Capa da Publicação

10 Fatos e curiosidades sobre Jay Garrick, o Flash da Era de Ouro!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

Origem

Jay Garrick foi aluno da Universidade da Cidade de Keystone, e trabalhava em um laboratório com seu professor de Biologia. Certo dia ele acabou se envolvendo em um acidente ao entrar em contado com uma substancia chamada de água pesada. Como consequência, Jay desmaiou e ficou respirando os vapores gerados pela substancia durante horas.

Ao acordar, ele descobriu que os vapores havia lhe dado o superpoder de correr na velocidade do som. Inspirado com a possibilidade de poder ajudar as pessoas, Jay decide usar seus superpoderes para combater o crime e se torna o primeiro Flash.

Baseando-se no Deus Mercúrio, o herói adotou um capacete e vibrava seu rosto para esconder sua verdadeira identidade.

Imagem de capa do item

Criação

O Flash da Era de Ouro foi criado por Gardner Fox e Harry Lampert. O personagem apareceu pela primeira vez na edição número um da revista Flash Comics, lançada em Janeiro de 1940.

Imagem de capa do item

Flash de dois mundos

Com o início da Era de Prata dos quadrinhos, muitos personagens foram rebotados, e Barry Allen se tornou o novo Flash. Entretanto, mais tarde foi introduzido o conceito de que os dois Flashes viviam em mundos paralelos.

O primeiro crossover entre eles ocorreu na edição 123 de The Flash, num capítulo intitulado “Flash de Dois Mundos”.

Enquanto o Flash de Barry é apelidado de Velocista Escarlate, o de Jay é conhecido como o Cometa Carmesim.

Imagem de capa do item

Poderes

Apesar de inicialmente só poder correr na velocidade do som, Jay, mais tarde, recebeu poderes evoluídos ao entrar em contato com a Força de Aceleração.

Além de seus poderes mais evidentes, o herói pode roubar a velocidade de outros velocistas e emprestar velocidade a pessoas que não possuam poderes. Assim como Barry, Jay possui uma Aura da Força de Aceleração, que o protege de ser afetado pelos efeitos da movimentação rápida. Ele pode vibrar seu corpo para passar através de objetos sólidos.

Imagem de capa do item

Terra 2 dos 52

Dentro do Multiverso, Jay Garrick vive na "Terra-2", uma das 52 terras idênticas que coexistem em realidades separadas. Neste mundo, Jay Garrick é o filho do Garrick original, que já está morto há anos. Se comparado ao original esta versão do Flash é muito mais jovem.

Vale mencionar que este Flash atende abertamente pelo nome de Jay Garrick, não escondendo sua identidade secreta de ninguém.

Imagem de capa do item

Novos 52

Na versão mais recente de sua origem, Jay estava caminhando à noite após romper com sua namorada quando avista o Mercúrio do Olimpo. O Deus revela que está morrendo e que a Terra vai enfrentar uma grande ameaça, dando seus poderes ao homem que acabou de conhecer.

Após um ato de verdadeiro heroísmo ao lado da Mulher-Gavião, Elektron e Lanterna Verde, Jay foi apelidado pela imprensa como “O Flash".

Imagem de capa do item

Sociedade da Justiça

O Flash de Jay Garrick também faz parte da mais grandiosa equipe de super-heróis de sua Terra, sendo um dos membros fundadores da Sociedade da Justiça. Com a equipe, o Flash resolveu situações durante a Segunda Guerra Mundial, além de várias missões ordenadas pelo governo.

Imagem de capa do item

Vilão

O Rival foi o Flash-Reverso da Era de Ouro, que conseguiu desenvolver a mesma fórmula que deu os poderes a Jay Garrick. Após ser rejeitado pela comunidade científica, ele utilizou a fórmula e adotou um uniforme sombrio inspirado no traje do Flash Original.

Imagem de capa do item

Joel Ciclone

Apesar do nome original do primeiro Flash ser Jay Garrick, ele sofreu uma pequena alteração quando chegou ao Brasil.

Em nossas terras, o nome do Flash foi traduzido como Joel Ciclone. Entretanto, quando a extinta EBAL passou a publicar as histórias do personagem, o nome foi restaurado à versão original, e se mantém assim desde então.

Imagem de capa do item

The Flash

A segunda temporada de The Flash apesentou o conceito de Multiverso nas séries da DC, trazendo consigo diversos elementos presentes na Terra 2, batizada assim pelo Doutor Stein.

O Flash da Terra 2, Jay Garrick, também marca presença na série, como um dos principais personagens. Ele é interpretado pelo ator Teddy Sears e sua versão é uma amalgama do original dos anos 40 com o visual do Flash da Terra 2 dos quadrinhos pré-Ponto de Ignição.

Imagem de perfil
Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown