Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Kabal de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Herói, vilão, criminoso e desfigurado, Kabal é tudo isso e mais um pouco. Ainda que não tenha um papel essencial na trama de nenhum dos jogos, ele conseguiu conquistar uma legião de fãs, especialmente por causa dos seus combos apelões.

Confira, agora, nossa lista com 10 fatos e curiosidades sobre o Kabal de Mortal Kombat! 

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

A primeira aparição de Kabal na franquia aconteceu em Mortal Kombat 3, chegando como um personagem misterioso que tinha conseguido sobreviver a um ataque de Shao Kahn e que supostamente lutava pelas forças do bem.

Desde então, ele apareceu em Mortal Kombat Trilogy, Mortal Kombat Advance, Mortal Kombat: Deception, Mortal Kombat: Shaolin Monks, Mortal Kombat: Unchained, Mortal Kombat: Armageddon, Mortal Kombat 9 e apenas na história de Mortal Kombat X.

Imagem de capa do item

Criação e Desenvolvimento

Kabal originalmente seria nomeado Sandman, tendo mãos de moto-serra ao invés das suas armas clássicas. Ainda que o conceito tenha sido descartado, rumores apontavam que a empresa responsável pela franquia ainda tinha tentando criar um novo personagem nesse mesmo estilo, mas abandonou esses planos.

A equipe criativa de Mortal Kombat Deception, disse que o visual dele usando um sobretudo e uma mochila, era a ideia original para o visual do Kabal, mas que não conseguiam utilizar isso nos gráficos 2D dos primeiros jogos. Uma vez que Deception era todo em 3D, aproveitaram a chance para reconstruir o visual dele do zero, trazendo o que finalmente queriam.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Ainda que seja um “humano comum”, Kabal é um assassino bastante habilidoso, conseguindo bater de frente com grandes inimigos da franquia. Sua principal característica especial é sua super velocidade, que supostamente resultou de sua exposição a altas doses de magia em Outworld.

Seu rosto, que normalmente é encoberto pela máscara, é dito como algo tão medonho que pode ser usado para amedrontar seus oponentes - até mesmo as criaturas mais nefastas do jogo.

Imagem de capa do item

Desfigurado, porém vivo

Kabal era um membro da organização criminosa da Black Dragon, até que um dia Shao Kahn atacou o grupo, tentando roubar almas durante sua invasão ao Earthrealm. Felizmente, Kabal escapou desse destino terrível e foi escolhido para lutar contra o imperador.

Quando Shao Kahn descobriu que o guerreiro estava na linha de frente dos heróis de Raiden, mandou um grupo de extermínio para matá-lo, uma vez que Kabal era conhecido por ser um combatente poderoso. Ele consegue escapar, mas fica mutilado de uma forma irreparável, tendo que usar um respirador para se manter vivo.

Imagem de capa do item

Promessas Quebradas

Ser atacado pelo grupo de Shao Kahn modificou profundamente Kabal. Ele abandonou sua vida de crime na Black Dragon, prometendo ser um lutador do bem.

Isso, no entanto não parece durar, já que entre Mortal Kombat: Trilogy e Mortal Kombat: Deadly Alliance, ele é severamente ferido por Mavado, um dos líderes da Red Dragon, que tentava destruir a Black Dragon que, por sua vez, voltou a ser comandada por Kabal. Como prova de que havia vencido o combate, Mavado rouba as espadas-gancho dele.

Imagem de capa do item

Vingança!

Em Mortal Kombat: Deception descobrimos que, depois do ataque de Mavado, Kabal ficou à beira da morte. Foi Havik que restaurou sua energia e salvou sua vida, dizendo que ele deveria trazer a Black Dragon de volta à sua glória, transformando-a em uma força da anarquia e decadência.

Kabal nem ao menos titubeou, e imediatamente seguiu a orientação de Havik. Ele voltou para Earthrealm, confrontando Mavado para buscar a vingança e recuperar suas espadas. Em sua jornada, ele aproveitou para recrutar os assassinos Kira e Kobra para sua organização criminosa.

Imagem de capa do item

Arauto do Caos

Na história, Kabal treina Kira e Kobra para preencher o vazio deixado pelos antigos companheiros da Black Dragon. Seguindo as orientações de Havik, ele fez com que os novos integrantes do clã testassem suas habilidades contra os inimigos de Onaga, mesmo que eles fossem seus antigos aliados de Earthrealm.

Nos finais não canônicos da história, Kabal faz com que Kira e Kobra lutem entre si até a morte, ou ele espera os heróis vencerem Onaga e mata os sobreviventes, traindo Havik e roubando o poder do Rei Dragão para si mesmo.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat: Armageddon

Em Mortal Kombat: Armageddon, Kabal confronta Taven depois que ele derrota Kobra e outros capangas da Black Dragon. O vilão oferece uma cadeira na organização criminosa para Taven, mas ele se recusa e luta contra Kabal. No vídeo de abertura do jogo, podemos ver que ele luta pelas Forças das Trevas.

Enquanto a maioria dos finais não canônico de Armageddon, Kabal não se torna uma divindade ou uma figura super-poderosa ao receber os poderes de Blaze. Ele, no entanto, tem suas espadas transformadas em lâminas de vingança e confronta Mavado - que diante da derrota iminente acaba se suicidando. No topo da pirâmide, Kabal mostra a cabeça decepada do seu inimigo, mostrando a superioridade do Black Dragon.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat 9

Em MK 9, a história de Kabal é totalmente modificada. Ainda é dito que ele é um ex-agente da Black Dragon, mas agora trabalha para a polícia de Nova York. Durante a invasão de Shao Kahn, ele luta e derrota Reptile e Mileena, mas acaba sendo queimado vivo por Kintaro.

Ele é salvo por Kano, o líder da organização criminosa. Kabal fica totalmente horrorizado em como ele ficou e culpa Kano por isso. Dessa vez, ele realmente se torna um agente das Forças do Bem, se unindo aos outros guerreiros da Terra para lutar contra Shao Kahn e seus lacaios. No fim, ele é morto por Sindel, que destrói seus respiradores com seus saltos altos.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat X

Kabal é ressuscitado por Quan Chi e se torna um dos seus espectros. Ele aparece lutando contra os heróis da Terra e Raiden quando o feiticeiro tenta trazer Shinnok de volta ao mundo.

Ao longo do jogo ele volta a aparecer para confrontar os heróis, mas não possui nenhuma fala ou algum papel minimamente importante na história, sendo apenas um figurante que luta pelos ao lado dos vilões.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"