10 fatos e curiosidades sobre o Comediante!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Comediante!

Por Felipe de Lima

Imoral e sociopata, o Comediante tem um histórico de atos terríveis. Conhecido por seu senso de humor, sua visão distorcida do mundo e seu distintivo sorridente, o assassinato do personagem faz com que os eventos de Watchmen se desenrolem.

Pensando nisso, reunimos aqui 10 fatos e curiosidades sobre o Comediante!

Imagem de capa do item

Quem criou o Comediante?

O Comediante é um personagem criado por Dave Gibbons e Alan Moore em 1985. Assim como vários personagens da série, Edward Morgan Blake é inspirado em um personagem da Charlton Comics, neste caso o Pacificador, criado por Joe Gill e Pat Boyette.

Imagem de capa do item

Como foi o início da carreira do Comediante?

Quando Edward Blake tornou-se o comediante, em 1940, ele foi considerado o herói mais brutal, não se importando muito com a população.

Levando a luta para as ruas em seu traje amarelo e roxo, o Comediante se tornou um grande herói na luta contra os senhores do submundo do crime. Enquanto muitos viam o Comediante como um sociopata ele se via como um "patriota".

Imagem de capa do item

Minutemen

Eddie juntou-se aos Minutemen, e no mesmo dia, ele tentou estuprar a primeira Espectral mas logo foi interrompido. Tudo era uma piada pra ele, que nunca sequer levou a tentativa de estupro a sério.

O estupro foi encoberto e os Minutemen continuaram, mas todos os seus companheiros, especialmente o Coruja, não gostavam de sua presença na equipe. Algum tempo depois, Blake foi expulso do grupo e se juntou aos militares.

Anos mais tarde, Blake e a primeira Espectral se envolveram em uma relação sexual consensual. Ela dizia que Blake havia mudado, mas ainda assim se afastou dele quando descobriu que estava grávida de uma garota, então ela se casou e teve uma vida normal. Ele é o pai da segunda Espectral, que Blake conheceria quando os Watchmen se formaram.

Imagem de capa do item

A carreira militar do Comediante

O Comediante serviu no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se tornou um agente secreto do governo na década de 1960 e foi durante esse tempo que Blake foi convidado a integrar a equipe de super-heróis conhecida como The Crimebusters.

Foi mostrado em Antes de Watchmen que o comediante era amigo de John e Robert Kennedy e tinha respeito por eles, inclusive se envolvendo na morte de Marilyn Monroe, a fim de proteger o presidente. Mais tarde, no entanto, o Senador Kennedy queria ir a público com o massacre que Blake cometeu no Vietnã, então ele o assassinou.

Imagem de capa do item

Ele lutou na Guerra do Vietnã

O comediante foi lutar na Guerra do Vietnã ao lado do Dr. Manhattan e foi fundamental para a vitória dos EUA.

Enquanto servia lá, ele engravidou uma jovem vietnamita, ao dizer que vai deixar o Vietnã e esquecer que ela existe, a mulher quebra um copo e corta o rosto dele, algo que ele nunca poderia esquecer, então ele a assassina, dizendo ao Dr.Manhattan que ele está esquecendo o que é ser humano, e que ele poderia ter salvo a mulher se quisesse.

Imagem de capa do item

O que o Comediante fez após a Lei Keene?

Após a aprovação da Lei Keene, que proibia a atividade de heróis mascarados na década de 1970, o Comediante continuou trabalhando para o governo juntamente com o Dr. Manhattan. Ambos, ao lado do Ozymandias, eram os únicos super-heróis reconhecidos publicamente.

Imagem de capa do item

Quais são os trajes e equipamentos do Comediante?

Blake usava um macacão nas cores amarelo e roxo em seus primeiros anos.

Como sua visão de mundo tornou-se mais sombria, seu segundo traje contou com um olhar mais tático. Ele usava uma ombreira com uma estrela, simbolizando sua desilusão e seu amor ao sonho americano, e um distintivo com rosto sorridente do lado esquerdo do peito. No ombro esquerdo tinha parte da bandeira dos Estados Unidos. O traje fica completo com sua máscara.

Blake usou uma M1911 a maior parte de sua carreira. Ele também usou um lança-chamas no Vietnã, uma submetralhadora Thompson no Pacífico, e tinha uma Mac 10 em seu arsenal escondido.

Imagem de capa do item

Distintivo do Comediante

O distintivo do comediante tornou-se o símbolo de Watchmen. O rosto sorridente coberto com um esguicho de sangue parece resumir perfeitamente a sua visão sobre o mundo e suas políticas.

Ele também parece refletir a personalidade do Comediante ainda melhor, a maneira com a qual ele supera a vida, resolvendo seus problemas com dor e sangue. É um símbolo conhecido por todos os fãs de quadrinhos ao redor do mundo.

Imagem de capa do item

Como foi a morte do Comediante?

Em 1985, durante uma missão, Blake viu uma ilha misteriosa onde encontrou vários cientistas e artistas desaparecidos que estavam trabalhando para o Ozymandias. Edward descobriu que eles estavam pensando em criar uma nova espécie, para que Ozymandias pudesse fingir uma invasão alienígena, então todos os governos e nações se uniriam para lutar contra esta ameaça e o mundo estaria em paz.

O Comediante, sem saber o que fazer, procurou a única pessoa com quem poderia falar sobre este evento terrível, seu antigo inimigo Moloch, agora conhecido como Edgar Jacobi. Enquanto bêbado, Blake entrou na casa, lhe disse que não tinha a quem recorrer e contou alguns fatos importantes que o vilão não entenderia, mas um outro herói pode.

Devastado, O Comediante chorou e disse a Jacobi se sentir triste e oprimido pela culpa do que fez com as pessoas ao longo dos anos. Jacobi era a única pessoa com quem poderia falar e seria o último homem a vê-lo vivo.

Na noite seguinte, o Comediante sentou-se em seu apartamento para assistir TV. Quando o Ozymandias o atacou, Blake foi severamente espancado, mesmo tentando revidar, isso não foi o suficiente e ele foi jogado pela janela de seu apartamento.

Somente os Watchmen e Jacobi foram ao seu funeral. Edward Morgan Blake morreu com 61 anos, mas a sua morte desencadearia todos os acontecimentos do enredo Watchmen.

Imagem de capa do item

O Comediante no filme

No filme Watchmen, de 2009, o Comediante foi interpretado por Jeffery Dean Morgan. O filme foi dirigido por Zack Snyder, o "visionário" diretor dos 300 de Frank Miller.

O distintivo manchado de sangue do Comediante foi usado logo na cena de abertura e apareceu várias vezes ao longo do filme.

O papel de Jeffery Dean Morgan como Comediante foi usado principalmente em flashbacks de acontecimentos históricos, já que seu personagem foi assassinado na cena inicial.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown