Capa da Publicação

10 filmes baseados em lendas urbanas assustadoras!

Por Gus Fiaux

O cinema de horror, como já dito diversas vezes aqui mesmo, é um dos gêneros mais ricos e poderosos da Sétima Arte. Tudo ao nosso redor traz um grande potencial para abordar e despertar o medo em nós. E as coisas ficam ainda mais tenebrosas quando pensamos nas Lendas Urbanas.

Desde histórias que são contadas de geração para geração até as recentemente populares creepypastas, temos lendas urbanas sobre todos os aspectos de nossa vida cotidiana – e algumas delas renderam produções verdadeiramente aterrorizantes. Aqui, você vai ver 10 filmes que foram baseados em lendas urbanas assustadoras!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Slender Man: Pesadelo Sem Rosto

Em cartaz nos cinemas, Slender Man: Pesadelo Sem Rosto é a adaptação de uma popular lenda urbana que ficou famosa graças às creepypastas - contos de horror publicados em fóruns da internet. E mesmo sendo bem detonado pela crítica, o filme oferece uma nova perspectiva sobre o mito.

Basicamente, a lenda original diz respeito a uma criatura pálida, alta e esguia, que persegue e captura pessoas perdidas na floresta. A lenda ficou tão popular que chegou a inspirar games, histórias em quadrinhos e diversas creepypastas... além de ter sido motivadora para um crime real!

Imagem de capa do item

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado

Temos aqui um filme que poderia passar batido como qualquer outro terror slasher envolvendo adolescentes meio burros. No entanto, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado é uma adaptação de uma popular lenda urbana norte-americana, que se espalhou bastante nos anos 90.

Na história, acompanhamos um casal em uma noite ardente, dentro de um carro. Eles ligam a rádio e ouvem falar sobre um assassino em série correndo solto com um gancho em sua mão. Ao ouvirem um barulho, eles fogem para casa... apenas para encontrar um gancho pendurado na maçaneta da porta.

Imagem de capa do item

Quando um Estranho Chama

Pensemos na seguinte história: uma mãe ou babá deixa seu bebê dormindo no andar de cima, quando recebe uma ligação bizarra, pedindo para que ela vá conferir o berço. Desesperada, a mulher liga para a polícia, pedindo que rastreie a ligação... e logo descobre que veio de sua própria casa!

Essa é uma das lendas urbanas mais famosas de todos os tempos, e ganhou uma bela adaptação para os cinemas em Quando um Estranho Chama, de 2006. O filme é ótimo para quem gosta de um bom suspense e de uma trama envolvendo home invasion (ou invasão domiciliar).

Imagem de capa do item

A Casa do Diabo

Nos anos 80, os Estados Unidos passaram por um grande surto de medo absoluto: o chamado "pânico satânico". Isso aconteceu porque, na época, várias histórias começaram a surgir na mídia a respeito de casos de rituais diabólicos e cultos satanistas em evidência.

Em 2009, o cineasta Ti West encontrou uma forma de "homenagear" esse período, com o incrível A Casa do Diabo. O filme é feito para parecer que foi lançado na década de 80, e aborda justamente a febre satanista norte-americana, com uma atmosfera bem densa e assustadora.

Imagem de capa do item

A Bruxa de Blair

É difícil falar sobre a "lenda urbana" de A Bruxa de Blair quando o próprio filme deu início a uma história bizarra - de que a trama realmente teria acontecido com seu elenco. Claro que tudo não passou de uma fantástica jogada de marketing, mas a história vai ficando cada vez mais densa.

Basicamente, o longa se baseia em um conto folclórico passado de geração para geração, sobre uma mulher que foi expulsa de casa, acusada de bruxaria, e logo passou a sequestrar pessoas que caminhavam pela floresta de Maryland. Não é à toa que o longa fez tanto sucesso em seu lançamento.

Imagem de capa do item

O Mistério de Candyman

Bloody Mary, Loira do Banheiro, Maria Sangrenta... o nome pode variar de lugar para lugar, mas a história é quase sempre a mesma: um fantasma é invocado em um banheiro, e vai atrás de seu conjurador. Vários filmes adaptaram essa lenda, mas esse aqui é um caso especial.

O Mistério de Candyman pega inspirações na lenda urbana, mas com várias distorções, criando algo original. No lugar de Bloody Mary, temos um escravo conhecido como Candyman, que retorna ao ser conjurado para trazer morte, vingança e desolação para quem perturba seu descanso eterno.

Imagem de capa do item

Horror em Amityville

Nada dá mais medo do que assistir a um filme de terror, chegar aos créditos e ler "Baseado em Fatos Reais". Esse é um medo que nos aterroriza há muito tempo, e não há exemplo melhor nesse sentido que Horror em Amytiville, um longa sobre um suposto evento factual.

A história de Amytiville teria acontecido com a Família Lutz, que acabou entrando em contato com um poltergeist muito violento e insano em uma casa em Nova York. Após passarem quase um mês sob o domínio da entidade demoníaca, eles fugiram e viraram astros de um livro e de uma série de filmes.

Imagem de capa do item

Viagem Maldita

Todos nós já vimos filmes ou ouvimos histórias sobre famílias de pessoas degeneradas que moram no deserto ou em cidadezinhas do interior, e que matam viajantes na estrada. Se pararmos para pensar, até mesmo O Massacre da Serra Elétrica se encaixaria nessa categoria.

Contudo, o filme da vez é Viagem Maldita, remake do clássico de Wes Craven, Quadrilha de Sádicos. Basicamente, vemos uma família sendo brutalizada por um grupo de pessoas desfiguradas no deserto, em um festival de sangue, canibalismo e horror.

Imagem de capa do item

Olhos Famintos

Dentre as lendas urbanas de criaturas monstruosas que vagam pela noite, uma bem peculiar diz respeito ao Homem-Mariposa de Point Pleasant. Trata-se de um ser alado que assombrava uma pequena cidadezinha do estado da Virgínia, nos EUA.

O caso serviu de inspiração para que Victor Salva compusesse o universo tenebroso de Olhos Famintos, um "clássico" do cinema de horror trash da atualidade. Basicamente, todo o design da criatura que protagoniza a trilogia é inspirada pelas descrições do Homem-Mariposa.

Imagem de capa do item

Lenda Urbana

Por fim, podemos falar de outra trilogia de filmes que se baseia em contos de terror urbanos... a diferença é que em vez do foco recair sobre uma lenda, é sobre várias. O nome da franquia? Lenda Urbana, é claro. Os três filmes seguem um modelo slasher, usando vários contos famosos.

Extremamente comparada com a franquia Pânico, essa trilogia não caiu muito na graça do público, mas fez um sucesso relativo. Destaque para o terceiro longa, que embora tenha sido lançado direto para DVD, fez um sucesso moderado ao adaptar a lenda de Bloody Mary.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux