10 filmes de horror protagonizados por crianças que você precisa assistir!

Capa da Publicação

10 filmes de horror protagonizados por crianças que você precisa assistir!

Por Gus Fiaux

Os filmes de terror já nos trouxeram diversos subgêneros diferentes, além de protagonistas muito diferentes. E dentro do gênero, uma das coisas mais frequentes é ver crianças em papéis de destaque, até para mostrar o confronto da inocência com a maldade e crueldade.

E é por isso que, nesta lista, resolvemos listar 10 filmes de terror protagonizados por crianças e adolescentes que você precisa assistir. No entanto, vamos deixar claro que não se trata necessariamente de filmes de horror com crianças macabras – para isso, inclusive, já há outra lista específica!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Coraline e o Mundo Secreto (Coraline; 2009)

Para começar de uma forma "leve", precisamos falar de Coraline e o Mundo Secreto, baseado na obra de Neil Gaiman. Embora seja descrito como fantasia, muitos consideram essa animação um verdadeiro filme de horror, por mostrar sua protagonista - a menina que dá nome ao longa - confrontada com uma realidade habitada por uma versão macabra de sua mãe.

Cheio de subtextos macabros e algumas metáforas para o abandono e a negligência infantil, Coraline é um prato cheio para quem gosta de histórias de horror mais leves - mas te garanto que, mesmo assim, você ainda vai se apavorar com Beldam, a mãe macabra e o Mundo Secreto, que apesar de convidativo, logo se mostra uma terra dos pesadelos.

Imagem de capa do item

Convenção das Bruxas (The Witches; 1990)

Outra adaptação literária, aqui estamos falando do filme baseado no livro homônimo de Roald Dahl. O longa em questão é Convenção das Bruxas, que trata da história de Luke Eveshim, um garoto que está de férias com sua avó quando se depara com um coven de bruxas se preparando para um verdadeiro massacre infantil.

No centro dessa reunião diabólica está Eva Ernst - brilhantemente interpretada por Anjelica Huston -, a grande bruxa que se disfarça na pele de uma mulher atraente, mas que se revela como uma velha tenebrosa e de dar medo em qualquer um. É uma outra recomendação para quem gosta de histórias um pouco mais leves.

Imagem de capa do item

Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma in; 2008)

Partindo para os filmes mais cult, não podíamos deixar de falar em Deixe Ela Entrar, o drama/horror sueco que conquistou o mundo e inclusive ganhou uma versão norte-americana com Chloë Grace Moretz e Kodi Smit-McPhee nos papeis principais. Esse é o filme perfeito para quem gosta de histórias bem... diferentes envolvendo vampiros.

Na trama, o jovem Oskar vive uma vida solitária num subúrbio de Estocolmo quando acaba se tornando amigo de Eli, uma menina pálida e misteriosa, que parece guardar vários segredos sombrios. Eventualmente, descobrimos que Eli é uma vampira, que usa seus dons amaldiçoados para salvar Oskar de algumas experiências bem traumáticas.

Imagem de capa do item

O Sexto Sentido (The Sixth Sense; 1999)

Um dos grandes clássicos de M. Night Shyamalan - e talvez o melhor filme da carreira do diretor -, O Sexto Sentido é um suspense dramático que tem várias pinceladas de horror sobrenatural. Estrelado por Bruce Willis e Haley Joel Osment, o filme segue Malcolm Crowe, um psicólogo pediatra que começa a tratar o menino Cole Sears.

O grande problema é que Cole afirma ver gente morta em todos os lugares. Com esse dom sobrenatural, ele vê os fantasmas das pessoas que partiram em todos os cantos que ele vai - e é constantemente aterrorizado por essas visões. O filme constrói uma tensão magistral e culmina em um dos melhores plot twists da história do cinema - o que solidificou a carreira de Shyamalan.

Imagem de capa do item

Poltergeist: O Fenômeno (Poltergeist; 1982)

Um clássico da década de 80, Poltergeist: O Fenômeno é dirigido por um dos grandes mestres do horror do cinema contemporâneo, Tobe Hooper. No filme, uma família se muda para uma casa quando começa a ser assombrada por pequenos acontecimentos, inicialmente inofensivos, que acabam se tornando cada vez mais doentios.

