expedição ter de deixar o planeta de imediato graças à uma violenta tempestade de areia.

Sozinho no planeta, o astronauta deve lidar com seus recursos limitados e confiar em seu conhecimento científico para sobreviver.

Imagem de capa do item

A Aventura de Kon-Tiki (2012)

Adaptando a história real do explorador Thor Heyerdahl, o longa acompanha um homem decidido a cruzar o Pacífico em uma balsa de madeira. Seu objetivo? Provar que os Sul Americanos poderiam ter chegado à Polinésia antes da colonização de Colombo.

Obviamente, a expedição sofre diversas avarias; passando por tempestades, escassez de recursos e até encontros magníficos e aterrorizantes com a vida aquática.

Imagem de capa do item

O Regresso (2015)

Longa que deu o Oscar para Leonardo DiCaprio, esta aventura mostra o personagem Hugh Glass ficando para trás, por um fio entre a vida e a morte em uma floresta após o ataque de um urso.

Rapidamente, o homem usa de diversas táticas para sobreviver ao rigoroso inverno de 1820, enquanto trilha um caminho de vingança para com aqueles que o abandonaram.

Imagem de capa do item

Gravidade (2013)

O espaço é assustador. É um lugar preenchido de escuridão e estrelas no qual você não é bem-vindo. É um lugar que vai te matar em questão de segundos. É ali que Sandra Bullock fica à deriva no filme Gravidade, tentando sobreviver à opressão da morte súbita que a cerca. Agonia define.

Imagem de capa do item

Náufrago (2000)

Não podíamos deixar de fora o clássico O Náufrago, com Tom Hanks.

Inspirado em eventos reais, o longa mostra um náufrago tentando sobreviver em uma ilha deserta.

Utilizando de diversos recursos para se manter são e vivo, o protagonista do longa passa por sequências angustiantes que nos emergem em seu desespero solitário.

Imagem de capa do item

127 horas (2010)

Aqui, vemos a agoniante história do alpinista Aron Ralston (James Franco), tentando se salvar de um cenário desesperador: ele está preso em um cânion isolado, com seu braço achatado por uma rocha.

O longa narra a luta voraz por sobrevivência travada por Aron, decidido a não deixar com que o cânion se torne seu túmulo.

Imagem de capa do item

A Estrada (2009)

Entrando em cenários mais pós-apocalípticos, A Estrada, que adapta o incrível livro de Cormac McCarthy, mostra o elo emocional entre pai e filho tentando sobreviver em uma América devastada e dominada por selvagens.

O grão de esperança que sustenta os protagonistas em sua jornada pode ser completamente falso, e diversos encontros íntimos com a morte os saúdam através de jornada, deixando sempre o espectador no limite da ansiedade.