10 fatos e curiosidades sobre a Ayesha!
10 fatos e curiosidades sobre a Ayesha!
Parágona, Ela ou Ayesha, não importa por qual nome ela deseje ser chamada, é preciso saber que estamos falando de uma criatura criada para ser superior e suprema.
Depois que ela fez uma aparição em Guardiões da Galáxia Vol 2., você pode ter começado a se perguntar “mas quem é essa mulher dourada?”. Para responder essas questões, preparei uma lista com 10 Fatos e Curiosidades sobre Ayesha para você aprender tudo que precisa saber sobre uma das criaturas mais apelonas da Marvel!
Criação
A primeira aparição de Ayesha nos quadrinhos (ainda sendo chamada de Parágona) aconteceu em The Incredible Hulk Annual número 6, sendo criada por Len Wein, David Kraft, e Herb Trimpe em 1977.
Já como Ela e Kismet, ela surgiu em Marvel Two-in-One número 61, no ano de 1980. Oficialmente como Ayesha ela só foi aparecer na edição 11 do volume 3 do Quarteto Fantástico, ainda em 1988.
Origem
Parágona foi criada por cientistas conhecidos como Enclave que desejavam ressuscitar os planos de colocar um fim nas guerras e crimes através de um ser-humano artificial, depois que a primeira tentativa desse projeto, conhecida como Ele (que posteriormente se chamaria Adam Warlock), se tornou insana.
Para isso, Enclave decidiu fazer o experimento passar por uma cirurgia cerebral bem delicada, conseguindo que um renomado neurocirurgião chamado de Doutor Estranho fizesse a operação no experimento - que ainda estava em um casulo.
Nascimento Estranho
Enquanto fazia a operação, o Doutor Estranho não percebeu que os planos do Enclave eram usá-lo para modificar a estrutura neural do experimento, fazendo com que ela ficasse totalmente sob o controle dos cientistas.
Depois que Estranho espiou dentro do casulo com seus poderes mágicos, encontrando uma forma de vida começando a nascer, o casulo se abriu e dele saiu um humanóide alto, cinza e masculino, cujo Enclave nomeou de Parágona.
Revolta e transformação
Loucos para testar a lealdade de Parágona, os cientistas ordenaram que ele matasse Doutor Estranho. O humanóide se mostrou extremamente poderoso, conseguindo desviar dos feitiços do feiticeiro com muita facilidade. Hulk, que estava procurando por seu amigo, invade a base da Enclave, distraindo a criatura e conseguindo salvar Estranho.
Parágona, então, começa a se transformar enquanto confronta seus criadores, dizendo que havia descoberto sua verdadeira natureza. Jurando destruir o Enclave, o humanoide começa a destruir toda a base de operações instantes depois de Hulk e Doutor Estranho conseguirem fugir.
Novo Objetivo
No seu último ato como Parágona, a criatura voltou ao seu casulo para meditar e completar sua transformação. Quando a base da Enclave foi destruída, o casulo afundou até o oceano.
Durante seu tempo ali, Parágona aprendeu sobre a existência dEle, e seu exílio para as estrelas. Decidindo assim que seu propósito de criação era se relacionar com Ele e dar origem a uma ração de criaturas perfeitas.
Ela busca Ele
Alguns meses depois o casulo foi resgatado e Parágona emergiu como uma mulher de pele dourada, nomeando a si mesmo como Ela, uma homenagem a Ele, tendo como objetivo encontrá-lo e, para isso, contando com a ajuda de Alicia Masters.
Ela e sua nova amiga descobriram sobre a vida de Ele como Adam Warlock e sua morte pelas mãos de Thanos. Ainda insistindo na busca, ela e Alicia seguem em uma busca para encontrar o corpo do herói na nave de Serpente da Lua, uma nova aliada.
Garota ressuscita Garoto
As três mulheres descobrem que o corpo de Adam estaria em outro planeta que, por mais surpreendente que possa parecer, havia sido sequestrado por um grupo de vilões.
Depois de alguns acordos - e lutas - Ela conseguiu ter autorização para entrar no planeta. Uma vez que encontrou o túmulo de Adam Warlock, ela utilizou seus poderes e o ressuscitou imediatamente. Quando estava indo para abraçar seu parceiro, ela notou com horror que apenas seu corpo estava vivo, uma vez que sua alma fora absorvida pela Jóia da Alma de Thanos. De coração partido, ela devolve Adam para seu túmulo e parte para as estrelas.
Kismet e Ayesha
O nome Kismet foi adotado por Ela durante suas aventuras com Quasar (que ela desejava ter como parceiro, ainda na sua busca por criar uma raça perfeita). Kismet significa Destino em árabe e foi utilizado pela heroína por um bom tempo.
Mais tarde ela adota o nome Ayesha, nome que ela mantém até esse momento.
Poderes e Habilidades
Nesta semana, eu fiz uma lista com alguns poderes e habilidades sobre Adam Warlock e, bem, Ayesha é tão apelona quanto ele - o que já era de se esperar, já que os dois possuem a mesma criação.
Assim, ela é imortal e pode Manipular Energia Cósmica de tantas maneiras que fica até difícil citar todas em um único item. Além disso, ela também possui características muito acima da média como velocidade, força, durabilidade, resistência e a capacidade de voar.
Cinema
A primeira aparição de Ayesha nos cinemas aconteceu em Guardiões da Galáxia Vol. 2. Sendo interpretada por Elizabeth Debicki, no filme ela é a líder de uma super-raça de criaturas perfeitas - criadas assim através de uma boa dose de manipulação genética.
Ela se torna uma das antagonistas do filme depois que Rocket Racoon rouba algumas baterias, perseguindo os heróis pela galáxia mais pelo orgulho de ter sido roubada do que pelo valor dos itens.