Capa da Publicação

10 Filmes de Steven Spielberg que você precisa assistir!

Por Lucas Rafael

Steven Allan Spielberg é um dos nomes que ajudou a moldar o cinema moderno, sendo um dos pais da cultura de filmes blockbuster e dono de um currículo incrível de filmes influentes, eternos e, em sua maioria, indispensáveis.

Nesta lista, separamos 10 filmes essenciais de Spielberg para quem quer se aprofundar mais em seu trabalho e trajetória. Faltou algum do diretor que você julga essencial? Joga pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)

Para começar bem a lista, vamos com essa incrível aventura de ficção científica dirigida por Spielberg.

Aqui temos uma trama recheada de mistério, suspense e aventura, naquele Stranger Things que a gente tanto gosta. O longa foca em Roy Neary (Richard Dreyfuss), um eletricista que se depara com um OVNI e tem sua vida alterada após o evento.

O filme conta com um final lindo, com visuais que impressionam ainda hoje, mesmo diante de tanta inovação e tecnologia modernas.

Imagem de capa do item

Minority Report - A Nova Lei (2002)

Adaptando o livro de Philip K. Dick, este filme de Spielberg conta a história de John Anderton (Tom Cruise), um detetive no ano de 2054, época em que a taxa de criminalidade é zero, afinal, existe um sistema que previne os crimes antes deles ocorrerem.

Tudo muito bonito, certo? Até que Anderton vê a si mesmo cometendo um crime através deste sistema, entrando em rota de fuga.

É um bom sci-fi investigativo, com nuances de suspense e excelentes momentos de ação, sem falar dos visuais incríveis, ressaltando a flexibilidade de Spielberg como diretor.

Imagem de capa do item

Munique (2005)

Munique é um filme intenso, que tem como ponto de partida o massacre de Munique, ocorrido em 1972. A trama segue um esquadrão Mossad que possui como objetivo matar os terroristas envolvidos no massacre olímpico.

O foco aqui está na culpa que reverbera através de atos violentos e vingativos, mostrando que Spielberg possui uma certa sensibilidade, mesmo ao lidar com um tema polêmico, Munique não desanda e apresenta uma experiência intensamente sólida.

Imagem de capa do item

E.T. - O Extraterrestre (1982)

Bom, voltando ao Spielberg criador de blockbusters, vamos entrar num dos itens óbvios e indispensáveis da lista. E.T. - O Extraterrestre não é só um filme que fez a infância de muita gente lá nos anos oitenta, ele definiu uma fórmula excelente para filmes de aventura que vemos até hoje em dia, em obras como Stranger Things.

A trama de crianças que resolvem esconder um extraterrestre segue atemporal e irretocável mesmo após todos esses anos.

Imagem de capa do item

A Lista de Schindler (1993)

Brincam por aí que existem duas personas de Steven Spiebelg: o Spielberg blockbuster, preocupado em fazer clássicos atemporais para toda a família, e o Spielberg modo Oscar, em que o diretor se compromete em produções de teor mais elevado. Geralmente aqui é onde ele mais erra, mas não com A Lista de Schindler.

A Lista de Schindler é o maior expoente de Spielberg em modo Oscar. E bem, o filme já recebeu por aí os louros que merece, sendo até considerado por muitos como um "dos melhores já feitos." Hipérbole? Só você conferindo para descobrir.

A trama segue Oskar Schindler, um empresário Alemão que se arriscou ao salvar a vida de mais de mil judeus durante o holocausto da Segunda Guerra Mundial, empregando-os em sua fábrica.

Imagem de capa do item

Jogador nº 1 (2018)

Vamos agora para a última oferenda de Spielberg ao cinema blockbuster, o notável Jogador nº 1, no qual somos apresentados para um futuro distópico em que a humanidade passa a maior parte do tempo conectada ao Oasis, uma espécie de jogo online altamente realístico.

O filme abraça diversas referências da cultura pop, mas sem virar refém delas, criando uma experiência memorável para os pequenos, assim como para os adultos.

Imagem de capa do item

O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Um dos filmes de guerra mais memoráveis e intensos já feito também tem a assinatura de Spielberg.

O Resgate do Soldado Ryan conta a história do capitão John H. Miller (Tom Hanks), junto de sete homens, procurando pelo paraquedista James Ryan (Matt Damon) em pleno conflito.

O longa tem uma introdução extremamente visceral aos horrores da guerra, sendo bastante lembrado por seu início pungente: mais uma obra de Spielberg que você não pode deixar passar.

Imagem de capa do item

Tubarão (1975)

Aqui, temos o filme que muitos julgam como pai do cinema blockbuster. Tubarão é um filme que toma seu tempo: somos apresentados a uma criatura ameaçadora e ominosa, desenvolvendo seus personagens, para finalmente entregar um terceiro ato repleto de intensidade.

É talvez o filme mais quintessencial de Spielberg, encapsulando tudo que amamos no diretor em um suspense de primeira linha, envolvendo uma criatura aquática sanguinária. Obrigatório.

Imagem de capa do item

Jurassic Park (1993)

Você deve suspeitar de qualquer pessoa que odeie o primeiro Jurassic Park. É um filme mágico, com efeitos especiais que fazem você acreditar nos dinossauros em tela, momentos de tensão únicos e cenas grandiosas que você vai guardar no seu coração para sempre, junto daquela trilha-sonora. Obrigado, Spielberg.

Imagem de capa do item

Indiana Jones - Caçadores da Arca Perdida (1981)

O primeiro Indiana Jones é um filme importante. Além de ajudar a consolidar a cultura blockbuster que Spielberg começou a construir lá em 1975 atinge um ápice aqui, criando um personagem tão icônico interpretado por Harrison Ford que é lembrado com carinho até hoje, sem falar que ainda move milhões em bilheteria.

Para quem quer sentir o clássico espírito aventureiro, Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, ou suas outras duas sequências, são indicações obrigatórias.

Imagem de perfil
Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais