10 fatos e curiosidades sobre o Raiden de Mortal Kombat!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Raiden de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Sim, depois de tantos personagens finalmente chegamos em Raiden, o Deus do Trovão que sempre foi o principal protetor da Terra, inclusive unindo o grupo dos heróis para os torneios de Mortal Kombat.

Deus, herói, criatura corrompida e sombria… O personagem já passou por várias mudanças ao longo de sua jornada e agora, nessa nova linha do tempo, pode ser que ele seja ainda mais perigoso no próximo jogo. Sem mais delongas, confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Raiden de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Raiden é um dos personagens que mais aparecem em toda a franquia Mortal Kombat, fazendo a sua estreia logo no primeiro jogo e sendo o principal responsável por organizar o time de heróis contra as forças do mal.

Desde então, ele apareceu como jogável em MK II, MK Trilogy, Mythologies: Sub-Zero, MK 4, MK Gold, MK Advance, MK: Deadly Aliance, MK: Tournament Edition, MK: Deception, MK: Shaolin Monks, MK: Armageddon, MK: Unchained, MK vs DC Universe, MK 9 e MK X.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Sendo o Deus do Trovão, Raiden tem uma série de poderes relacionados com eletricidade. Ele é capaz de disparar rajadas de energia, voar, se teletransportar, eletrocutar pessoas e até mesmo curar pessoas.

Mesmo que não costume assumir a frente dos confrontos, sempre deixando outras pessoas lutar por ele, Raiden foi poderoso o bastante para lutar contra Quan Chi e Shang Tsung ao mesmo tempo - e vencer. Caso descumpra alguma norma dos Deuses Antigos, no entanto, seu poder pode ser revogado.

Imagem de capa do item

O que diabos ele diz?

Por muitos anos, houve um grande mistério cercando Raiden que os fãs da franquia lutaram para descobrir: O que diabos ele fala quando se teleporta? Muita gente achava que era uma frase em japonês, enquanto outras pessoas juravam que eram frases toscas em inglês como “Devolve meu dinheiro” ou “Sua mãe é de L.A.”.

Acontece que, segundo o próprio estúdio que produziu o jogo, não existe exatamente uma frase falada por ele, apenas barulhos sem sentido.

Imagem de capa do item

Protetor da Terra

Desde o início do Reino da Terra, Raiden foi estabelecido como seu protetor. Foi ele o responsável por enfrentar o Deus maléfico Shinnok, que desejava ser mais poderoso do que qualquer outra divindade, iniciando uma guerra que ameaçava dizimar todos os reinos.

Com a ajuda dos Deuses Anciões, Raiden conseguiu derrotar o vilão, banindo-o para Netherrealm enquanto protegia seu amuleto sagrado (e principal fonte de poder) em um templo sagrado. Eras após isso, Raiden foi o mentor de Kung Lao - não o do jogo -, um dos primeiros aliados do Deus, sendo o responsável por vencer Shang Tsung em um Mortal Kombat.

Imagem de capa do item

Motivos para continuar

Depois de vencer o torneio, Kung Lao aproveitou o seu tempo entre combates para treinar novos guerreiros, fundando uma sociedade secreta com o objetivo de treinar pessoas de grande poder.

Cinquenta anos depois da sua primeira vitória - e de muitas outras vitórias do “time do bem” -, Kung Lao acabou sendo morto por Goro, o que fez com que Raiden iniciasse a busca por novos heróis (o que é sua trama no primeiro Mortal Kombat) para impedir o avanço de Shao Khan e Shang Tsung.

Imagem de capa do item

Torneios Mortais

Depois da vitória dos heróis da Terra nos primeiros torneios, Raiden ficou atento para qualquer problema causado por Shao Kahn, sabendo que o vilão não ficaria parado aceitando a vitória dos heróis da Terra. Quando Shao Kahn invadiu a Terra, fundindo seu reino com o Earthrealm, Raiden se transforma em humano para poder existir entre os reinos. Sabendo que os Deuses viraram as costas para ele, Raiden parte para enfrentar Kahn com seus heróis, tendo sucesso em sua empreitada.

Pouco tempo depois, no entanto, Shinnok se torna uma nova ameaça e por conseguir derrotar o Deus maligno junto dos heróis da Terra, Raiden ascende ao posto de Deus Ancião, deixando Fujin, o Deus dos Ventos como protetor da Terra.

Imagem de capa do item

Alma Corrompida

Quando Shang Tsung e Quan Chi foram a Aliança Mortal, Raiden tentou intervir contra os feiticeiros contando, mais uma vez com a ajuda dos seus campeões. Todos eles fracassam e a Aliança consegue trazer Onaga de volta à vida. Sem outra escolha, o Deus do Trovão se levanta contra os Deuses Anciões, agindo diretamente no confronto, libertando sua essência Divina em um golpe poderoso que dizimou os dois vilões e ele mesmo, mas Onaga continuava invencível.

Algum tempo depois Raiden retorna ao reino da Terra, mas é visível que ele não é mais o mesmo, sendo uma versão mais corrompida de si mesmo. Extremamente perigoso, Raiden quer proteger a Terra de qualquer ameaça, mesmo que isso significa ter que agir de forma brutal (e matar inocentes) para conseguir.

Imagem de capa do item

MK 9

Raiden é o principal catalisador dos eventos de MK 9, uma vez que é ele quem guia os heróis - ainda que errando diversas vezes - para impedir que os eventos da outra linha do tempo (que terminou com Shao Kahn conseguindo poderes divinos) se repitam.

É nos ombros dele que jaz o peso das mortes dos heróis da Terra, já que toda sua leitura de suas visões estava errada. Quando ele percebe que Shao Kahn precisa invadir a Terra para que os Deuses intervenham, já é tarde demais e boa parte dos seus aliados está morta.

Imagem de capa do item

MK X

Mortal Kombat X adapta os eventos de MK 4, trazendo Shinnok mais uma vez como a ameaça principal. Mais uma vez, Raiden é um dos principais personagens dessa história, já que foi ele - junto de seus aliados - que consegue prender o Deus Ancestral da primeira vez.

Quando Quan Chi consegue fazer com que Shinnok retorna, Raiden utiliza todo seu poder para parar com a corrupção causada pelo Deus, o que faz com que ele acabe se corrompendo e se tornando uma versão mais sombria de si mesmo. No fim do jogo, Raiden aparece para Kitana e Liu Kang, os novos imperadores de Netherrealm e deixa claro que ele não tolerará qualquer ameaça contra a Terra.

Imagem de capa do item

Filmes

Raiden aparece - e teve um bom papel importante - nos dois filmes da franquia. Em Mortal Kombat: O Filme o personagem foi interpretado por Christopher Lambert enquanto que em Mortal Kombat: Aniquilação, o ator James Remar que deu vida ao campeão.

Nos filmes, ele era colocado como um Deus menor, sendo incapaz de intervir diretamente no curso dos torneios. A principal crítica dos fãs, no entanto, é que o segundo filme o coloca como irmão de Shao Kahn, sendo filho do Deus Caído Shinnok.