10 fatos que transformaram a Marvel em referência cinematográfica!

Capa da Publicação

10 fatos que transformaram a Marvel em referência cinematográfica!

Por Fernando Maidana

Aqui estão alguns dos pontos que ajudam a reforçar a hegemonia da Casa das Ideias nas telonas.

Imagem de capa do item

Planejamento!

Logicamente, essa não é um característica única da Marvel Studios, já que a maioria dos estúdios planeja os filmes que serão lançados nos próximos anos.

No entanto, a Casa das Ideias faz isso relacionando todas as suas propriedades em um universo interligado, tornando as coisas muito mais complexas, mas, em contrapartida, muito mais coesas.

As consequências de filmes que ainda nem foram lançados, terão impacto em outras produções que também não chegaram às telonas, mas tudo já foi planejado para que o desfecho aconteça da melhor maneira possível.

E não apenas filmes, já que o Universo Cinematográfico Marvel também inclui as suas séries, que passam por um planejamento tão minucioso quanto o dos cinemas.

Imagem de capa do item

Grandes Atores!

Sim, ainda existe gente que gosta de criticar os atores de um estúdio simplesmente por integrarem o universo cinematográfico da editora concorrente.

Mas é inegável que a Marvel conseguiu reunir um time de peso para representá-la nas telonas.

São dez ganhadores do Oscar: Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, William Hurt, Anthony Hopkins, Natalie Portman, Tommy Lee Jones, Robert Redford, Ben Kingsley, Benicio del Toro e Michael Douglas.

Isso sem contar os que já foram nomeados à premiação: Robert Downey Jr, Benedict Cumberbatch, Terrence Howard, Edward Norton, Samuel L Jackson, Mickey Rourke, Don Cheadle, Tim Roth, Stanley Tucci, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Josh Brolin, Djimon Honsou, Glenn Close e Bradley Cooper.

Vale lembrar que a Marvel também conseguiu revelar grandes nomes do cinema como Chris Pratt e Chris Hemsworth, além de ajudar a alavancar ainda mais a carreira de Chris Evans.

Imagem de capa do item

Marvel!

Não pensem que estamos puxando a sardinha para o lado da Casa das Ideias, mas é inegável que o logo vermelho no começo do filme já deixa o público em geral ansioso pelo que está por vir.

Muita gente nem mesmo entende por que os X-Men nunca apareceram nos filmes dos Vingadores, ou por que o Homem-Aranha demorou tanto tempo para se unir aos outros heróis. Mas ficam ansiosos a cada lançamento relacionado à Marvel.

O simples fato de carregar o símbolo da Marvel já é um peso e tanto para o filme, e sinônimo de grandes bilheterias.

Imagem de capa do item

Bilheteria!

Por falar em arrecadação... Até hoje a Marvel não sabe o que é sair no prejuízo.

O mais perto que o estúdio chegou disso foi com O Incrível Hulk, em 2009, filme que teve um orçamento de 150 milhões de dólares e arrecadou pouco mais de 260 milhões.

Esse é o único ponto fora da curva. O Estúdio conseguiu emplacar grandes bilheterias até mesmo com equipes desconhecidas, como foi o caso dos Guardiões da Galáxia.

Imagem de capa do item

Os Vingadores!

Gostando ou não é inegável que Os Vingadores representam um marco na história dos filmes de super-heróis.

E isso ajudou a impulsionar o próprio Universo Cinematográfico Marvel.

Antes dos Heróis Mais Poderosos da Terra se reunirem nas telonas, os filmes solos da Casa das Ideias tinham uma média de lucro de cerca de 450 milhões de dólares.

Isso está longe de ser ruim, mas se tomarmos O Espetacular Homem-Aranha 2 como exemplo, o último filme solo de Peter Parker arrecadou 700 milhões em bilheteria e foi considerado um fracasso pela própria Sony.

Mas o jogo virou com o lançamento de Os Vingadores. O filme lucrou mais de 1 bilhão e meio de dólares e ajudou a alavancar todas as produções subsequentes da Marvel.

Imagem de capa do item

Média de lucro!

Como mencionamos anteriormente, a média de lucro do Universo Cinematográfico Marvel antes de Os Vingadores estava próxima dos 450 milhões de dólares por filme.

Depois do mega-evento, a média de lucro subiu para 780 milhões de dólares por produção, com quatro filmes arrecadando mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria.

Até mesmo Homem de Ferro 3, extremamente criticado pelo público, conseguiu lucrar 1,2 bilhões!

Imagem de capa do item

Diretores!

Além de nomes de peso nas telonas, a Marvel conseguiu formar um time extremamente competente por trás das câmeras.

Jon Favreau revolucionou o Homem de Ferro. Joss Whedon nos brindou com um dos maiores épicos do gênero e James Gunn conseguiu fazer milagre com um grupo extremamente desconhecido.

Agora, a Casa das Ideias ainda integrou os Irmãos Russo ao seu arsenal. Joe e Anthony iniciaram uma verdadeira transformação no Universo Cinematográfico Marvel, o que nos deixa ainda mais ansiosos para Guerra Infinita e a convergência de todas as propriedades do estúdio.

Imagem de capa do item

Marketing e estreias!

A equipe de marketing da Fox vem dando uma verdadeira aula com a publicidade relacionada a Deadpool, mas a Marvel também não fica atrás.

No lançamento de Homem-Formiga, a Casa das Ideias espalhou mini-outdoors pelas ruas dos Estados Unidos.

Além disso, seus trailers e comerciais durante grandes eventos acabam ajudando a elevar a hype dos filmes.

Não é à toa que a Marvel tem quatro representantes na lista das Maiores Bilheterias de Estreia de todos os tempos.

Imagem de capa do item

Universo Compartilhado!

Um dos grandes diferenciais da Marvel foi construir um universo compartilhado entre seus filmes.

Antes disso, filmes de super-heróis eram produzidos sem se pensar na repercussão que um deles teria sobre o outro.

A Marvel mudou isso ao criar um universo que abraça todas as suas produções, e isso inclui os filmes e as séries.

O formato fez tanto sucesso que outros estúdios começaram a criar seus próprios universos.

Isso inclui a Fox com seus X-Men e Deadpool, a Sony, que planejava criar spin-offs do Homem-Aranha antes do acordo com a Marvel, e até mesmo a DC Comics e seu Universo Estendido.

Imagem de capa do item

Kevin Feige!

Se há alguém que merece os créditos pelo que o Universo Cinematográfico Marvel é hoje, esse alguém é Kevin Feige.

Antes dele, Ike Perlmutter era a peça central da Marvel Entertainment e o diretor executivo sempre foi criticado por seu pensamento retrógrado e sua visão machista sobre filmes de super-heróis.

Quando conseguiu ter mais liberdade dentro da Marvel, Kevin Feige tratou de colocar suas ideias em prática e ao lado de todos os outros pontos que citamos nessa lista, conseguiu consolidar o Universo Cinematográfico Marvel como a franquia mais lucrativa de Hollywood.