Capa da Publicação

10 filmes de super-heróis que trazem orgulho para a comunidade nerd!

Por Gus Fiaux

Os super-heróis nunca estiveram tão na moda quanto estão hoje. O público nerd está mais do que bem-servido com histórias nas mais diversas mídias, mostrando pessoas super-poderosas enfrentando vilões tenebrosos. E, para nunca perder o costume e esquecer os clássicos, aqui estão 10 filmes de super-heróis que trazem orgulho para a comunidade nerd!

Todos os títulos desta lista você pode encontrar para alugar ou assistir na NET NOW, além de muitos outros longas e séries que também trazem os super-heróis à tona. O catálogo do serviço contém uma ótima variedade de produtos para todos os gostos!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Superman: O Filme

O filme que deu origem à febre atual, Superman de 1978 é o primeiro grande blockbuster protagonizado por um super-herói - e justamente pelo maior super-herói de todos os tempos. O filme eternizou Christopher Reeve no papel do Último Filho de Krypton, ao mesmo tempo em que trouxe Gene Hackman em uma brilhante representação de Lex Luthor.

Um filme cheio de esperança e heroísmo clássico, o longa ainda conta com participações especiais de grandes nomes do cinema, como Marlon Brando, Terence Stamp e Glenn Ford. O longa fez jus ao seu slogan, nos fazendo acreditar que um homem poderia voar, e apresentando a versão cinematográfica mais consagrada do Homem de Aço.

Imagem de capa do item

X-Men 2

Mesmo que Superman: O Filme tenha sido um pioneiro, os super-heróis começaram a desaparecer no cinema após algumas experiências fracassadas. Na virada do milênio, tudo mudou com o lançamento de algumas franquias. Dentre elas, estavam os Filhos do Átomo, que tiveram seu longa definitivo quando X-Men 2 foi lançado, em 2003.

O filme adapta vagamente a graphic novel Deus Ama, o Homem Mata, que traz os heróis mutantes tendo que lidar fortemente com o preconceito. Na trama, vemos um pouco mais da origem do Wolverine, bem como novos mutantes amados, como o Noturno, provando que nem todo filme de super-heróis precisa ser extremamente fiel para ser bom.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2

Assim como os heróis mutantes, o Homem-Aranha foi imprescindível nessa "renascença" dos super-heróis no cinema. E até hoje, nenhum filme do herói passou tanto a sua importância e sua relevância para o mundo quanto Homem-Aranha 2, o segundo longa da trilogia de Sam Raimi, que traz o aracnídeo enfrentando o Dr. Octopus.

Um filme eternizado e que lida bem com a vida dupla de Peter Parker, o longa é um ótimo exercício de como fazer um bom filme de super-herói, e traz cenas muito épicas, como o conflito no trem. Mesmo após dois reboots, e ao pertencimento do herói atualmente no Universo Cinematográfico da Marvel, Homem-Aranha 2 ainda se mantém excelente!

Imagem de capa do item

Os Incríveis

Como Marvel e DC Comics são as maiores representantes de super-heróis nos quadrinhos, nós às vezes nos esquecemos que existem outros personagens super-poderosos além do domínio das duas editoras. E Os Incríveis é um exemplo perfeito disso, concebido pelas mentes criativas e admiráveis da Disney/Pixar.

Considerado "o melhor filme do Quarteto Fantástico" - mesmo nem tendo a equipe -, o longa explora muito bem a dinâmica de uma família de super-heróis, tendo que viver sua vida cotidiana e enfrentar um ou outro vilão maligno como o Síndrome. E com o segundo filme prestes a ser lançado no mês que vem, é uma boa ideia já rever o original para se preparar!

Imagem de capa do item

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Saindo do humor animado para um filme trágico e sombrio, Batman: O Cavaleiro das Trevas é a joia da coroa da trilogia de filmes do herói por Christopher Nolan. É uma profunda dissecação na própria mitologia do Cavaleiro das Trevas, e um filme que desafia as convenções de super-heróis para apresentar uma trama de crime noir.

