Capa da Publicação

10 filmes e séries que continuaram nos quadrinhos!

Por Gus Fiaux

Todos os anos, nós ficamos contentes em vez a quantidade de filmes e séries que são produzidas com base em quadrinhos. Não é à toa que franquias como o Universo Cinematográfico da Marvel e o Universo Estendido da DC são grandes sucessos… mas vocês já pararam para pensar que há filmes e séries que inspiram quadrinhos?

Desde novelizações a continuações e prequels, as HQs já deram um jeito de continuar histórias vindas das telinhas e telonas. E é pensando nisso que aqui você conhecerá 10 filmes e séries que continuaram através das histórias em quadrinhos. 

Para esta lista, estamos contando apenas histórias que realmente continuam tramas desenvolvidas no cinema e na TV, e não HQs que adaptam/novelizam filmes e séries.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Arquivo X

Uma série adorada pelo público, e que basicamente inventou o horário nobre da TV norte-americana, Arquivo X pode até ter retornado para novas temporadas nos últimos anos, mas a história já havia continuado nos quadrinhos muito antes disso e de Eu Quero Acreditar, filme controverso de 2008.

Considerada a "décima temporada" da série, as HQs foram publicadas entre o final dos anos 90 e o começo do século XXI, e servem mais como um spin-off da série original do que como uma continuação em si. Mas os fãs de Mulder e Scully podem ficar aliviados, porque eles têm espaço de sobra aqui, ao contrário da oitava e nona temporada da série.

Imagem de capa do item

Buffy, a Caça-Vampiros

Considerado um dos percussores do movimento nerd na TV, Joss Whedon inovou ao apresentar sua série de maior sucesso até hoje: Buffy, a Caça-Vampiros. Curiosamente, ele também foi o responsável por dar continuidade à história nos quadrinhos, após o encerramento precoce do programa em 2003.

As histórias de Buffy traziam elementos de todas as temporadas da série e até mesmo uma sequência, que é publicada até hoje. E não pense que ela foi a única a ganhar HQs. Angel, o derivado da série, também teve sua própria série em quadrinhos - junto de Faith -, além de algumas histórias antológicas chamadas Tales of the Vampires e Tales of the Slayers.

Imagem de capa do item

Hellraiser

Se você, como eu, é fascinado pelo universo assustador criado por Clive Barker na franquia Hellraiser, vai ficar muito mais feliz em saber que além dos livros e da série interminável de filmes, os Cenobitas também assombraram os quadrinhos, nos levando para uma dimensão de puro prazer e terror.

Publicados pela Epic Comics, pela BOOM! Studios e pela Seraphim Inc., os quadrinhos da saga são divididos em vários arcos separados, que adicionam mais elementos a esse universo tão rico e vasto. Dentre os publicados, indico Bestiário, de 2014; Matança de Primavera, de 1994; e até mesmo a minissérie solo do Pinhead, de 1993.

Imagem de capa do item

Alien

Partindo para outra aclamada franquia de horror, não podemos esquecer do universo dos Xenomorfos, criado por Ridley Scott em Alien: O Oitavo Passageiro. Embora apenas os dois primeiros filmes realmente sejam consenso entre os fãs, os quadrinhos publicados pela Dark Horse ajudaram a manter a popularidade da franquia no topo.

Aqui, temos vários exemplos curiosos. Algumas HQs se ligam diretamente ao cânone dos filmes, inclusive trazendo de volta a adorada Tenente Ellen Ripley. Outros já são mais isolados, focados em personagens originais. Há HQs para todos os gostos - inclusive para quem curte Alien vs. Predador, já que também há tie-ins nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Power Rangers

Uma série que nunca chegou ao "fim" propriamente dito, os Power Rangers da Saban têm vários ciclos diferentes na televisão, cada qual com sua própria equipe de heróis, e todos com um tema diferenciado. Nos quadrinhos, a franquia ganhou uma nova vida, através de várias séries publicadas por várias editoras, dentre as quais se destaca a BOOM! Studios.

