Capa da Publicação

10 filmes de 2018 que poderiam ser indicados ao Oscar de Melhor Filme Popular!

Por Guilherme Souza

Recentemente, descobrimos que a Academia de Artes Cinematográficas decidiu uma categoria dedicada aos filmes populares na premiação do Oscar, o que fez com que muitos começassem a sonhar com a possível lista de indicados.

Embora a categoria só entre em vigor na premiação de 2020, podemos especular alguns filmes que provavelmente seriam indicados ao prêmio, caso ele já estivesse em vigor para a premiação do próximo ano. Fizemos uma lista com alguns possíveis indicados, mesmo com filmes que ainda não foram lançados, pois considerando que esta é uma lista imaginária, não custa sonhar que os futuros lançamentos também serão um sucesso.

Imagem de capa do item

Jurassic World: Reino Ameaçado

Em 1993, Steven Spielberg trouxe os dinossauros de volta à vida ao dirigir o primeiro longa da franquia Jurassic Park, de lá pra cá, a franquia evoluiu e chegou ao que hoje conhecemos como Jurassic World.

O primeiro longa da nova trilogia dos dinossauros foi um verdadeiro sucesso e o segundo não ficou atrás. Mesclando conceitos nostálgicos com inovações narrativas e avanços visuais, Jurassic World reacendeu o amor dos fãs e conseguiu atrair a atenção de um novo público, merecendo a indicação de Melhor Filme Popular no Oscar.

Imagem de capa do item

Pantera Negra

Muitos esperavam que Pantera Negra seria um sucesso, dada a popularidade do personagem sua primeira aparição em Capitão América: Guerra Civil, mas acho que nem mesmo a Marvel acreditava que o sucesso seria tanto.

O longa passou a camada superficial de um filme de super-heróis para se tornar um marco cultural, ao nos apresentar o primeiro super-herói negro e seu maravilhoso país tecnologicamente avançado, reforçando que a representatividade é algo importantíssimo.

Imagem de capa do item

Vingadores: Guerra Infinita

Não é preciso falar muito sobre Vingadores: Guerra Infinita para entendermos porque ele merece ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Popular.

Depois de longos 10 anos, a Marvel finalmente nos agraciou com o confronto entre Vingadores e Thanos, o Titã Louco e ele foi simplesmente fantástico. Com uma história de cair o queixo e um elenco de peso, o longa se consagrou como o filme de super-heróis com maior arrecadação na história do cinema, o que mostra o quanto a indicação é merecida.

Imagem de capa do item

Missão: Impossível - Efeito Fallout

A franquia Missão Impossível está entre nós desde os anos 90, mas ao que parece, ela ainda tem fôlego o bastante para continuar nos entregando filmes de ação divertidos e de qualidade.

Protagonizada por Tom Cruise, a franquia foi crescendo ao longo dos anos e, em 2018, chegou ao seu 6º filme. O longa foi aclamado pela crítica e tem se saído muito bem nas bilheterias, o que com certeza seria um ótimo parâmetro para que ele fosse indicado ao Oscar.

Imagem de capa do item

Jogador Nº 1

Steven Spielberg é um veterano da indústria cinematográfica e embora o diretor já tenha sido agraciado com as estatuetas douradas da academia antes, mais uma não seria nada mal.

Jogador Nº 1 adapta a fantástica história escrita por Ernest Cline, onde acompanhamos a história de mundo futurista que é permeado por inúmeras referências à cultura POP, ou seja, praticamente um resumo da definição do que levou a Academia a criar a categoria de Melhor Filme Popular.

Imagem de capa do item

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Embora o novo filme do Mundo Mágico de J. K. Rowling ainda não tenha sido lançado, não é difícil imaginarmos que ele será um sucesso.

A franquia Harry Potter ganhou milhões de fãs ao redor do mundo e dado o fato de que o novo filme da franquia Animais Fantásticos terá muitas ligações com a franquia principal, é claro que os fãs ficarão ansiosos para conferir as novas aventuras de Newt Scamander e sua maleta com animais fantásticos.

Imagem de capa do item

Aquaman

Ok, eu sei que não devemos julgar um filme da DC antes de seu lançamento, muito menos pelos trailers, já que Esquadrão Suicida nos mostrou que é possível ter um trailer incrível para um filme ruim, porém temos que considerar algumas coisas ao falarmos do possível sucesso de Aquaman.

Depois do fracasso de Liga da Justiça, a Warner com certeza revisou todo o planejamento dos futuros filmes da DC, incluindo Aquaman, o que significa que o cuidado com a produção será extremamente maior do que os filmes anteriores. Além disso, Aquaman, assim como Mulher-Maravilha, não passou por problemas de direção, tendo James Wan no comando, o que significa que ele pode ser um sucesso estrondoso, dado o histórico de Wan.

Imagem de capa do item

Homem-Formiga e a Vespa

Sim, mais um filme da Marvel Studios nesta lista. Porém é inevitável não citarmos Homem-Formiga e a Vespa, já que o filme também se saiu muito bem nas bilheterias e muitos foram assistí-los na esperança de obterem mais informações sobre os acontecimentos pós Vingadores: Guerra Infinita, o que foi uma ótima jogada comercial da Marvel.

Fora a ligação final com Guerra Infinita, o longa sustenta a história por si só e possui um elenco de peso, o que são fatores muito importantes para que ele seja indicado em uma premiação do porte do Oscar.

Imagem de capa do item

Deadpool 2

O primeiro filme do Deadpool foi um sucesso sem precedentes. Considerado o primeiro filme de super-heróis para maiores de dezoito anos, o longa se tornou um dos favoritos entre os fãs de cultura POP e sua sequência não foi diferente.

Em Deadpool 2, vimos uma evolução de tudo o que mais amamos no primeiro filme, além de um claro aumento na escala da produção, o que fez com que a franquia se consolidasse ainda mais no mercado. Se a categoria “Melhor Filme Popular” já fosse válida para a premiação do próximo ano, o Mercenário Tagarela com certeza estaria lá!

Imagem de capa do item

O Retorno de Mary Poppins

Não foi fácil para a Disney conseguir os direitos da franquia *Mary Poppins, mas quando o próprio Walt Disney conseguiu convencer a escritora Pamela Travers de que os direitos de seus personagens estariam em boas mãos, o resultado foi um belíssimo musical que mesclava uma inovadora técnica de mesclagem de animações com atores de verdade.

54 anos se passaram desde o lançamento do primeiro filme da franquia, porém finalmente poderemos ver a babá mágica nos cinemas novamente. Poppins é uma das personagens mais amadas pelos americanos e o longa já figura entre os mais aguardados do ano. Não podemos afirmar com certeza que ele será um sucesso, mas dado o cuidado da Disney com a produção, temos certeza de que algo grandioso está por vir.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'