10 melhores filmes de horror baseados em fatos reais

Capa da Publicação

10 melhores filmes de horror baseados em fatos reais

Por Gus Fiaux

O cinema de horror sempre se encarregou de explorar nossos maiores medos, e nada gela mais a espinha do que terminar um filme e ler uma cartela com os dizeres: “Baseado em fatos reais”. Vários filmes trouxeram inspirações em eventos verdadeiros ou até mesmo se inspiraram vagamente na vida de assassinos, exorcistas e pessoas assombradas.

Pensando nisso, decidimos listar aqui 10 filmes de terror baseados em fatos, para que você possa se apavorar com histórias que podem ter acontecido – ou não. De abduções alienígenas a assassinatos brutais e exorcismos chocantes, aqui estamos entrando em um território onde a arte imita a vida para provar que o horror não tem limites!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Um dos filmes de horror mais icônicos já produzidos, O Exorcista tirou o sono de muita gente ao retratar a história de Regan O’Neil, uma menina normal que logo começa a se comportar de forma estranha, fruto da possessão demoníaca do demônio Pazuzu. Essa história de gelar a espinha, para a surpresa de muitos, foi inspirada em um evento real.

Porém, na história real, não se tratava de uma menina. Em 1949, nos Estados Unidos, um menino chamado Roland Doe chocou o país por ser o centro de um suposto caso de possessão e exorcismo. O autor do livro que deu origem a O Exorcista, William Peter Blatty, decidiu ficcionalizar esses eventos para propor um questionamento sobre a fé.

Imagem de capa do item

O Ritual (The Rite, 2011)

E se O Exorcista não é o bastante para você, podemos citar também outro filme envolvendo possessão demoníaca. Lançado em 2011, O Ritual conta a história de dois padres que passam pelo inferno em suas vidas, conforme um deles começa a questionar sua própria fé e se vê possuído pelo demônio Baal.

A história que originou o filme foi tirada do livro The Rite: The Making of a Modern Exorcist, escrito por Matt Baglio. O livro trazia relatos supostamente verdadeiros envolvendo dois padres exorcistas do Vaticano, que passaram por uma grande provação após uma série de ataques diabólicos.

Imagem de capa do item

O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose, 2005)

Um caso que chocou o mundo, a história por trás de O Exorcismo de Emily Rose foi inspirada em eventos reais envolvendo a jovem Anneliese Michel, que morreu em 1973, após passar um ano sendo exorcizada devido à suposição de que estava possuída por uma legião de demônios.

A história gerou uma grande confusão midiática, e os dois padres responsáveis pelo ritual foram condenados por negligência e maus-tratos, já que a menina faleceu devido a complicações envolvendo inanição e anemia. O longa, lançado em 2005, foi dirigido por Scott Derrickson (de Doutor Estranho), e tem uma visão crítica dos eventos.

Imagem de capa do item

Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)

Possivelmente a maior franquia de horror dos últimos dez anos, a saga de Invocação do Mal é conhecida por se inspirar na vida de Ed e Lorraine Warren, um casal de demonologistas e investigadores paranormais que ficaram mundialmente conhecidos por seu envolvimento em mais de cem exorcismos.

O primeiro filme, lançado em 2013 e dirigido por James Wan, traz a tona um caso muito famoso do casal, envolvendo a investigação na casa da Família Perron,que era assombrada por um espírito maligno e vingativo. Outros filmes desse universo, como Invocação do Mal 2 e Annabelle, também se inspiram em casos dos Warren.

Imagem de capa do item

Evocando Espíritos (The Haunting in Connecticut, 2009)

Embora não faça parte do universo compartilhado de Invocação do Mal, o longa Evocando Espíritos também é baseado em um famoso caso investigado pelo Casal Warren. O filme conta a história de uma família que se muda para uma nova casa - que eles logo descobrem ter sido uma antiga funerária onde eventos terríveis aconteceram.

Tudo começa a ficar mais tenso quando o filho mais novo da família, Matt Campbell, que sofria de câncer, começa a ser assombrado pelos espíritos dos mortos na casa. A história original é ainda mais aterrorizante, e envolve necrofilia e rituais bizarros. Na história real, o nome de Matt era Phillip Snedeker.

Imagem de capa do item

Terror em Amityville (The Amityville Horror, 1979)

Mais outro caso investigado por Ed e Lorraine Warren, os eventos de Terror em Amityville são baseados em uma história real que até hoje é questionada e investigada. Na história original, um casal se muda para uma nova casa - que foi palco de assassinatos tenebrosos - e foge depois de poucos meses, assombrados pelas presenças no local.

O primeiro filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Jay Anson - que se tornou uma obra polêmica devido às várias dúvidas em relação à veracidade dos fatos. Nos cinemas, a história acabou se tornando uma longeva franquia, com vários filmes que transformaram esse notório caso em uma história de medo, horror e morte.

Imagem de capa do item

A Última Profecia (The Mothman Prophecies, 2002)

Quem gosta de lendas urbanas e mitos folclóricos não pode perder A Última Profecia, um filme baseado nas investigações do amedrontador Homem-Mariposa, uma criatura lendária que sempre surge como um presságio de morte, caos e destruição. Essa figura é muito conhecida nas áreas rurais dos Estados Unidos.

O filme de 2002, protagonizado por Richard Gere e Laura Linney, é baseado no livro homônimo de John Keel, um investigador psíquico que alega ter ficado cara a cara com essa criatura terrível. No longa, Gere interpreta uma versão fictícia do autor, chamado John Klein, que investiga o Homem-Mariposa após a morte de sua esposa.

Imagem de capa do item

Fogo no Céu (Fire in the Sky, 1993)

Considerada uma das histórias mais assustadoras envolvendo extraterrestres e abduções alienígenas, Fogo no Céu é um clássico do horror e da ficção científica lançado em 1993, inspirado pela suposta abdução de Travis Walton, um dos casos mais explorados e documentados da história.

No filme, D.B. Sweeney interpreta Travis, que desaparece por meses e, quando retorna, alega ter sido abduzido por criaturas extraterrestres, que conduziram vários experimentos torturantes e dolorosos. O filme é muito denso e traz várias cenas brutais que exploram os “visitantes” alienígenas e seus experimentos científicos.

Imagem de capa do item

Viagem ao Inferno (Wolf Creek, 2005)

Entrando no campo do horror mais próximo à nossa realidade, podemos citar Viagem ao Inferno, um adorado slasher de 2005 que, por sua vez, conta a história de três viajantes que são caçados e torturados por Mick Taylor, um criador de porcos, durante uma viagem na Austrália.

Embora não seja extremamente fiel aos casos reais, o filme é inspirado em dois assassinos muito famosos da Austrália - Ivan Milat e Bradley Murdoch, que ficaram conhecidos por matar viajantes e mochileiros, em uma série de crimes xenofóbicos. O longa de 2005 é bem conhecido por sua retratação bem realista de violência e tortura.

Imagem de capa do item

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974)

Por mais que muitos não saibam, a história de O Massacre da Serra Elétrica - outro filme muito famoso e um dos maiores clássicos do cinema de horror - é vagamente inspirada por eventos reais. No filme, alguns jovens se tornam vítimas de uma família de assassinos canibais caipiras, dentre os quais destaca-se o perigoso Leatherface.

A inspiração para o longa, por sua vez, veio de Ed Gein, um dos mais famosos serial killers dos Estados Unidos, que ficou conhecido por preservar, em sua casa, a pele do rosto de dezenas de vítimas. No entanto, Gein não usava uma motosserra e não fazia parte de uma família degenerada, como é o caso de Leatherface nos filmes da franquia.