10 fatos e curiosidades sobre a Força Fênix!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Força Fênix!

Por Gus Fiaux

Inspirada na sugestão da fã Fátima Cavalcante através do nosso snapchat, legiadosherois!

Imagem de capa do item

Entidade Cósmica

A Fênix é uma entidade cósmica antiga, sem uma origem pré-determinada. Tudo que se sabe é que ela serve como uma mantedora da ordem do Universo, tendo nascido junto do mesmo.

Seu trabalho de destruir e reconstruir é apoiado e determinado por seres ainda mais primordiais, como o Tribunal Vivo.

Imagem de capa do item

Divindade

Apesar de já terem tentado destruí-la uma vez, os Shi'ar, em sua maioria, adoram a Fênix como se fosse uma deusa.

Grande parte disso se deve ao fato dela ser a protetora do cristal M'Kraan, uma pedra que contém toda a essência de existência do Universo.

Imagem de capa do item

Poderes

A Fênix é carregada de poderes que lidam diretamente com a força da vida em sua forma mais bruta. Dessa forma, ela pode controlar a existência por si só, negando ou concedendo vida.

Além disso, ela é uma fornecedora e manipuladora de energia, podendo também transmutar matéria e garantir imortalidade.

Imagem de capa do item

Hospedeiros

A Fênix fez diversos hospedeiros ao longo de sua história. É dito que ela tem preferência por certas linhagens sanguíneas, e por isso que ela tem uma certa fixação pela família Grey (tendo possuído Jean, Nate e Rachel).

Além disso, ela já foi encarcerada em outros personagens. Da Terra, podemos citar Fongji Wu (que também detinha os poderes do Punho de Ferro), Hope Summers e o quinteto composto por Ciclope, Emma Frost, Magia, Colossus e Namor.

Imagem de capa do item

Fraquezas

A Fênix, apesar de muito poderosa, tem lá diversas fraquezas a serem expostas. A principal delas é o comportamento infantil que adquiriu ao se fundir com seres humanos.

Além disso, ela já foi apagada da existência graças à magia do caos da Feiticeira Escarlate. E sabe-se também que a energia do Punho de Ferro de K'un-Lun é capaz de feri-la.

Imagem de capa do item

Retcon

Originalmente, a Fênix foi planejada e desenvolvida como apenas parte do subconsciente preso de Jean Grey. Dessa forma, toda a energia da criatura estava contida nela.

Contudo, depois, a entidade sofreu um leve retcon que a fez se tornar uma entidade cósmica mais abrangente, tendo inclusive possuído outros antes de Jean.

Imagem de capa do item

Dispositivo de enredo

A Fênix já foi um plot device de séries e sagas importantes da Marvel, sempre trazendo a tona um medo na humanidade por conta da destruição deixada por onde passa.

Exemplos perfeitos dessas sagas são a Saga da Fênix Negra, que consolidou de vez a entidade e Vingadores vs X-Men, que trouxe consequências avassaladoras no Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Representação

A Fênix representa toda vida que ainda não foi nascida. Ela é uma imortal, indestrutível e mutável manifestação da força universal da vida.

Isso explica seus poderes e o contato direto com a existência de vida e de não-vida. Seu nascimento se deu em meio a um vácuo entre os estados de existência.

Imagem de capa do item

Forma

No início, a Fênix era apenas um ser colossal de fogo, sem forma definida. Tudo mudou quando ela veio para o Planeta Terra pela primeira vez, e encontrou com o mago Feron.

Encantado com a entidade e seu poder, ele a nomeou como Fênix, e através dele, ela adquiriu a conhecida forma do pássaro de fogo eterno.

Imagem de capa do item

Base de operações

A Fênix possui seu próprio recanto pessoal que serve como base de operações. Trata-se da Sala Incandescente, que funciona como uma espécie de pós-vida.

Esse lugar é contido dentro do Cristal M'Kraan, que serve como um nexo de realidades e engloba a galáxia de nêutrons.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux