10 filmes inspirados por animes!

Capa da Publicação

10 filmes inspirados por animes!

Por Lucas Rafael

Muito grandes sucessos de Hollywood devem parte de sua influência às obras de mangás e animes, seja pelo conceito da trama, ou uma influência mais estética e visual mesmo. Nessa lista, confira 10 filmes que foram inspirados por animes!

Imagem de capa do item

O Rei Leão

Inspirado por: Kimba, o leão branco

Começando a lista com um item controverso, todos os envolvidos na criação de O Rei Leão negam essa inspiração, mas basta olhar para algumas imagens e personagens de Kimba que fica difícil disfarçar que não ouve nenhuma influência, mesmo que inconsciente...até os nomes de Simba e Kimba rimam!

Imagem de capa do item

Matrix

Inspirado por: Ghost In The Shell

As irmãs Wachowski são fãs declaradas do material fonte de Ghost in The Shell e jamais negaram sua influência em sua obra-prima cyberpunk, Matrix.

Em um ponto, o uso dessa influência ficou tão escancarada que elas tiveram de pausar as gravações e pedir permissão para Mamoru Oshii para continuar filmando. Ele levou tudo numa boa e concebeu sua benção ao projeto cyberpunk.

Imagem de capa do item

Kong - Ilha da Caveira

Inspirado por: Studio Ghibli

Jordan-Vogt Roberts é gente como a gente. O diretor de Kong (e do futuro filme da franquia Metal Gear) revelou que grande parte de suas influências eram uma miríade de videogames e animes. Em especial aqueles do estúdio Ghibli, como Princesa Mononoke, para a concepção visual das criaturas que habitam a Ilha da Caveira em seu longa.

Imagem de capa do item

Van Hellsing

Inspirado por: Vampire Hunter D.

Vampire Hunter D é considerado um título clássico dentre os animes, e também possui aí sua dose de influência na cultura pop, ainda que seja mais em termos estéticos.

O visual de seu protagonista é praticamente igual ao de Hugh Jackman no longa Van Hellsing, de 2004.

Imagem de capa do item

A Origem

Inspirado por: Paprika

Christopher Nolan já admitiu que a animação de Satoshi Kon foi uma inspiração para seu filme. Também pudera, em Paprika as pessoas invadem sonhos através de um dispositivo e existem cenas de A Origem extremamente similares à animação. Ambos os projetos são incríveis e só temos a agradecer à Paprika.

Imagem de capa do item

Cisne Negro

Inspirado por: Perfect Blue

Satoshi Kon parece ser um guru bem influente no meio das animações japonesas. Seu filme Perfect Blue foi uma fonte intensa de inspiração para o diretor Darren Aronofsky, que já admitiu sua admiração por Kon e recriou alguns dos enquadramentos das animações dele em seus filmes.

Em termos de tom, Cisne Negro é extremamente parecido com Perfect Blue, animação em que também vemos personagens sendo levados ao seu limite por sentimentos de inveja e admiração.

Círculo de Fogo

Inspirado por: Neon Genesis Evangelion

Podemos certamente incluir mais animes de mechas aqui, como Gigantor.

O filme Círculo de Fogo, do diretor Guillermo Del Toro é uma carta de amor tangível aos tokusatsus, mas uma das referências mais latentes talvez seja o Neon Genesis: Evangelion, ainda que mais no aspecto de luta entre mechas com criaturas gigantes do que no lado filosófico da coisa.

Imagem de capa do item

Looper

Inspirado por: Akira.

Talvez a inspiração aqui não seja tão clara, mas vamos lá. Em Looper, temos um futuro cyberpunk onde um assassino da máfia trabalha ao lado de uma versão futura de si mesmo para superar seus inimigos, a máfia em questão, que os quer mortos. Como se não bastasse, existe uma criança com poderes psicocinéticos que acaba perdendo o controle sobre esse fardo, algo muito semelhante ao arco de Tetsuo em Akira.

O diretor Rian Johnson acabou admitindo que sim, a obra de Katsuhiro Otomo foi de grande inspiração para seu trabalho, mas não apenas Akira, como também outro mangá de Otomo, Domu.

Imagem de capa do item

Requiém Para um Sonho

Inspirado por: Perfect Blue.

Lembra quando falei que Arronofsky é um fã enorme de Satoshi Kon? Pois então, para seu filme Requiém para um sonho, ele chegou a comprar os direitos da animação, e reproduziu diversos frames idênticos aos dela nas cenas com a personagem de Jennifer Connely.

Imagem de capa do item

Dark City

Inspirado por: Akira

Além da estética cyberpunk, o final de Dark City conta cenas bem similares a uma cena de Akira. Diversos fãs comentaram a semelhança até que mais tarde, o diretor do filme revelou que se tratava de uma homenagem ao clássico de Otomo.