Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Patriota de Ferro!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Símbolo

Subindo ao poder logo após a Invasão Secreta, Norman Osborn mandou forjar sua própria armadura... porém ela possui uma complicada simbologia: as cores da bandeira dos Estados Unidos, que fazem uma alusão direta ao Capitão América e a armadura em si, que é associada ao Homem de Ferro, que anteriormente era a face da nação para a lei do Registro.

Imagem de capa do item

Cabala

Antes de todas as grandes mudanças no governo e na sociedade, Norman Osborn fez questão de reunir um grupo de vilões e heróis moralmente ambíguos para mudar os parâmetros no submundo vilanesco.

Eram eles Loki, Doutor Destino, Emma Frost, Namor, o Capuz e, posteriormente, o Treinador. Ali estava formada a Cabala.

Imagem de capa do item

Própria agência mundial

Assim que se finalizou a Invasão Secreta, Norman Osborn tomou controle de toda a SHIELD e a transformou no MARTELO, uma organização que tinha os mesmos deveres de sua anterior, mas que levava as coisas para um lado extremo...

Imagem de capa do item

O Duende X O Patriota

Mesmo tendo adotado um novo codinome e uma nova persona "heroica", a personalidade psicótica do Duende Verde nunca abandonou Norman Osborn.

Muitas vezes ele se viu tendo alucinações envolvendo o Duende, e desesperadamente lutou para se livrar desse passado, inclusive reunindo uma equipe de Thunderbolts para desvincular-lhe publicamente dessa imagem.

Imagem de capa do item

Vingadores Sombrios

Depois de dominar o cenário político mundial, Norman precisou alterar a visão do mundo sobre os seres humanos, e para isso reuniu uma série de anti-heróis e vilões para que se tornassem seus novos Vingadores Sombrios, tendo inclusive alguns, como o Escorpião e o Mercenário, assumindo o papel de heróis já existentes, como (respectivamente) o Homem-Aranha e o Gavião Arqueiro.

Imagem de capa do item

Filho americano

Norman chegou perto de transformar seu filho, Harry Osborn, em um mártir propagandista conhecido como Filho Americano, que assim como ele, iria possuir roupas e poderes inspirados no Homem de Ferro e no Capitão América.

Entretanto, devido a um forte conflito familiar interno, os dois acabaram discutindo, com Norman quase sendo morto pelo próprio filho, que acabou simplesmente o abandonando e deixando-o de considerar seu pai.

Imagem de capa do item

Traído!

Logo antes de Ciclope e seus X-Men formarem a ilha de Utopia, Osborn declarou uma guerra pessoal contra o líder mutante, e tudo relacionado a um problema com um território cheio de mutantes ameaçados.

Ao tentar impedir o mutantes e seus planos, Norman descobriu que havia sido traído por Emma Frost e Namor, que estavam ao lado de Ciclope, o ajudando a evacuar os mutantes para o lugar que seria conhecido posteriormente como Utopia.

Imagem de capa do item

O Cerco

A queda de Osborn se deu durante o Cerco. Considerando a presença asgardiana na Terra um problema, Norman forjou um acidente envolvendo a morte de milhares de pessoas, e incriminou Volstagg.

Isso fez com que o governo desse passe livre para que ele invadisse o território asgardiano. Levando seus Vingadores Sombrios e outras equipes, como a Iniciativa, Norman provocou um grande estrago, até que Loki, em um último momento de lucidez, traiu os vilões e passou o poder mágico das Pedras Norne para os heróis.

Ali, Norman seria derrotado e preso... mas não por muito tempo.

Imagem de capa do item

Ex-Máquina

O Patriota de Ferro nos quadrinhos poder ter sido primariamente Norman Osborn, ao contrário de sua contraparte cinematográfica.

Isso não impediu que, futuramente, James Rhodes passasse a usar a armadura vermelha, azul e branca. Atualmente, ele é o Patriota de Ferro, tendo feito parte até dos Vingadores Secretos.

Imagem de capa do item

Piloto de Drones

Apesar do uniforme de Norman, Rhodey trouxe uma série de novidades para o personagem, sendo a principal delas um exército de drones.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux