10 fatos e curiosidades sobre a Jade de Mortal Kombat!

Capa da Publicação

10 fatos e curiosidades sobre a Jade de Mortal Kombat!

Por Chris Rantin

Entre as ninjas de Mortal Kombat, Jade faz parte do “trio de ouro” da franquia, ao lado de Mileena e Kitana. Armada com um bastão e um bumerangue, a assassina é conhecida por… bem, basicamente seguir e proteger Kitana, nem que pra isso ela tenha que trabalhar para o próprio imperador Shao Kahn.

Sem mais delongas, confira agora a nossa lista com 10 fatos e curiosidades sobre a Jade de Mortal Kombat!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Jade apareceu pela primeira vez na franquia em Mortal Kombat II, sendo uma personagem secreta que poderia ser enfrentada caso o jogador seguisse uma série de especificações.

Nesse jogo, a moça não era nada além de uma Kitana com um tom de pele mais escuro e um uniforme verde, podendo atirar leques. Mas, principalmente, sendo invulnerável a todos os disparos feitos pelo jogador. Essa se tornaria uma das habilidades mais icônicas da moça no jogo.

Imagem de capa do item

Lançamento Oficial

Seu lançamento oficial como personagem jogável veio em Ultimate Mortal Kombat 3, onde sua história foi expandida e ela não era mais apenas uma Kitana de outra cor. Agora, os jogadores sabiam que ela era uma das assassinas de Shao Kahn.

Desde então, ela já apareceu nos jogos Mortal Kombat Trilogy, Mortal Kombat Advance, MK: Deception, MK: Shaolin Monks, MK: Unchained, MK: Armageddon, Mortal Kombat 9, Mortal Kombat X (apenas como uma participação especial) e como jogável na versão mobile de Mortal Kombat X.

Imagem de capa do item

Poderes e Habilidades

Depois de aparecer em MK II como a Kitana verde e invulnerável, Jade ganhou novas habilidades e passou a ter um estilo de combate único, sendo a única ninja do trio a ter duas armas: Um bastão de metal (que depois acabou sendo transformado em uma espécie de lança) e um bumerangue extremamente afiado.

Em diversos golpes é possível ver que seu bastão brilha com uma energia roxa, indicando que essa pode ser uma arma mágica. A magia da moça volta a aparecer na sua habilidade de invulnerabilidade. Jade também consegue se teletransportar e usar essa mesma energia verde para acelerar e fortalecer seus golpes.

Imagem de capa do item

Lealdade ao Imperador?

Jade é a melhor amiga da Kitana, sendo criada e treinada ao lado dela para se tornar uma das assassinas de elite de Shao Kahn. Contudo, quando a Princesa de Edenia decide fugir para o Reino da Terra, o Imperador manda Jade e Reptile para capturá-la. É aí que a moça precisa lidar com uma difícil escolha, obedecer seu mestre ou ajudar sua melhor amiga.

Felizmente para os heróis, Jade decide ficar do lado de Kitana, salvando a vida da princesa ao impedir um ataque mortal de Reptile. Agora reunida, as duas ninjas partem para libertar Sindel, que havia acabado de ser ressuscitada, do controle mental de Kahn. Quando elas conseguem isso, Jade se torna serva leal das duas, lutando contra as forças do mal.

Imagem de capa do item

Salvadora de Edenia

Depois de ficar longe da franquia por um tempo, Jade volta a aparecer em MK: Deception, assistindo a morte dos guerreiros treinados por Kitana e Raiden pelas mãos da Aliança Mortal de Shang Tsung e Quan Chi. E, consequentemente, a ressurreição do perigoso Imperador Dragão Onaga.

Ao ver que Kitana está sendo controlada mentalmente, Jade é obrigada a prender sua melhor amiga e ajudar Sindel a escapar para Outworld, seguindo em busca de vingança contra Tanya que traiu Edenia e permitiu que toda a desgraça acontecesse.

Imagem de capa do item

Reunidas e vingadas

No final de Sindel, no jogo, vemos a Rainha de Edenia e Jade seguindo seus planos para derrotar Onaga e libertar Kitana das forças do mal. Jade fica responsável por enfrentar sua melhor amiga, enquanto Sindel mata Onaga e permite que Kitana volte a ser ela mesma.

O final de Jade, no entanto, não tem nenhuma menção a Sindel ou Kitana. Nele, vemos que a ninja cumpre suas palavras e vai em busca da vingança contra Tanya, encontrando a traidora junto de Baraka e um grupo de guerreiros Tarkatanos. Jade, então, quebra um frasco de essência tarkatan na edeniana, fazendo com que Baraka e seus amigos entrem em um frenesi louco e assassinem a moça.

Imagem de capa do item

Armageddon

Em Mortal Kombat: Armageddon, Jade é uma das guerreiras das forças do bem, lutando desesperadamente para impedir que as forças do mal derrotem o guerreiro Blaze e roubem seu poder divino. Na animação inicial Jade é vista lutando contra Tanya.

Em seu final não-canônico da torre, Jade recebe o poder divino e solta um grito que conseguiu abrir toda a pirâmide, fazendo com que as forças do mal fosse sugadas e ficassem presas dentro da estrutura. Jade se torna uma heroína celebrada por toda a eternidade.

Imagem de capa do item

MK9

Em MK9, no reboot da franquia, a história de Jade é basicamente a mesma. Ela se torna uma das assassinas de elite de Shao Kahn, sendo escalada como a guarda-costas de Kitana, de quem fica muito amiga, ainda que tivesse ordens de matar a princesa de Edenia caso ela traísse Kahn.

Jade, no entanto, fica do lado de Kitana quando ela se rebela, se aliando aos Guerreiros de Raiden e lutando contra a invasão de Shao Kahn. Infelizmente, Jade é uma das baixas durante o ataque de Sindel, que mata a guerreira de forma violenta ao arrancar os órgãos de Jade com suas próprias mãos.

Imagem de capa do item

MKX

Ainda que apareça como um dos espectros de Quan Chi no final do jogo, Jade foi completamente esquecida no churrasco em MKX. A personagem não aparece, nem é mencionada, ao longo de toda a história oficial do jogo. Tudo que temos é um estilo de luta de Kitana que se chama Lúgubre, onde a princesa luta com as armas de Jade.

A única aparição de Jade é no final não oficial de Kitana, onde vemos seu espírito. Kitana se vê em Edenia livre de Outworld, algo que teria acontecido caso Raiden não tivesse manipulado a linha do tempo, apenas para ser desperta e descobrir que está no inferno por causa do Deus do Trovão. Jade parece ser a responsável por causar essa visão, ou por alimentar o ódio de sua amiga.

Imagem de capa do item

Filme

Ainda que tenha um papel importante nos jogos e que sempre seja retratada como uma das heroínas do jogo, em Mortal Kombat: Aniquilação, Jade aparece como uma das vilãs do filme.

Interpretada pela modelo Irina Pantaeva, Jade é uma assassina leal a Shao Kahn, servindo o vilão até sua morte, quando ela falha em seduzir Liu Kang e matá-lo. Também não há nenhuma indicação da amizade entre Kitana e Jade. Jade iria aparecer no primeiro filme da franquia, enfrentando Sonya em uma área secreta, mas a cena não chegou a ser filmada.

Imagem de capa do item

Caso tenha perdido...

Para que você não fique perdido na história [ou pedindo pelos personagens que já tiveram listas feitas], confira aqui as outras listas de fatos e curiosidades dos guerreiros de Mortal Kombat:

Smoke Tanya Cyrax Shang Tsung Noob Saibot Goro Raiden Shao Kahn Mileena Liu Kang Johnny Cage Sonya Blade Scorpion Kitana Sub Zero Sindel