10 filmes em que o ator também foi o diretor!

Capa da Publicação

10 filmes em que o ator também foi o diretor!

Por Lucas Rafael

Não é incomum nos depararmos com notícias sobre diretores excêntricos que são muito rígidos lidando com o elenco ou com atores temperamentais que dificultam as filmagens.

Mas e quando estas duas figuras são a mesma pessoa? Aí o problema se resolve. Nesta lista, separamos 10 filmes em que os diretores também atuaram.

Não valem “pontas”, como as pequenas aparições de Quentin Tarantino em seus próprios filmes.

Imagem de capa do item

Clint Eastwood em Gran Torino.

A carreira de Clint Eastwood é marcada pelos westerns de qualidade nos quais atuou, assim como pelos excelentes filmes que dirigiu.

Além do excepcional Gran Torino, que acompanha um veterano da guerra lidando com uma vizinhança turbulenta, Eastwood dirigiu outros filmes popularmente marcantes como Os Imperdoáveis (no qual também atuou) e Sniper Americano.

Imagem de capa do item

Jodie Foster em Mentes que Brilham

A estreia da atriz Jodie Foster no mundo da direção foi através do delicado e singelo filme Mentes que brilham, na qual a diretora interpretava a personagem Dede Tate, mãe de um garoto-prodígio com alto nível de inteligência que conta com dificuldades para se enquadrar socialmente. O drama do filme deriva das tentativas de Dede em dar ao seu filho uma infância normal.

Imagem de capa do item

Spike Lee em Malcolm X e Faça a Coisa Certa

O icônico Spike Lee se provou um multi-talento em filmes nos quais dirigiu e atuou. Em Malcom-X, ele é um personagem de apoio que se sustenta mesmo na presença de astros como Denzel Washington e Angela Bassett. Além disso, tem também o personagem Mookie no filme Faça a Coisa Certa.

Imagem de capa do item

Ben Affleck em Argo

Além de quase ter dirigido o filme solo de Batman, o astro Ben Affleck já levou um Oscar pra casa pela sua direção no suspense dramático Argo.

Além disso, Affleck já dirigiu outros filmes como Medo da Verdade e A Lei da Noite.

Imagem de capa do item

Mel Gibson em Coração Valente

Adaptando a história de vida do herói medieval escocês William Wallace, o longa Coração Valente surpreendeu audiências em sua estreia, contando com todas as qualidades de um épico e um senso catártico ímpar.

Um dos fatores que impressionavam era a atuação de Mel Gibson, que também dirigiu o filme.

Imagem de capa do item

Kevin Costner em Dança com Lobos

Marcando a estreia de Costner na direção, Dança com Lobos mostra uma história sensível na qual um oficial da cavalaria ganha as honras de herói durante a Guerra Civil Americana, podendo assim escolher o local no qual deseja servir. O personagem interpretado por Costner, John Dunbar, acaba indo para um local remoto, no qual forma contato com um grupo de índios que o acolhe.

Imagem de capa do item

Kevin Smith em O Balconista 1 e 2 e outros filmes

Muito antes de Marvel e DC, o View Askewniverso já era uma realidade. Se tratava de um universo compartilhado pelos personagens dos filmes de Kevin Smith, que iniciaram com seu sucesso O Balconista. Em todos os filmes deste universo, um personagem frequente é Silent Bob, interpretado pelo próprio Kevin Smith.

Imagem de capa do item

Charles Chaplin em O Ditador

Chaplin é outra lenda que dirigiu e atuou em alguns filmes, mas vamos com O Ditador, uma de suas obras mais icônicas que satirizava o fascista alemão Adolf Hitler. O filme foi o primeiro de Chaplin fora da era muda e com som, contando também com uma narrativa pungente que criticava os movimentos fascistas da época.

Imagem de capa do item

Joseph Gordon-Levitt em Don Jon

Outro que já trabalhou por trás e na frente das câmeras ao mesmo tempo foi Joseph Gordon-Levitt, através do filme Don Jon, no qual o ator interpreta o personagem título.

Na trama, Jon é um playboy viciado em pornografia, com um estilo de vida libertino e desprendido de tudo, até que conhece Barbara (Scarlett Johansson) e percebe que precisa mudar seus hábitos radicalmente.

Imagem de capa do item

Sylvester Stallone em Rocky II, III e IV.

Após o primeiro filme do lutador ser um sucesso absoluto, Stallone garantiu que o personagem cravasse seu legado na cultura popular dirigindo mais três filmes, todos protagonizados e dirigidos por ele.