E no olho da tempestade está a pequena Carol Anne Freeling, a filha mais nova do casal principal e verdadeira protagonista do longa. Ela se vê cada vez mais atraída por essas entidades sobrenaturais que habitam a casa, e logo chega a ser "sequestrada" para um mundo sombrio, se comunicando apenas através da televisão que emite um chiado o tempo todo...

Imagem de capa do item

O Exorcista (The Exorcist; 1973)

E já que estamos falando de grandes clássicos, não podemos nos esquecer de O Exorcista, a grande obra-prima de William Friedkin baseada no romance de William Peter Blatty - que serve como roteirista do filme. Aqui, seguimos a transformação da pobre Regan MacNeil enquanto ela é possuída pelo demônio Pazuzu.

Embora o filme seja focado na mãe de Regan, Chris MacNeil, várias vezes a menina amaldiçoada toma os holofotes, conforme sua degradação física e mental atinge limites insuportáveis. Além disso, a personagem foi muito bem interpretada por Linda Blair, que chegou a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel.

Imagem de capa do item

IT: A Coisa (It; 2017)

Ninguém sabe colocar crianças no meio de situações extremamente desconfortáveis como Stephen King. Considerado o grande mestre do horror literário atual, o escritor nos presenteou com diversos livros macabros que já ganharam espaço no cinema e na televisão. E uma das adaptações mais bem-sucedidas do autor é IT: A Coisa.

O longa é protagonizado por sete crianças que formam o Clube dos Otários e precisam se manifestar contra a presença de uma força sombria na cidade de Derry, no Maine, e que toma a forma do tenebroso palhaço Pennywise. O filme constrói muito bem a relação entre as crianças, e neste ano veremos a continuação, que mostra os personagens já adultos.

Imagem de capa do item

O Iluminado (The Shining; 1980)

Outra adaptação de King que não pode ficar de fora é O Iluminado, embora não seja muito querido pelo autor ou pelos fãs do livro. Dirigido por Stanley Kubrick, esse clássico atemporal do horror é centrado em Danny Torrance, um garoto que vai passar o inverno com seus pais no enigmático Hotel Overlook.

Contudo, Danny é uma criança especial. Ele possui alguns dons psíquicos que logo o revelam a crueldade inerente ao hotel. Esses sentimentos malignos logo se manifestam em seu pai, Jack Torrance, que se torna um assassino frio e extremamente brutal. O longa também ganhará uma continuação neste ano, Doutor Sono - que também mostrará a vida de Danny adulto.

Imagem de capa do item

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno; 2006)

Guillermo del Toro é um cineasta mexicano do mais alto calibre, que entregou ao mundo diversas obras fantásticas misturando temas políticos, horror e fantasia. O maior exemplo disso é também seu filme mais aclamado, O Labirinto do Fauno, lançado em 2006. No longa, seguimos a menina Ofelia em meio à ditadura militar espanhola de Francisco Franco.

Ela é enviada, junto com sua mãe, para o quartel do Capitão Vidal e lá se vê presa em uma fantasia enquanto a realidade ao seu redor se prova cada vez mais dura e assustadora. Ao lado de um misterioso Fauno, ela busca descobrir o mistério do reino perdido do submundo, e encontra criaturas apavorantes, como o maligno Homem Pálido.

Imagem de capa do item

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (Scary Stories to Tell in the Dark; 2019)

Por fim, temos o lançamento mais recente da lista, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, atualmente em cartaz nos cinemas. Adaptação de uma popular trilogia de livros de horror infanto-juvenis, escritor por Alvin Schwartz e ilustrados por Stephen Gammell, o filme traz um grupo de jovens em uma situação no mínimo apavorante.

Ao retirarem um livro de uma casa mal-assombrada, eles logo percebem que o livro começa a contar histórias macabras que resultam no surgimento de monstros perturbadores, que vêm para assombrá-los e, em casos mais brutais, até mesmo matá-los. Dirigido por André Øvredal, o filme é uma baita recomendação bacana de horror em 2019.