10 filmes asiáticos de horror que você precisa assistir

Capa da Publicação

10 filmes asiáticos de horror que você precisa assistir

Por Gus Fiaux

O horror da Ásia é considerado um dos melhores do mundo, por trazer elementos poderosos de críticas sociais aliados a fantasmas, assombrações e monstros realmente pavorosos. Os filmes são tão bons que Hollywood já produziu diversos remakes de alguns clássicos do cinema oriental.

Porém, se você está cansado dos típicos jump scares norte-americanos, separamos aqui 10 filmes asiáticos de horror que você precisa assistir, com uma seleção que engloba vários países, como a Coréia do Sul, o Japão e a Tailândia!

Créditos: Divulgação
Imagem de capa do item

Contos da Lua Vaga depois da Chuva (Ugetsu, 1953)

Começando pelos clássicos, não podemos nos esquecer que o Japão tem um longo histórico de produções clássicas - sendo uma das maiores potências cinematográficas do mundo. Desde sempre, o país aproveitou seu folclore para contar histórias de horror, como é o caso de Ugetsu.

Traduzido no Brasil como Contos da Lua Vaga depois da Chuva, o filme é uma clássica história de fantasmas que, ao mesmo tempo, fala sobre o perigo da ganância e da avareza. É um filme brilhante e fantasmagórico, dirigido por Kenji Mizoguchi, diretor de vários clássicos japoneses.

Imagem de capa do item

Kwaidan: As Quatro Faces do Medo (Kwaidan, 1964)

Outro clássico do Japão que merece sua atenção é As Quatro Faces do Medo, um longa antológico de 1964, dirigido por Masaki Kobayashi. O filme divide suas mais de três horas em quatro segmentos, cada uma contando uma história de fantasmas diferente.

O longa é um grande clássico do cinema oriental, por trazer todo o folclore japonês de uma forma muito bonita e, ao mesmo tempo, assustadora. Alguns dos segmentos do filme inclusive influenciaram longas que você verá a seguir, como Ju-On: O Grito e Ringu: O Chamado.

Imagem de capa do item

Audição (Ôdishon, 1999)

Nos anos 90, o Japão percebeu o potencial do J-Horror, com diversos filmes que se utilizavam do fantástico e do grotesco para criar histórias atemporais. Um clássico é Audição, longa de 1999 realizado por Takashi Miike, um dos maiores diretores de horror no mundo.

O filme segue a história de um homem que, após se tornar viúva, abre uma "audição" para encontrar sua próxima esposa. Porém, o que ele não espera é uma jornada sanguinária, que acaba em tragédia. Audição é um perfeito exemplo do subgênero do torture porn.

Imagem de capa do item

Ringu: O Chamado (Ringu, 1998)

Duas franquias japonesas alcançaram uma grande popularidade no mundo todo no começo dos anos 2000, e chegaram a ganhar remakes produzidos nos Estados Unidos. A primeira delas é Ringu: O Chamado, que por sua vez foi baseada em uma lenda urbana.

A história gira em torno de uma fita amaldiçoada que "liberta" o espírito de Sadako Yamamura, o fantasma de uma menina que tinha grandes dons especiais e morreu de uma forma violenta. No remake norte-americano, a personagem mudou de nome para Samara Morgan.

Imagem de capa do item

Ju-On: O Grito (Ju-on, 2002)

A outra franquia que se estabeleceu bem nos Estados Unidos foi O Grito, que também é uma história de fantasmas - dessa vez, centrada em uma maldição que começa quando uma família é assassinada de forma brutal em sua casa, criando um local impuro e vingativo.

A série de filmes Ju-on ganhou dezenas de lançamentos, entre curtas-metragens, longas e até mesmo um crossover com Ringu. A versão norte-americana nem se compara com o filme original, que é contado de forma não-linear e segue as vítimas de Kayako Saeki.

Imagem de capa do item

Medo (Janghwa, Hongryeon, 2003)

No começo do século a Coréia do Sul se provou uma potência cinematográfica, com lançamentos aclamados que fizeram barulho no mundo inteiro. Um exemplo é o horror sobrenatural Medo, que ganhou o remake americano O Mistério das Duas Irmãs, em 2009.

O filme original traz a história de Su-mi, uma garota que sai de um hospital psiquiátrico e volta a morar com sua irmã e seu pai. Porém, as coisas começam a ficar estranhas quando ela começa a ver o fantasma de sua mãe. Até hoje, é tido como um dos melhores filmes de fantasma já feitos.

Imagem de capa do item

Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado (Shutter, 2004)

E não foram apenas o Japão e a Coréia que mergulharam de vez no horror. A Tailândia também produziu um ótimo exemplar do gênero com Espíritos: A Morte Está ao Seu Lado, filme de 2004 que também ganhou um remake nos Estados Unidos em 2008.

O filme por sua vez trata de um fantasma bem diferente dos convencionais, já que ele reside nas fotografias tiradas por um casal que vivencia uma tragédia. Espíritos tem várias cenas muito marcantes, e é um terror capaz de gelar a espinha de qualquer um.

Imagem de capa do item

O Hospedeiro (Gwoemul, 2006)

Bong Joon-ho está famosíssimo no mundo todo após ter ganhado o título de Melhor Diretor por Parasita, no Oscar de 2020. O cineasta sul-coreano tem uma carreira extensa, mas só agora o mundo todo está dando a ele o devido reconhecimento.

Em 2006, ele lançou o horror O Hospedeiro, considerado um de seus melhores filmes. Diferente dos outros da lista, o longa não traz fantasmas e assombrações, mas sim uma criatura monstruosa e violenta que surge das profundezas para causar caos e devastação.

Imagem de capa do item

O Lamento (Gok-seong, 2016)

Se você gosta de filmes de horror mais "lentos" e angustiantes, O Lamento é uma ótima pedida. Um longa sul-coreano, o filme conta a história dos habitantes de um pequeno vilarejo, que começam a sofrer por conta de uma estranha doença.

A partir daí, todos voltam os olhos para um forasteiro japonês que havia chegado há pouco tempo. O filme traz elementos sobrenaturais, muito horror psicológico e um dos finais mais aterrorizantes já vistos no cinema. É um excelente filme de Na Hong-jin, um diretor espetacular.

Imagem de capa do item

Invasão Zumbi (Busanhaeng, 2016)

Outra excelente produção sul-coreana, Invasão Zumbi é exatamente o que o título sugere. Uma grande horda de zumbis começa a atacar a Coréia do Sul, deixando uma pilha de mortos e sangue por onde passam. Porém, o diferencial aqui é a forma como a história é contada.

O filme se passa quase em um trem para Busan, uma das cidades mais populosas da Coréia do Sul. Os sobreviventes precisam se unir para deter os mortos, enquanto tentam salvar seus amigos e familiares. O filme foi um sucesso de bilheteria, e Invasão Zumbi 2 já está confirmado.