10 filmes de horror com expedições que deram muito errado

Capa da Publicação

10 filmes de horror com expedições que deram muito errado

Por Gus Fiaux

O horror tem vários subgêneros e muitos tipos de filmes diferentes. No entanto, um que se destaca – e que sempre está presente em vários lançamentos – é o terror onde um grupo de cientistas, militares ou aventureiros se encontra fazendo uma expedição em um lugar inóspito – ou até mesmo um experimento -, e de repente, tudo dá errado.

Mais recentemente, chegou aos cinemas o longa Ameaça Profunda, onde alguns pesquisadores se veem em uma tremenda cilada no fundo do oceano. Pensando nisso, aqui listamos 10 filmes de horror com expedições e experimentos que deram muito errado!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Alien: O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Começando esta lista pelo melhor filme de horror espacial já feito, não podíamos esquecer de Alien: O Oitavo Passageiro, o primeiro filme da franquia que apresentou os temíveis Xenomorfos ao mundo. O filme começa como boa parte dos outros aqui: com uma equipe de cientistas explorando o espaço.

No entanto, tudo dá errado quando, em uma de suas missões, eles acabam entrando em contato com um ovo bizarro, que se desenvolve "dentro" de um dos cientistas, dando vida a um alienígena assassino e nefasto. Vários filmes da franquia seguem esse modelo, como Aliens: O Resgate e Prometheus.

Imagem de capa do item

O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)

Outro longa muito popular que segue esse tipo de narrativa é O Enigma de Outro Mundo, um clássico do terror sci-fi dirigido por John Carpenter. O filme segue um grupo de exploradores em uma base na Antártida, que precisam lidar com a chegada de uma criatura capaz de tomar qualquer forma.

O filme explora muito o horror cósmico desse passageiro do além, mas também toca no psicológico de cada um dos homens que é afetado pela chegada desse ser de outro mundo. No fim, ele acaba funcionando quase que como um filme slasher, já que os cientistas começam a morrer um por um.

Imagem de capa do item

O Enigma do Horizonte (Event Horizon, 1997)

Como estamos bem misteriosos, aqui vai outro enigma. Desta vez, em O Enigma do Horizonte, seguimos astronautas que precisam investigar a Event Horizon, uma nave que foi sugada por um buraco negro e reapareceu misteriosamente, anos depois de seu desaparecimento.

Porém, a nave é como uma "mansão mal-assombrada" no espaço, e os astronautas logo se veem em um grande problema, já que ela carrega uma bagagem sinistra e perigosa. O filme mescla elementos de Alien: O Oitavo Passageiro e Hellraiser, e talvez seja o melhor filme da carreira de Paul W.S. Anderson.

Imagem de capa do item

Resident Evil: O Hóspede Maldito (Resident Evil, 2002)

Aliás, falando no cineasta, nós não podemos nos esquecer de Resident Evil: O Hóspede Maldito, o filme que deu origem à franquia de adaptações da popular série de jogos. Tudo bem que os fãs dos games odeiam completamente os filmes enquanto adaptações, mas o primeiro é um terror divertido.

Aqui, um grupo de militares e cientistas precisam se infiltrar na base da Umbrella Corporation, uma empresa com propósitos sombrios - e lá, descobrem uma horda de zumbis famintos. O filme tem boas cenas de ação e consegue ser bem violento - mas a franquia devia ter parado aí, já que todas as sequências são inferiores.

Imagem de capa do item

Pandorum (2009)

Se você ainda quer mais recomendações de horror no espaço, uma boa alternativa é Pandorum, um terror sci-fi que conta a história de dois astronautas que acordam de um sono longo com amnésia. Eles começam a vasculhar sua nave e descobrem que ela está abandonada - o que os deixa completamente desesperados.

Porém, aos poucos eles percebem que não estão sozinhos, e precisam lidar com uma nova subespécie humana de mutantes canibais. Apesar das críticas negativas, o filme ganhou uma legião de fãs - e curiosamente, o projeto é produzido por Paul W.S. Anderson, o diretor de O Enigma do Horizonte e Resident Evil.

Imagem de capa do item

Predadores (Predators, 2010)

Assim como a franquia Alien, a saga do Predador também é cheia de filmes que exploram equipes militares ou científicas morrendo nas mãos de uma criatura alienígena apavorante. Nesse sentido, o melhor da franquia definitivamente é Predadores, lançado em 2010.

O filme é o único da franquia que não se passa na Terra. Na trama, um grupo de pessoas amnésicas cai em um planeta inóspito, e lá começam a ser caçados um a um pelo Predador, um mercenário alienígena implacável. O filme guarda algumas boas reviravoltas e possui excelentes sequências de ação.

Imagem de capa do item

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, 2012)

De muitas formas, O Segredo da Cabana é o filme mais "diferenciado" desta lista - principalmente porque os cientistas aqui são personagens secundários. Na verdade, falar desse filme aqui pode ser considerado um grande spoiler - então pule para o próximo item se não quiser descobrir o grande segredo da trama.

Na história, um grupo de amigos vai para uma cabana abandonada passar um final de semana. Lá, no entanto, eles começam a ser perseguidos por zumbis. No entanto, descobrimos que tudo não passa de um experimento conduzido por cientistas que precisam fazer uma espécie de "oferenda". E no fim, tudo dá errado...

Imagem de capa do item

Vida (Life, 2017)

Um filme que bebe bastante da fonte de Alien: O Oitavo Passageiro, o terror sci-fi Vida, lançado em 2017, também traz um grupo de cientistas espaciais investigando vida fora da Terra. E também traz uma criatura ameaçadora que começa a matar os membros da equipe.

Na trama, uma bactéria é descoberta em Marte e é levada a bordo de uma estação espacial para a Terra. No entanto, a criatura começa a se desenvolver rapidamente, cada vez mais inteligente e sanguinária. O curioso aqui é que muitas pessoas chegaram a achar que o filme era um prequel de Venom.

Imagem de capa do item

Aniquilação (Annihilation, 2018)

Quem gosta de horror cósmico e dos contos de H.P. Lovecraft terá um prato cheio com Aniquilação. O filme é uma adaptação do primeiro livro da trilogia de Jeff VanderMeer, e por sua vez conta a história de um grupo de cientistas que precisam investigar a área de um misterioso fenômeno.

Essa área - conhecida como Área X ou O Brilho - é "infectada" por um brilho estranho, o que afeta diretamente o DNA de todas as formas vivas que se encontram nesse perímetro. A partir daí, as mulheres começam a viver eventos traumáticos, enquanto procuram as respostas para essa situação sinistra.

Imagem de capa do item

Ameaça Profunda (Underwater, 2020)

Por fim, nos resta citar o filme mais recente a estrear nos cinemas dentro desse "subgênero". Trata-se de Ameaça Profunda, o horror estrelado por Kristen Stewart e Jessica Henwick. O longa mostra uma base de exploração no fundo do oceano. E tudo começa a dar errado quando um terremoto provoca danos severos no local.

Muitos cientistas morrem, e os que restam precisam encontrar formas de buscar abrigo - mesmo que, para isso, precisem caminhar no solo oceânico. Porém, eles não estão preparados para enfrentar o horror do fundo do mar, quando criaturas abissais começam a persegui-los em busca de sangue.