Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre Andrew Garfield, o Homem-Aranha!

Por Marie Bakhuizen

Namorado da Gwen Stacey na vida real, o terceiro filme do reboot foi cancelado e um novo Homem-Aranha vem aí.

Conheça mais sobre os trabalhos e a personalidade do ator.

Imagem de capa do item

Britânico?

Andrew Russell Garfield, nascido no dia 20 de Agosto de 1983, surpreendeu alguns fãs em suas entrevistas e aparições públicas ao falar e revelar seu sotaque britânico, mas ele nasceu em Los Angeles e se mudou para Surrey na Inglaterra com apenas três anos de idade.

Seu pai é filho de britânicos, mas também nasceu em Los Angeles, e sua mãe nasceu na Inglaterra. Ele tem dupla cidadania, americana e inglesa.

Andrew é judeu e seu avô paterno, Samuel Garfinkel, imigrante judeu da Polônia, mudou o sobrenome para Garfield.

Imagem de capa do item

Dr. Who

Como bom "inglês" ele já participou da série Dr. Who, onde interpretou Frank, um jovem do Tennessee que mora em Nova Iorque durante a Grande Depressão.

Ele ajudou o décimo Dr. e sua companheira Martha Jones a derrotar os Daleks. "Exterminate!" Para quem não sabe, os Daleks, que tem aparência de robôs, são os inimigos mais antigos do Dr. Who.

Garfield comentou que foi uma honra participar da consagrada série britânica.

Imagem de capa do item

Broadway

Em 2012 Andrew estreou na Broadway na peça A Morte do Caixeiro Viajante, onde interpretou Biff, o filho de Willy Loman, interpretado por Philip Seymour Hoffman. O teatro estava sempre cheio em todas as apresentações.

"A repetição de passar por um trauma toda noite no palco é incrível. Mesmo com sua mente sabendo que aquilo não é real, o corpo não sabe. Então seu corpo e seu coração sentem muita dor, mas vale a pena. Eu sempre relembro essa experiência, foi algo muito íntimo."

Imagem de capa do item

Brasileiro

O filme que o levou a fama foi A Rede Social, onde interpretou o brasileiro Eduardo Severin, co-fundador do Facebook. Ele foi cotado para o papel de Mark Zuckerberg, mas o diretor David Fincher o achou melhor para o papel de Severin.

Ele foi indicado ao Bafta e Globo de Ouro pelo papel, e muitos críticos concordam que ele merecia ter sido indicado também ao Oscar.

Garfield nunca conheceu Severin, e afirmou que se ele for à Cingapura, país onde Severin mora atualmente, ele tomaria uma cerveja com ele.

Andrew afirma ter uma relação de amor e ódio com o Facebook: "Eu tenho um relacionamento nada comum com o Facebook. Eu amo e odeio ao mesmo tempo. Ele toma muito do meu tempo e da minha energia, tempo que deveria estar gastando trabalhando ou me tornando uma pessoa melhor, ao invés de ficar vendo fotos dos meus amigos se divertindo em festas em Londres. É algo terrível."

Imagem de capa do item

Influências

Andrew afirma que se inspira muito nas atuações de famosos consagrados como Daniel Day-Lewis e Robert DeNiro, e que se fascina com a forma como eles realmente vivenciam as emoções de seus personagens.

"Atores que me fascinam e me inspiram são atores que não são egoístas, eles atuam com objetivo. Criam personagens e contam histórias com propósito e generosidade para o público. Tudo para servir à história e seus temas. Isso é o que me anima. Eu vejo o Daniel Day-Lewis, os detalhes de suas performances e como ele vive aquilo. Ele realmente vive a realidade do personagem que ele encara, e isso me inspira também. O potencial de explorar aspectos de si mesmo que estavam escondidos por anos, ou que você nem sabia que tinha. Vivenciar as experiências de outra pessoa como fazem Daniel Day-Lewis e Robert DeNiro."

Imagem de capa do item

Relacionamentos

Ele namorou a atriz Shannon Woodward, conhecida pela série Raising Hope, durante três anos. Eles se separam em 2011.

No mesmo ano ele começou a namorar sua colega de trabalho, que interpretou Gwen Stacey em O Espetacular Homem-Aranha. A química entre os dois foi o motivo pelo qual ela foi escolhida para o papel, química tão real que estão juntos até hoje.

Eles são um dos casais mais queridinhos de Hollywood e atormentados pelos paparazzi.

Imagem de capa do item

Causas sociais

Andrew e Emma são engajados em causas sociais, e como estão sempre sendo perseguidos por fotógrafos, eles tentam transformar esta invasão de privacidade numa oportunidade para divulgar projetos beneficentes.

Em setembro de 2012, ao saírem de um restaurante eles cobriram o rosto com placas que diziam "Acabamos de ficar sabendo que os paparazzi estão do lado de fora do restaurante em que estamos comendo. Por que não usar essa oportunidade para chamar atenção à organizações que precisam e merecem? www.wwo.org, www.gildasclubnyc.org. Tenham um bom dia!"

WWO é a Fundação Mundial de Órfãs, e Gildasclubnyc é uma rede de apoio a pessoas com câncer.

Eles repetiram o ato em junho de 2014 com placas onde escreveram: "Estávamos comendo e vimos um grupo de homens com câmeras do lado de fora. Então pensamos, vamos tentar isso mais uma vez. Não precisamos de atenção, mas essas organizações incríveis precisam: www.youthmentoring.org, www.autismspeaks.org, (e não esqueçam) www.wwo.org, www.gildasclubnyc.org. Essas sim são coisas importantes. Tenham um ótimo dia!"

Imagem de capa do item

Fã de Michael J. Fox

Quando criança Andrew era obcecado pelo Michael J. Fox e assistia O Garoto do Futuro (Teen Wolf) e De Volta Para o Futuro constantemente. Ele tinha apenas dois anos quando estes filmes foram lançados.

"Teen Wolf é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Se eu tenho um dia ruim e estou me sentindo mal, eu assisto ao filme a quando chega a cena em que ele está plantando bananeira no carro do Stile, eu já estou animado e morrendo de rir. Ele é o mestre, eu assistia De Volta Para O Futuro todo mês, ainda fico impressionado com o filme e com ele."

Imagem de capa do item

Skatista

Andrew adora andar de skate, e quando ele foi confirmado com o novo Homem-Aranha ele fez de tudo para convencer o diretor Marc Webb a inserir cenas de Peter Parker andando de skate.

"Há aspectos do filme que eu sinto que são meus, o que é legal porque como um ator você normalmente não sente isso. Eu liguei pro Spike Jonze e ele me colocou em contato com dois gênios do skate. Só pelo fato de poder ligar pra ele e dizer 'Eu quero que o Peter Parker ande de skate,' e ele responder 'Tenho um dublê excelente para você,' é sensacional, são momentos mágicos, e ver isso editado e poder dizer 'Eu fiz isso. Tem coisa minha aí.' É demais."

Homem-Aranha

Em 2010 Andrew Garfield foi escalado para interpretar Peter Parker/Homem-Aranha no reboot da saga.

Ele é fã do Spidey desde criança, e tem fotos dele bem novinho vestido do personagem para comprovar!

No filme ele fez muitas cenas sem necessidade de dublê, e para se preparar ele treinou muito parkour e yoga. Mas quando era alguma cena perigosa ou complicada, ele deixava nas mãos de seu dublê, William Spencer.

O Espetacular Homem-Aranha 2 recebeu muitas críticas negativas, às quais Andrew afirmou: "Quando li o roteiro que Alex Kurtzman e Bob Orci escreveram, eu amei. Havia uma linha que passava por toda a história. Acho que o que aconteceu foi que quando se tem algo que funciona como uma peça só e durante a pré-produção, produção e pós-produção, começam a tirar partes dela - porque havia muito mais do que foi apresentado no corte final, e tudo era relacionado, quando começam a tirar algumas coisas e dizer 'Não, isso não funciona,' essa linha se quebra, e é difícil manter a fluidez da história. Algumas pessoas do estúdio tiveram problemas com certas partes, e quem tem a palavra final são eles nesse tipo de filme."

Justamente agora que o Spidey entrou para Os Vingadores, tudo indica que Andrew não será Peter Parker no próximo reboot. É mesmo necessário um novo reboot, e se sim, quem seria a melhor escolha para interpretar o Homem-Aranha?

Imagem de perfil
Marie Bakhuizen

Jornalista, correspondente internacional da Legião dos Heróis!