Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre o Batman do Futuro!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Animação

O Batman do Futuro surgiu originalmente na animação de mesmo nome que foi ao ar entre 1999 e 2001. O desenho mostra um Bruce Wayne recluso que deixou de ser o Batman há muitos anos.

Mas Gotham sempre precisa de um Batman, então quem assume o capuz (que já não tem mais capa) é Terry McGinnis, um garoto malcriado que invade a Mansão Wayne, sua obstinação e vontade de resolver os problemas fazem com que Bruce queria treiná-lo.

Imagem de capa do item

Quadrinhos

O sucesso do Batman do Futuro foi tão grande que ele chegou a ser adaptado para os quadrinhos em uma série que se passava no mesmo universo que animação.

Com os Novos 52, o Batman do Futuro se tornou um personagem mais ativo no Universo DC, tendo um titulo solo que durou 29 edições entre 2012 e 2013. Ele também apareceu em Batgirl do Futuro e em Futures End.

Imagem de capa do item

Habilidades

Desde de que era um delinquente, até se tornar Batman, Terry tem se mostrado um lutador excepcional, principalmente depois do treinamento que ele recebeu de Bruce.

Seu estilo de combate é diferente do Batman original, Terry não se apega à luta tradicional e usa truques sujos quando necessário. Terry já derrotou inimigos muito mais fortes e em maior número, isso se da devido à sua perfeita condição física.

Ele tem um intelecto sem igual, já que foi treinado para ser um detetive por Bruce e aprendeu a misturar produtos químicos e ervas para se curar.

Mais tarde, Terry, já em seus vinte e poucos anos, consegue superar o próprio Bruce, chegando a derrotar o Coringa com jogos mentais, sem a necessidade de um combate físico, coisa que o velho Batman nunca conseguiu.

Imagem de capa do item

Traje

O Traje de Terry é diferente de todos os anteriores, ele funciona como uma espécie de armadura orgânica para quem está usando-o, concedendo super força, comunicação direta, habilidade de voar e proteção contra balas, além das diversas parafernálias inventadas por Bruce ao longo dos anos.

Imagem de capa do item

Super Choque

Quando o Super Choque é enviado 40 anos no futuro, ele é forçado a trabalhar com Terry e Bruce para resgatar o Super Choque do Futuro da organização KOBRA. Primeiramente Terry reluta em trabalhar com Virgil, até que finalmente começa a respeitá-lo. Terry também revela que o Super Choque se tornou um dos maiores super heróis do mundo.

Imagem de capa do item

O Retorno do Coringa

A série animada gerou um filme intitulado Batman do Futuro: O retorno do Coringa, onde o vilão renasceu no corpo de Tim Drake. Este filme revela a razão pela qual Terry optou por se tornar Batman depois de vingar a morte de seu pai. Ele afirma que é sua maneira de redimir-se por suas ações anteriores, permitindo-lhe ver uma pessoa decente quando olha para si mesmo no espelho. No entanto, depois que Terry impede o plano do Coringa, Bruce diz a ele que não é o Batman o faz uma boa pessoa, mas o contrário. Foi a primeira vez que Bruce admitiu gostar de Terry como herói.

Imagem de capa do item

Projeto Zeta

Batman do Futuro gerou uma série derivada chamada de Projeto Zeta, que contava com a participação de menção ao Batman em alguns episódios.

Projeto Zeta foi cancelada com apenas duas temporadas, e nunca fomos capazes de saber como ela terminou. Isso ocorreu porque Robert Goodman, o criador da série, teve que ceder o espaço para Bruce Timm trabalhar na animação de Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Bruce Wayne

Em dado momento da série, Terry tem a oportunidade de conversar Dick Grayson, o antigo Asa Naturna, que revela o que levou Bruce a se distanciar de tudo e de todos. Segundo Dick, isso aconteceu depois que Alfred foi sequestrado pelo coringa. O vilão disparou diversas vezes na direção do Batman, mas alguns tiros ricochetearam e atingiram o Asa Noturna, quase matando o herói, uma dessas balas atingiu o olho de Dick, deixando-o cego do olho direito.

Imagem de capa do item

Epílogo

A série animada do Batman do Futuro originalmente tinha um episódio final preparado, porém, devido aos ataques de 11 de setembro, ele acabou sendo adiado e nunca exibido, deixando a animação sem um final.

Para que os fãs finalmente pudessem saber o que aconteceu com Terry e Bruce, um episódio chamado "Epilogo" foi produzido para Liga da Justiça: Sem Limites.

Imagem de capa do item

Filho de Bruce Wayne

No episódio "Epilogo", uma Amanda Waller mais velha revela para Terry McGinnis que ela criou o projeto "Batman do Futuro" para continuar o trabalho de Bruce Wayne. O episódio também mostra mais claramente as motivações e relacionamento dos dois homens morcego, coisa que não se via desde a série animada.

É notável que Terry acredita ser um clone de Bruce Wayne, mas é revelado por Amanda Waller que Bruce é seu pai biológico, e que ela usou manipulação genética. A raiva que Terry sente pelo velho Batman desaparece quando Waller conta sobre como Bruce convenceu "Ás" a não destruir a realidade, revelando a verdadeira essência do Batman.

Depois da conversa, Terry pede sua namorada em casamento, algo que Bruce Wayne nunca realizou em sua própria vida. Terry também começa a tratar Bruce como seu pai.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown