10 filmes de zumbis que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes de zumbis que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Os zumbis são algumas das criaturas mais populares da cultura pop, principalmente no horror. Hoje, temos quadrinhos, séries de TV, games e até mesmo livros que retratam o retorno dos mortos-vivos para destruir a humanidade. Contudo, é justamente nos cinemas que esses personagens mais se proliferaram.

Pensando nisso, nós separamos 10 filmes de zumbis que você precisa assistir, desde comédias aos grandes clássicos do terror. Aqui, você vai conhecer algumas das obras que serviram de inspiração para séries como The Walking Dead, e também vai conhecer os novos “clássicos contemporâneos” dentro desse subgênero cadavérico.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968)

Embora não seja o primeiro filme de zumbis da história, A Noite dos Mortos-Vivos é uma grande obra-prima, e o filme que ajudou a popularizar o conceito dos mortos-vivos para o mundo inteiro. Antes dele, zumbis eram uma expressão bem particular da cultura do Haiti e do vodu. Mas, a partir daqui, eles se tornaram um bem - ou mal - universal.

O filme se destaca pelas várias camadas de simbolismo que apresenta. Mesmo abordando zumbis, o longa explora temas como racismo, vigilantismo e até mesmo controle de massas. Além disso, é o filme que deu origem ao império de George Romero, que basicamente se tornou um dos grandes padrinhos do horror nos cinemas.

Imagem de capa do item

Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978)

Falando em Romero, não podemos nos esquecer do segundo filme de sua trilogia original dos mortos. Dando continuidade à história de A Noite dos Mortos-Vivos, o longa de 1978 intitulado Despertar dos Mortos é, até hoje, considerado o melhor filme de zumbis já feito, por se aprofundar ainda mais nas camadas simbólicas com seus personagens.

O filme se passa inteiramente dentro de um shopping, e mostra a luta dos não-infectados para sobreviverem às hordas dos mortos. Dessa forma, George Romero encontrou uma maneira de criticar o consumismo exacerbado. Além disso, é um filme onde o cineasta não poupou sangue, e é bem violento para os padrões da época.

Imagem de capa do item

Extermínio (28 Days Later, 2002)

Uma das histórias mais sinistras da lista, Extermínio é um clássico de Danny Boyle, e até hoje é considerado como um dos melhores filmes de infecção e contágio, por abordar um misterioso e letal vírus que se espalha rapidamente pelo Reino Unido, enquanto os poucos sobreviventes tentam encontrar um refúgio.

A continuação, lançada em 2007, já não foi muito bem recebida pelos fãs e pelos críticos, por mais que seja um filme de zumbis mais "escancarado". Ainda assim, Extermínio se mantém como um dos maiores clássicos desse "subgênero", e conta com excelentes atuações por parte de Cillian Murphy e Naomie Harris.

Imagem de capa do item

Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004)

Passando dos clássicos de horror para uma comédia, não podemos nos esquecer de Todo Mundo Quase Morto, estrelado por Simon Pegg e Nick Frost, e dirigido por Edgar Wright. O filme, como vários outros de zumbi, relata o início de uma epidemia de mortos-vivos.

Contudo, o filme é muito bom justamente por distorcer vários clichês desse tipo de história, contando uma aventura entre dois grandes amigos. Foi o primeiro capítulo da Trilogia Cornetto de Wright, e até hoje é considerado como o melhor. Destaque para a cena em que todos começam a espancar zumbis ao som de Queen.

Imagem de capa do item

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004)

Uma das obras mais elogiadas da carreira de Zack Snyder, Madrugada dos Mortos funciona como uma espécie de remake para Despertar dos Mortos, de George Romero. Contudo, o filme tem apenas a locação em comum com o longa original, já que também mostra um grupo de refugiados presos em um shopping.

Visceral ao extremo, o filme traz os zumbis como ameaças verdadeiramente devastadoras, e sabe fazer isso muito bem ao mostrar as cenas de famílias que são atacadas por parentes, convertidos em mortos-vivos. É um filme cheio de ação e suspense, e que certamente é um dos melhores dentre toda a filmografia de Snyder.

Imagem de capa do item

Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007)

Inspirado no clássico livro homônimo de Richard Matheson, Eu Sou a Lenda pode até desviar o foco de várias questões da obra original, mas não deixa de ser um baita filme, apoiado pelas atuações sem igual de Will Smith e Alice Braga. O filme, como vários outros, é sobre o despontar de um apocalipse zumbi.

O que torna ele bem diferente dos demais é sua complexa história a respeito da humanidade e de como a vida se transforma da noite para o dia. Além disso, outro mérito interessante está no design dos zumbis, que são bem mais aterrorizantes e violentos do que os mortos-vivos aos quais estamos acostumados.

Imagem de capa do item

Zumbis na Neve (Død Snø, 2009)

Em 2009, foi lançado o norueguês Zumbis na Neve, um filme de caráter quase "independente", que relembra os piores vilões da humanidade: nazistas. Mas dessa vez, eles ressurgem como zumbis, e começam a atacar um grupo de estudantes que só queria tirar suas férias em paz em uma cabana de esqui.

O filme foi elogiado por ser extremamente divertido e engraçado, ainda que as criaturas aqui apresentadas sejam dignas de arrepios, com seus cadáveres congelados e pútridos. É um filme que vai agradar bastante quem curte o bom e velho trash, já que ele possui uma clara inspiração visual em filmes como Uma Noite Alucinante, por exemplo.

Imagem de capa do item

Zumbilândia (Zombieland, 2009)

Outra comédia que merece um espaço considerável é Zumbilândia. O filme de Ruben Fleischer fez muito sucesso quando foi lançado, por contar com protagonistas divertidíssimos e uma trama violenta e engraçada, no meio do apocalipse zumbi. Ah, e detalhe, o filme conta com a melhor participação da carreira de Bill Murray.

Com ares de Filme B, Zumbilândia nunca se leva a sério - e é isso que o torna tão interessante dentro do gênero. É um filme descompromissado, beneficiado pela excelente interpretação de Emma Stone, Abigail Breslin, Jesse Eisenberg e Woody Harrelson. E, em breve, nós teremos uma continuação!

Imagem de capa do item

Invasão Zumbi (Busanhaeng, 2016)

O cinema asiático também possui um papel fundamental na construção do horror moderno, e quando falamos de zumbis, não podemos nos esquecer do assustador Invasão Zumbi, lançado há dois anos. A história - como seu título original sugere - se passa a bordo de um trem para Busan, a cidade mais populosa da Coréia do Sul.

Mas tudo começa a dar errado quando uma horda de infectados começa a atacar o veículo, e então acompanhamos um pequeno grupo de protagonistas que precisa lutar por sua própria sobrevivência. É famoso por sua ação de tirar o fôlego e um ritmo muito frenético. O longa conquistou vários prêmios no mundo todo, especialmente para seu diretor, Yeon Sang-ho.

Imagem de capa do item

Operação Overlord (Overlord, 2018)

Assim como Zumbis na Neve, temos aqui outro filme que explora as ameaças dos mortos-vivos relacionados à Segunda Guerra Mundial. Contudo, em vez de ter um teor mais cômico, Operação Overlord leva a violência, o gore e a mutilação ao extremo, contando uma história sobre os vários horrores da guerra.

Produzido por J.J. Abrams, o filme se situa na véspera do Dia D, e mostra um pequeno esquadrão de soldados que precisava realizar uma missão para possibilitar o desembarque das tropas aliadas na Normandia. Mas, no caminho, eles se deparam com terríveis experimentos nazistas em cadáveres... que já não estão tão mais mortos assim.