Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Morgana de League of Legends!

Por Chris Rantin

Irmã injustiçada, feiticeira perigosa e inimiga de Kayle, a perigosa Morgana, o Anjo Caído é conhecida por sua Ligação das Trevas (Q) que dura uma vida inteira, Escudos Negros que salvam vidas e a capacidade de ser um inferno na vida dos jogadores, seja no mid ou no bot.

Mas qual é a história dessa figura tão corrompida – e machucada? O que aconteceu para ela se tornar alguém tão trevosa? Para descobrir isso, separei para vocês 10 fatos e curiosidades sobre a Morgana de League of Legends!

Imagem de capa do item

Criação e Lançamento

Quando League of Legends foi criado em outubro de 2009, Morgana fez parte do grupo de quarenta campeões que foram introduzidos no jogo, o que explica porque o visual dela - antes da atualização de textura - era tão feio em comparação aos campeões mais novos.

Poucas informações sobre sua criação foram divulgadas, mas sabemos que, originalmente, os planos envolviam que ela utilizasse uma clava para atacar seus inimigos, fazendo um paralelo com a espada de Kayle. Quem trabalhou na sua atualização visual foi Richard ‘Brackhar’ Hough, conhecido por seu trabalho na Cassiopeia.

Imagem de capa do item

Mitologia

O nome Morgana faz referência a um personagem das Crônicas Arturianas, ou seja, a lenda de Rei Arthur. Trata-se de Morgana Le Fey, também conhecida como Morgana das Fadas, a irmã e amante de Arthur em algumas versões do mito, sendo uma poderosa feiticeira que antagoniza o rei.

A versão mais conhecida da personagem vem da saga Brumas de Avalon, escrito por Marion Zimmer Bradley. Baseado nessa personagem existe um fenômeno conhecido como Fata Morgana, que é uma miragem que surge no horizonte.

Imagem de capa do item

Dubladora

No Brasil, quem empresta a voz para a campeã é Marisa Leal, atriz, dubladora, diretora de dublagem e locutora, conhecida pelas várias dublagens que já fez. Várias delas bem icônicas, como a vilã de novelas mexicanas Soraya Monteiro de Maria do Bairro.

Em sua lista de personagens, Marisa tem Sidney Prescott da franquia Pânico, a Brenda de Todo Mundo em Pânico, Kitty Pryde de X-Men: Evolution, Ariel de Pequena Sereia, Orisa de Overwatch, Bismuto de Steven Universo e, ainda em League of Legends, ela também dubla a pequena Poppy.

Imagem de capa do item

Guerra entre os anjos

Longe de Runeterra, existe um mundo distante cheio de criaturas aladas lindas, poderosas e imortais. Infelizmente esse povo possui diversos conflitos, incluindo uma guerra que dividiu as famílias, enquanto um lado assumiu o posto de “seres de perfeita luz, ordem e justiça”, incluindo Kayle que lutou com mãos de ferro para unir o mundo sob sua lei em um governo estrito e centralizado, enquanto outros viam esse grupo como um bando de tiranos cruéis.

Entre essas pessoas que se opunham ao governo dos seres de luz, estava Morgana, que sempre viu o grupo de sua irmã como inimigos da liberdade e individualidade em busca de uma falsa segurança e eficácia.

Imagem de capa do item

Mestra nas Artes das Trevas

Morgana se tornou uma das rebeldes que lutavam contra a tirania contra sua espécie. Por causa disso, ela acabou sendo considerada um anjo caído. Mesmo que tivesse boas intenções, ela não era inocente. Sendo uma guerra, Morgana buscou - e encontrou - formas proibidas de obter poder, conquistando o título de Mestra nas Artes das Trevas. Tudo para conseguir derrotar Kayle.

Na antiga história do jogo, quando ainda tínhamos o Instituto de Guerra - e os Invocadores -, no instante em que Morgana havia conseguido ter poder suficiente para enfrentar sua irmã de forma direta, ela foi invocada à Valoran, fazendo um acordo com os invocadores da liga para ter mais poder - e a chance de matar sua irmã nos campos de batalha de novo, de novo e de novo.

Imagem de capa do item

Kayle

Como ficou claro, a relação entre Kayle e Morgana não é a das melhores. Entre todos os parentes presentes no jogo, a disputa delas é a mais mortal, superando até mesmo a inimizade entre Ashe e Sejuani;

Mesmo sendo irmãs de sangue, foi Kayle quem renegou Morgana como parte de sua família, depois que a feiticeira se recusou a defender o legado tirânico do anjo de armadura. Como a própria Morgana diz “Não haverá descanso enquanto a tirania de Kayle continuar a existir.''

Imagem de capa do item

Doceira Macabra

O que Morgana faz quando não está espalhando o caos e o terror ou tentando matar sua irmã? Doces! É estabelecido na história de League of Legends que a campeã é uma doceira de mão cheia, tendo inclusive o seu próprio negócio, a Suculência Pecaminosa, loja que é frequentada por praticamente todos os campeões.

É por causa disso que ela possui a skin Pesadelo Culinário, que imagina a personagem tendo um mau dia em seu trabalho, depois de queimar uma fornada de biscoitos e fazer uma bagunça na cozinha.

Imagem de capa do item

Angelical

Antes de cair da glória, no entanto, Morgana já foi bem parecida com Kayle. Suas cores eram o dourado, branco e vermelho, ao invés das cores sombrias que conhecemos na campeã, além da moça ser loira, assim como Kayle.

A skin Morgana Exilada reimagina a personagem momentos antes de sua queda, depois de já ter iniciado sua rebelião e já tendo lutado contra seu povo - o que explica suas asas manchadas de sangue.

Imagem de capa do item

Skins

Até o momento Morgana possui oito skins. Além de Pesadelo Culinário e Exilada a feiticeira sombria tem a skin Mestra das Lâminas, que a reimagina tendo asas feitas de lâminas, sendo ainda mais letal; Espinhos Negros, que a coloca como um uma figura sombria da natureza; e Noiva Fantasma, criada baseada na lenda mexicana da La Llorona, feita para o lançamento do servidor latino.

Morgana Vitoriosa, foi a skin escolhida para premiar os melhores jogadores de 2014; Espectro Lunar, que pela primeira vez a imagina sem asas de verdade, lançada especialmente para o Ano Novo Chinês de 2016; E Morgana Feiticeira, criada para o Halloween de 2016, colocando a personagem como uma bruxa “clássica”.

Imagem de capa do item

Rework

Ainda que Morgana já tenha recebido uma atualização visual e nas texturas, o que melhorou a aparência da personagem em jogo, deixando as habilidades da campeã mais detalhadas.

No entanto, ainda que não exista uma data prevista, foi anunciado que tanto Kayle quanto Morgana receberão um rework completo, atualizando tanto sua história e aparência, quanto suas habilidades.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"