Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Mera!

Por Chris Rantin

Roubando a cena no filme Aquaman, Mera é uma personagem bastante querida da DC Comics, aparecendo como uma heroína bastante poderosa com suas habilidades de manipulação da água e com um temperamento forte.

Quer conhecer mais sobre a Rainha de Atlântida? Vem comigo que te mostrarei 10 fatos e curiosidades sobre a Mera, falando desde sua criação, até algumas de suas versões em outros universos dentro da DC. Bora lá?  

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

A primeira aparição de Mera nos quadrinhos aconteceu na 11º edição de Aquaman, publicada em Setembro de 1963, apresentando a personagem como oriunda da “Dimensão Aqua”.

Na história vemos que Mera, a antiga rainha dessa dimensão, teve seu trono roubado por um criminoso, tendo que fugir para a Terra, onde pediu auxílio de Aquaman e Aqualad. O rei dos mares utiliza chumbo para retirar os poderes do vilão, se aproveitando de uma fraqueza que o povo de Mera possui. Aquaman então convida a rainha para Atlântida.

Imagem de capa do item

Rainha de Atlântida, mãe enlutada

Mera então passou a viver aventuras ao lado de Aquaman, e os dois começaram a se apaixonar. Mera então assumiu o posto como Rainha de Atlântida, e em pouco tempo teve um filho com Arthur, conhecido como Aquababy.

A criança infelizmente acabou sequestrada pelo Arraia Negra, que a envenenou, fazendo com que o Aquababy entrasse em coma. Mera seguiu em uma épica jornada em busca da cura, que estava no fundo do Grande Abismo. A heroína enfrentou diversos monstros ferozes até que finalmente conseguiu o que buscava. Infelizmente, era tarde demais, e Arthur Curry Jr. já havia falecido. A morte da criança afeta muito Mera, que acaba desfazendo seu casamento com Aquaman e retornando para sua dimensão.

Imagem de capa do item

Lanterna Vermelha

Mera sempre foi dotada de uma personalidade forte e um temperamento bem intenso. Diversas vezes vimos a rainha perder sua paciência e dar vazão a uma fúria intensa. A raiva da heroína foi tão grande que durante A Noite Mais Densa, ela foi escolhida por um anel da tropa dos Lanternas Vermelhos (aqueles que são movidos pela raiva).

Com o anel, Mera conseguiu canalizar toda sua fúria de uma forma bastante positiva, conseguindo destruir - sem a menor piedade - os corpos reanimados de Aquaman e do seu filho, sendo inclusive bastante cruel enquanto fazia isso. A heroína também chegou a enfrentar a Mulher-Maravilha durante essa saga.

Imagem de capa do item

Ponto de Ignição

É em Ponto de Ignição, ou Flashpoint, que temos aquele icônico momento entre Mera e Mulher-Maravilha. A Rainha de Atlântida é brutalmente decapitada pela amazona, que ainda chega a utilizar sua coroa como uma espécie de troféu cruel.

Ainda que não apareça muito na história, é a morte de Mera que faz com que a guerra entre Atlântida e as Amazonas fique ainda mais acirrado, já que Aquaman agora está movido pelo desejo de vingança para derrotar Diana.

Imagem de capa do item

Novos 52

Durante a fase dos Novos 52 a origem de Mera foi alterada. Agora a heroína era a princesa de Xebel, um povo de Atlântida que foi banido para o Triângulo das Bermudas. Mera foi enviada para Atlântida com o plano de matar Aquaman, vingando o povo de Xebel pelo seu banimento. Ela, no entanto, realmente se apaixona por Aquaman e decide mentir sua origem, abandonando seus planos homicidas.

Mais tarde, depois de A noite mais Densa, Mera e Aquaman decidem viver na superfície, algo que é muito difícil para a heroína, que não consegue aceitar as regras da sociedade humana. Eventualmente Mera enfrenta o Rei Morto - praticamente sozinha - protegendo Xebel e posteriormente retornando com Arthur para Atlântida.

Imagem de capa do item

Renascimento

Durante a fase do Renascimento, Mera mantém sua origem como princesa de Xebel, já que não se trata de um reboot, e sim apenas uma continuação da fase Novos 52.

Aqui, Mera lida com problemas reais, literalmente, quando Arthur começa a enfrentar dúvidas de seu povo, por conta da legitimidade de seu sangue atlante - que é meio humano. Ao mesmo tempo, as videntes de Atlantida também levantam suspeitas sobre o futuro de Mera como esposa ao lado do rei e fazem a personagem passar por um grande teste, que coloca seu papel em dúvida dentro do reino.

Ainda assim, é interessante ver como Mera é uma personagem central e sempre está presente nesta fase.

Imagem de capa do item

Bombshells

Em Bombshells, Mera é uma das protagonistas, aparecendo logo na primeira edição como uma das amigas da Mulher-Maravilha, auxiliando Diana no resgate de Steve Trevor e posteriormente se unido às heroínas contra a guerra nazista. Ao longo da história, Mera se prova uma aliada poderosa, disposta até mesmo a sacrificar todos os seus poderes para salvar os inocentes.

Eventualmente, Arthur Curry, o Aquaman, aparece na história e os dois vivem um breve romance, com ele tendo um papel importante na restauração dos poderes de Mera. A heroína então se torna a rainha de Atlântida - depois de enfrentar sua família pelo trono - e faz do palácio um lar para os refugiados alemães.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Mera possui uma fisiologia alienígena - sendo da Dimensão Aqua - o que permite que ela respire debaixo d’água (e também no espaço por curtos períodos de tempo). Ela também é capaz de viajar entre dimensões, conseguindo retornar para o seu antigo reino dessa forma. Nas versões mais atuais da personagem, ela é atlante, sendo assim possui as mesmas habilidades físicas do Aquaman e seu povo (força, agilidade, resistência etc).

Seu poder mais conhecido, no entanto, é a capacidade de manipular a água, conseguindo usá-la para criar ataques poderosos e até dar forma. A heroína também possui um certo grau de telepatia, sendo incapaz de falar com peixer, no entanto.

Imagem de capa do item

Mundos da DC Comics

Nos cinemas é Amber Heard quem encarna a poderosa Mera. A personagem fez sua primeira aparição em Liga da Justiça enfrentando brevemente o Lobo da Estepe quando ele invade Atlântida em busca de uma Caixa Materna. Inicialmente a personagem teria mais destaque no filme, entregando a armadura de Aquaman e depois convocando ele para lutar pelo trono do reino.

Em Aquaman, no entanto, Mera é uma das protagonistas do filme, aparecendo como uma guerreira, a salvadora de Arthur Curry - e seu interesse amoroso -, e a responsável por estimulá-lo em sua jornada pelo Tridente/Trono de Atlântida.

Imagem de capa do item

Em outras mídias

Ainda falando sobre adaptações em live-action, Mera também apareceu em Smallville sendo interpretada pela Elena Satine (Belos Sonhos de The Gifted, Lorelei de Agentes of S.H.I.E.L.D.).

A personagem também apareceu em A Hora de aventura do Superman/Aquaman, desenho de 1967, na animação de Liga da Justiça, Batman: Bravos e Destemidos, Justiça Jovem e DC Superhero Girls. Ela é jogável em Lego Batman 3: Beyond Gotham, DC Unchained e também aparece em Lego DC Super-Villains.

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"