Capa da Publicação

10 Filmes da Cultura Pop que ganharam o Oscar de Melhor Canção Original!

Por Guilherme Souza

Desde que foi inventado, o cinema nos emociona com filmes incríveis, que nos fazem rir, chorar, nos transportam para outras galáxia e nos fazem acreditar que um homem pode voar.

Todas essas emoções são acompanhadas por melodias marcantes e músicas que ficam imortalizadas em nossas memórias. Algumas das músicas são tão icônicas que acabam sendo prestigiadas com o Oscar, o maior prêmio do cinema Hollywoodiano. Considerando que a próxima premiação do Oscar acontecerá em breve, resolvemos listar algumas músicas de filmes da Cultura Pop que foram premiadas na categoria “Melhor Canção Original”.

O Oscar é uma premiação que acontece desde a década de 30, por esse motivo, consideramos apenas os filmes dos anos 80 em diante.

Flashdance... What a Feeling - Giorgio Moroder, Irene Cara e Keith Forsey

Giorgio Moroder é uma lenda da dance music, com isso, fica mais do que claro o motivo pelo qual ele foi escalado para compor as músicas de Flashdance - Em Ritmo de Embalo, já que a trama do longa gira em torno de uma mulher que sonha em ser uma bailarina profissional.

A canção What a feeling foi um sucesso estrondoso das pistas de dança nos anos 80 e, até hoje, ainda é revivida pelos maiores DJs do mundo em, seja na versão original ou remixes.

Take My Breath Away - Giorgio Moroder e Tom Whitlock

Anos depois de ser premiado por seu trabalho em Flashdance - Em Ritmo de Embalo, Giorgio Moroder voltou a ser prestigiado pela academia de cinema, desta vez, por seu trabalho na trilha sonora de Top Gun - Ases Indomáveis.

Moroder foi responsável por compor a icônica melodia da música Take My Breath Away, que ficou imortalizada como a “canção dos apaixonados” da década de 80.

(I've Had) The Time of My Life - John DeNicola, Donald Markowitz e Franke Previte

No final da década de 80, mais um musical foi premiado pela Academia, desta vez, o aclamado Dirty Dancing. Muitas mulheres sonharam em ser erguidas no ar por Patrick Swayze ao som de (I've Had) The Time of My Life e a música também se tornou um verdadeiro sucesso das pistas de dança.

Até hoje, a música é usada em festas de debutante e de casamento, além de vermos inúmeros vídeos de pessoas tentando imitar a icônica coreografia do longa.

Beauty and the Beast - Alan Menken e Howard Ashman

Nos anos 90, a Disney mostrou que era a Rainha do Oscar de melhores canções originais, faturando nada menos do que cinco estatuetas na categoria ao longo da década.

Dois anos depois de terem levado para casa a estatueta pela canção Under the Sea de A Pequena Sereia, a dupla Alan Menken e Howard Ashman foi prestigiada novamente pela canção Beauty and the Beast de A Bela e a Fera. Infelizmente, Ashman não pode receber o prêmio, pois havia falecido um ano antes.

Can You Feel the Love Tonight - Elton John e Tim Rice

Mais uma vez, a Disney mostra sua força no quesito canções originais e leva para casa o prêmio de melhor canção original para uma de suas animações, desta vez, pela música Can You Feel the Love Tonight de O Rei Leão.

A canção performada por Elton John foi um sucesso das paradas musicais e muitos aguardam ansiosamente pela nova versão de Beyoncé e Childish Gambino que será usada no remake em live-action da animação.

When You Believe - Mariah Carey e Stephen Schwartz

Depois de anos com a Disney faturando os prêmios de Melhor Canção Original para suas animações, surge a Dreamworks e leva para casa o prêmio, graças à canção When You Believe, do filme O Príncipe do Egito.

Embora a versão do filme seja performada por Michelle Pfeiffer e Sally Dworsky, a versão mais conhecida é a performada por Mariah Carey e Whitney Houston, duas lendas da música Soul/R&B.

Lose Yourself - Eminem, Jeff Bass e Luis Resto

Eminem foi uma grande revelação do rap norte-americano nos anos 2000. Com toda a sua popularidade, é óbvio que ele seria convidado a estrelar um filme e assim, nasceu a produção 8 Mile - Rua das Ilusões.

Apesar de ser uma ficção, o longa é uma espécie de autobiografia do cantor e é óbvio que a trilha sonora é seu ponto mais forte. A música Lose Yourself quebrou diversos recordes nas paradas musicais norte-americanas e, além do Oscar, rendeu também ao cantor dois Grammy.

Into the West - Annie Lennox, Howard Shore e Fran Walsh

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei foi o filme mais aclamado da franquia dirigida por Peter Jackson, levando para casa nada menos do que 11 estatuetas do Oscar. Dentre os prêmios, estava o de Melhor Canção Original pela música Into The West.

A música é performada pela cantora escocesa Annie Lennox, que também é vocalista do grupo Eurythmics, da icônica canção Sweet Dreams (Are Made of This).

Skyfall - Adele e Paul Epworth

Em 2011, Adele lançou seu aclamado álbum “21”, algo que fez com que a cantora se tornasse um sucesso desenfreado. Com isso, ela foi convidada para escrever e interpretar a canção tema de 007 Skyfall.

Como esperado, a canção foi extremamente elogiada pela crítica especializada e rendeu um Grammy à cantora, seguido pelo Oscar de Melhor Canção Original.

Let It Go - Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez

Por fim, encerramos nossa lista com mais uma canção Disney, desta vez, a contagiante Let It Go de Frozen.

A canção interpretada por Idina Menzel se tornou um pesadelo para muitos pais, que tiveram de ouvi-la repetidamente por inúmeras vezes, já que a canção era extremamente grudenta e as crianças a amaram. Com todo esse sucesso, o Oscar para a música é mais do que merecido.

Imagem de perfil
Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'