O longa é aclamado como um dos melhores filmes já feitos, e não é difícil perceber o motivo, seja pela direção magistral ou pela performance sensacional de Heath Ledger no devastador papel do Coringa. É um dos melhores exemplos de como super-heróis não são sempre para crianças, e como podem servir para tecer paralelos perigosos com o mundo real.

Imagem de capa do item

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Anos após a trilogia original dos X-Men, a franquia mutante passou por altos e baixos, devido ao spin-off do Wolverine e pelo recomeço na forma do elogiado Primeira Classe. Contudo, é Dias de um Futuro Esquecido que merece lugar aqui, por adaptar um arco tão aclamado e por fazer um grande serviço à franquia dos pupilos de Charles Xavier.

Intenso, emocionante e surpreendente, apresentando uma história que é, ao mesmo tempo, grandiosa e intimista, o segundo longa dessa nova saga se propõe a ligar a trilogia original com a franquia atual dos mutantes, em uma jornada contra os Sentinelas, e com muita viagem no tempo. É o maior filme da série, e o que mais emocionou os fãs dos heróis no cinema.

Imagem de capa do item

Logan

Assim como O Cavaleiro das Trevas para o Batman, Logan é, sem a menor sombra de dúvidas, o filme definitivo do Wolverine. Após dois filmes insossos do personagem, o longa de James Mangold é um faroeste distópico, cheio de referências cinematográficas, e que se propõe a apresentar a última história do mutante canadense.

Considerado um dos filmes de super-heróis mais intensos de todos os tempos, Logan é excelente para quem gosta do herói, e não apenas foca no Wolverine, como também dá um espaço merecido ao Professor X e à X-23, que compõem o elenco com maestria. É uma baita despedida para o herói e para Hugh Jackman dessa franquia que quase tem duas décadas.

Imagem de capa do item

Os Vingadores

Não há a menor dúvida de que a Marvel Studios concretizou um grande império cinematográfico, estabelecendo um universo compartilhado que está vigorando desde 2008, com o surgimento do primeiro Homem de Ferro. Lançado em 2012, Os Vingadores é o filme que cimentou essa ideia, e uma das reuniões mais aguardadas da história.

O longa não apenas traz de volta heróis consagrados como Hulk, Capitão América, Thor e Homem de Ferro, como também prepara o caminho para tudo que viria a seguir. É justamente aqui que temos a fagulha misteriosa de Thanos, o vilão colossal que está dando trabalho para os Heróis Mais Poderosos da Terra em Vingadores: Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Capitão América: O Soldado Invernal

Lançado dois anos após Os Vingadores, temos aqui a segunda aventura solo do Sentinela da Liberdade nos cinemas, e o primeiro filme que fez todos o respeitarem. Capitão América: O Soldado Invernal é quase como um quadrinho traduzido para os cinemas, e uma ode aos fãs do Capitão América, da Viúva Negra e da S.H.I.E.L.D.

Um longa de espionagem acima de qualquer coisa, O Soldado Invernal aposta no ameaçador retorno de Bucky Barnes, controlado mentalmente pela HIDRA - que aliás, está infiltrada no mundo inteiro, espalhando seus tentáculos por onde passa. É um trhiller político, e o filme que apresentou os Irmãos Russo à Marvel Studios e ao mundo.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Encerrando a lista, temos também um exemplo recente de como super-heróis podem mudar o mundo. Pantera Negra está aí para celebrar a diversidade e a representação, enquanto nos apresenta Wakanda, uma civilização futurista e avançada cravada no coração da África. E o grande herói aqui não é outro senão seu rei, T'Challa.

O filme fez um sucesso estrondoso nas bilheterias, e já conquistou os mais diversos prêmios e aclamações. É um longa divertido, mas que sabe a hora de aproveitar sua seriedade e discutir questões do mundo atual. Além disso, é um deleite ver as cenas de ação com personagens tão complexos quanto Okoye, Shuri e o excelente Killmonger.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux