Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Ermac de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Ermac é um dos personagens mais queridos de Mortal Kombat e, muito provavelmente, um dos que mais personagens que mais evoluiu desde a sua primeira aparição no jogo. Sua identidade foi trabalhada e aprimorada, fazendo com que ele deixasse de ser um simples ninja vermelho, para se tornar a perigosa criatura feita de almas.

Herói e vilão, Ermac não parece ligar muito para o caos que o cerca, seguindo o que ele acredita que é melhor para aquele momento. Confira agora 10 fatos e curiosidades sobre o Ermac de Mortal Kombat!

 

Imagem de capa do item

Primeira Aparição? Um erro!

Diferente de muitos personagens da franquia, Ermac surgiu através de um erro ainda nas primeiras versões de arcade de Mortal Kombat. Em alguns momentos Scorpion acabava aparecendo com um uniforme vermelho, com o termo “ERMACS” aparecendo nos menus.

Muita gente acreditou que se tratava de um personagem secreto, tal qual o Reptile, mas na verdade era apenas um erro na cor do personagem. Ermac, segundo o próprio Ed Boon - o criador do jogo - significa literalmente “Erro de Macro”. Toda a euforia dos fãs, no entanto fez com que o personagem acabasse sendo introduzido na franquia.

Imagem de capa do item

Estreia Oficial

Ermac então foi adicionado como um personagem secreto - dessa vez de verdade - em MK3, mas só apareceu como um personagem jogável em Ultimate Mortal Kombat 3.

Desde então ele já apareceu em Mortal Kombat Advance, Mortal Kombat: Deception, Mortal Kombat: Unchained, Mortal Kombat: Shaolin Monks, Mortal Kombat: Armageddon, Mortal Kombat 9, Mortal Kombat X.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Sendo a junção de várias almas de guerreiros, Ermac é um combatente bastante mágico, sendo capaz de usar uma grande gama de poderes para acabar com seus inimigos, seus golpes mais conhecidos são os que utilizam telecinese.

Além disso, ele consegue manipular a própria energia das almas que possui, podendo transformar isso em rajadas contra seus inimigos, se teleportar e viajar entre mundos. Ermac também é imune a telepatia e também é um lutador marcial extremamente habilidoso, provavelmente como consequência de ter as almas de centenas de guerreiros que conheciam estilos de lutas diferentes.

Imagem de capa do item

O Ninja Vermelho

Como dito anteriormente, Ermac não é uma pessoa, mas sim o conjunto de diversas almas de combatentes caídos, sendo criado por Shao Kahn e controlado pelo imperador para ser uma arma viva. Sua biografia vai pouco além disso, e ele realmente não chega a ter nenhum impacto na história em MK 3.

Contudo, descobrimos então que depois da queda de Shao Kahn, Ermac continuou sendo controlado pelo imperador, incapaz de fazer suas próprias escolhas. Isso muda quando ele encontra Kenshi, em Mortal Kombat: Deadly Alliance que o liberta do controle do vilão.

Imagem de capa do item

Senhor da própria história

Extremamente grato, Ermac passa a ser um guerreiro do bem, usando sua liberdade para ajudar os heróis da Terra. Assim ele acaba encontrando a alma de Liu Kang, morta pela aliança de vilões, e ajuda o herói caído a libertar seus companheiros do controle imposto por Onaga.

Em Mortal Kombat: Deception o personagem ganha um novo visual. Encontramos Ermac vagando por Netherrealm, ainda como uma força do bem, indo até ali para matar um perigoso demônio. Infelizmente ele acaba ficando incapacitado pelo reino, que afeta diretamente as almas do seu corpo, deixando-o sem poder. Por sorte Shujinko o encontra e decide ajudá-lo, entregando um amuleto que o protege e restaura sua força.

Imagem de capa do item

Armageddon

Em Mortal Kombat Armageddon Ermac luta pelas forças do bem, aparecendo no vídeo inicial do jogo enfrentando Rain e o vencendo. Pouco tempo depois, vemos o ninja atacando outros inimigos, apenas para descobrir que era Shang Tsung se passando por ele - e possivelmente sendo o assassino de Ermac.

No seu final não canônico da torre, é dito que a energia de Blaze dividiu as almas de Ermac, transformando-as nos muitos guerreiros que compunham seu ser. Os Ermacs agem de acordo com uma consciência coletiva, se tornando um verdadeiro exército implacável.

Imagem de capa do item

MK9

Em Mortal Kombat 9 temos o reboot da franquia mas a origem do personagem continua a mesma. Infelizmente isso significa que Ermac volta a ser um dos guerreiros comandados por Shao Kahn, sem consciência ou controle. Ainda que seja extremamente poderoso, ele é derrotado tanto por Liu Kang e Sub-Zero quanto por Stryker.

É Ermac quem arranca os dois braços de Jax, depois que o agente especial o ataca. Assim, o papel do ninja em todo o jogo é ou ser saco de pancada dos heróis, ou auxiliar Shao Kahn nos seus planos de invasão da terra.

Imagem de capa do item

O Rei de Edenia

No seu final não canônico da torre de MK9, Ermac consegue sua liberdade depois da morte de Kahn. Isso significa, no entanto, que as almas que estavam aprisionadas dentro dele também estão livres do poder do Imperador, assim sendo, todas elas iniciam uma disputa anarquica para ver quem iria dominar aquele corpo.

Apenas uma alma consegue ter poder suficiente para isso, Jerrod, o rei de Edenia, marido de Sindel e pai de Kitana. Ainda que Ermac não seja o Jerrod que elas conheciam, Ermac se torna um grande guardião de Edenia, protegendo o reino, seu povo e, é claro, a sua rainha.

Imagem de capa do item

MKX

Em MKX descobrimos que depois da morte de Kahn, Ermac passou a servir Mileena, acreditando que ela fosse filha verdadeira do Imperador. Quando descobre a verdade, Ermac trai Mileena e jura lealdade a Kotal Kahn.

Ao longo do jogo, Ermac enfrenta os heróis da Terra, acreditando que eles estão aliados à D’Vorah e estavam envolvidos no roubo do amuleto de Shinnok. A última vez que ele é visto é durante um confronto com Jacqui Brigg, filha de Jax, que vinga seu pai em um combate, nocauteando o ninja.

Imagem de capa do item

Filme

Ermac aparece no filme Mortal Kombat: Aniquilação, sendo interpretado por John Medlen, mas origem não é muito explorada. Aqui ele é apresentado apenas como um dos generais de Shao Kahn, sendo inteligente e ganancioso.

No confronto final do filme ele luta contra Sonya. Noob Saibot sai do seu corpo e o auxilia, mas Jax aparece para intervir. Ermac morre ao ter o pescoço quebrado por Sonya.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"