Dessa nova fase, merecem a sua atenção Go Go Power Rangers e Mighty Morphin Power Rangers, que por sua vez, contam aventuras dos primeiros anos da equipe original, composta por Billy, Kimberly, Trini, Zack, Jason e Tommy. Vale lembrar que até mesmo o filme de 2017 chegou a ter uma continuação nas HQs, chamada Aftershock.

Imagem de capa do item

Hora de Aventura

Agora mudando das franquias sombrias para algo mais animado, temos a solução perfeita para quem já sabe do fim de Hora de Aventura, e já está morrendo de saudade de Jake e Finn - mesmo antes do final da última temporada. Embora a animação chegue ao fim no próximo mês, temos ainda uma variedade de quadrinhos onde você pode encontrar os dois heróis.

Publicados pela BOOM! Studios - a mesma editora das HQs dos Power Rangers - as séries transportam os dois amigos novamente à Terra de Ooo, onde reencontram grandes aliados e inimigos, como Marceline, a Princesa Jujuba e o Rei Gelado. As HQs são tão elogiadas que uma chegou a ganhar o Prêmio Eisner - o "Oscar" dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Avatar

Aliás, outra animação muito querida pelos fãs e que ganhou uma sobrevida nas HQs foi Avatar - tanto A Lenda de Aang quanto A Lenda de Korra. E nos dois casos, vale muito a pena conferir, principalmente quem sente saudade das aventuras desse mundo cheio de dobradores e espíritos.

As HQs de A Lenda de Aang trazem alguns momentos mais divertidos da história, e dão continuidade à história da série - inclusive resolvendo um mistério que muitos fãs passaram anos sem saber: o paradeiro da mãe de Zuko e Azula. Já as HQs de A Lenda de Korra trazem várias aventuras soltas, e desenvolvem melhor o namoro de Korra e Asami.

Imagem de capa do item

Smallville

Até hoje, muitos fãs se revoltam completamente com a forma como Smallville: As Aventuras do Superboy chegou ao fim, em sua décima temporada. A série prometeu estabelecer o Superman, mas em nenhum momento trouxe sequer o traje clássico do herói. Por sorte, os quadrinhos resolvem muito bem isso.

A "11º Temporada", como é chamada, foi publicada pela própria DC Comics entre 2013 e 2004, e reúne algumas aventuras que continuam imediatamente após o final da série, e trazem finalmente Clark Kent em seu traje completo, lutando inclusive ao lado da Liga da Justiça e encontrando outros vilões aclamados dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Tudo bem que os quadrinhos da Marvel Comics ajudam a produzir o grandioso Universo Cinematográfico da Marvel, que já possui seus vinte filmes. Mas você sabia que a franquia cinematográfica também fez o caminho inverso e foi parar nos quadrinhos? Pois é justamente o que aconteceu. Desde o início, a Marvel publica vários "prelúdios" de seus filmes nas HQs.

Basicamente, esses quadrinhos servem apenas como um tie-in - ou seja, uma história complementar - para os filmes. E a maior parte deles é composta por novelizações dos próprios longas. Ainda assim, há alguns muito interessantes, como O Triunfo de Fury, que revela o que aconteceu entre os eventos de Homem de Ferro 2, Thor, O Incrível Hulk e Os Vingadores.

Imagem de capa do item

Star Wars

Por fim, não podemos esquecer de uma das maiores e mais adoradas franquias de todos os tempos, que basicamente ajudou a inventar o conceito de Universo Expandido. Estamos falando de Star Wars, que já teve vários selos de HQs publicados pela Marvel Comics e pela Dark Horse, dentre novelizações e até mesmo novas histórias.

As HQs ajudam a contar a história dos filmes e das séries, apresentando vários personagens icônicos - como Mara Jade, Doutora Aphra e Darth Bane. Após a compra da Lucasfilm pela Disney, passamos a ter dois selos: o canônico e o Legends, para onde vão todas as histórias publicadas anteriormente e que podem ou não fazer parte da cronologia oficial da franquia.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux