10 explicações que os produtores deram sobre Vingadores: Guerra Infinita!

Capa da Publicação

10 explicações que os produtores deram sobre Vingadores: Guerra Infinita!

Por Equipe Legião dos Heróis

Vingadores: Guerra Infinita já foi lançado em versão digital, DVD e Blu-Ray e, com todo esse material e também entrevistas aqui e acolá, diversas explicações para pequenos detalhes da trama foram dados pelos diretores, Joe e Anthony Russo, e pelo roteirista Stephen McFeely.

O plano de Thanos era falho? Como ele ativou os poderes da manopla? O que Tony Stark quis dizer quando disse que o Capitão América poderia ajudar? Essas e outras dúvidas respondidas por aqui, com nossa lista de explicações que os membros da produção deram.

Confira!

Imagem de capa do item

Como o Visão se tornou “humano”?

A origem de Visão está intimamente ligada à Joia da Mente e, desde sua primeira aparição em Vingadores: A Era de Ultron, o personagem foi ganhando cada vez mais destaque ao longo dos filmes, já que ele se intriga muito com os humanos, seus dilemas e conceitos.

Seu ápice é em Vingadores: Guerra Infinita, onde ele virou um dos pilares da história e parece ter se tornado um humano – tanto na aparência, quanto no sentido de “humanidade”. Afinal, no arco final, o vemos se sacrificar por um bem muito maior que ele, o que destaca sua compaixão e altruísmo pelos demais seres do universo.

“Paul Bettany [o ator que dá vida ao herói], já disse que acha que a motivação primária do Visão é buscar entender a humanidade. E eu acho que, com esse gesto final [de aceitar sua morte pelas mãos da Feiticeira Escarlate, sua amada], o Visão atingiu humanidade total.”, explica Anthony Russo, um dos diretores do filme.

Imagem de capa do item

O gatilho que ativa as Joias do Infinito!

Quando Thanos consegue todas as Joias do Infinito e as encaixa em sua manopla, os Vingadores presentes tentam fazer o impossível para que o Titã Louco não feche o punho. Caso ele conseguisse, iria poder usar todo o poder da Manopla do Infinito a seu favor.

De acordo com o roteirista Stephen McFeely, isso foi feito para que Thanos tivesse alguma desvantagem enquanto lutava contra os Vingadores, já que ele tinha todas as joias, então ele podia fazer qualquer coisa.

“(...) Queríamos criar algumas regras físicas mínimas que permitisse que as pessoas entrassem em uma luta contra ele, então a ideia que tivemos, era que ele fechasse seu punho para usar uma Joia (...)”, explicou McFeely. Justíssimo.

Imagem de capa do item

Thanos sabia onde estavam as Joias do Infinito e não foi atrás antes. Por quê?

O Titã Louco sabia da localização das gemas. Então por que ele não foi atrás delas antes? Por que demorou tanto tempo para juntá-las? De acordo com o codiretor do filme, Joe Russo, é bem simples na verdade.

“O motivo pelo qual ele não foi atrás das joias antes é porque, no minuto em que ele for, as forças do universo vão se alinham contra ele. Se ele não sabia onde estava a joia da alma, então qual era o ponto?”

Isso significa que, a partir do momento que ele descobre que Gamora sabe onde está a Joia da Alma, ele parte atrás das outras também.

Imagem de capa do item

Como fizeram para os pelos do braço de Peter Parker se arrepiarem?

Muitos achavam que a cena em que o Sentido Aranha de Peter se ativa e seus pelos do braço se arrepiam, foi feita em computação gráfica. Porém, não. Os irmãos Russo explicaram que essa cena pediu uma técnica prática e peculiar.

De acordo com os comentários dos diretores na versão digital do longa, os pelos de Peter se arrepiam porque sopraram na orelha do ator Tom Holland.

“(...) Muitas pessoas acham que é uma cena de computação gráfica, mas na verdade o efeito foi conseguido através de um sopro gentil na orelha de Tom”, explica Anthony Russo. Simples assim.

Imagem de capa do item

Como Tony Stark sabia que Steve Rogers poderia ajudar?

Quando Steve Rogers deixa os Vingadores, sua amizade também termina com Tony Stark. Eles nunca mais se falaram desde os eventos de Capitão América: Guerra Civil. Então como o Homem de Ferro sabia que seu ex-companheiro poderia ajudar?

Ele diz isso no início do filme e muitos fãs ficaram se perguntando “mas como?”, afinal, a nova equipe de Rogers estava agindo completamente nas sombras. Eis que o roteirista explica:

“(...) [Quando] ele diz que Steve pode ajudar, é porque Tony sabe que Wanda fugiu com Steve e que o Visão está ‘dando suas escapadas’ e talvez tendo um relacionamento com a Wanda. Ele está bem com isso e provavelmente não repreendeu o Visão. Então é, Tony sabe bem mais aqui do que deixamos claro para o público”.

O mais interessante é o complemento de Joe Russo:

“Tony é muito inteligente e possui um ego muito grande para ser mandado pelo governo. (...) Então acho que ele não está perseguindo ativamente Steve Rogers, Natasha, Sam e Wanda para levá-los à justiça. Na verdade, ele estava cuidando deles de outro modo”.

Imagem de capa do item

O plano de Thanos não é um furo!

O plano de Thanos é: aniquilar uma metade do universo, para que a parte que fica consiga usufruir bem dos recursos deixados. Mas, se ele tinha tamanho poder, por que simplesmente não dobrou os recursos naturais dos planetas, se é o caso? Assim todos poderiam viver bem e por mais algum tempo.

Nos comentários do filme, o roteirista McFeely novamente concedeu uma explicação.

“Não, isso é sobre livre arbítrio. [Dobrar os recursos] não iria resolver o problema. Nós simplesmente iríamos chegar na escassez milhares de anos no futuro. [O estalar de dedos] é uma oportunidade para que as pessoas façam isso corretamente. [Thanos] confia neles, sabe?”.

Faz sentido.

Imagem de capa do item

Por que o Hulk recusou enfrentar Thanos?

No início do filme, o Hulk chega a peitar o Titã Louco, mas recebe um golpe tão forte que é nocauteado. E a partir daí, Bruce Banner não se transforma mais ao longo do filme. Muitos assumiram que isso foi medo, mas na verdade, os diretores confirmaram outra coisa.

“O que faz dele um personagem único é que existe um corpo hospedeiro que está sendo disputado por duas personalidades distintas que se odeiam. E ambas querem controlar o corpo hospedeiro. Então pensamos que uma direção interessante para levar o personagem: ‘Banner tipicamente usa o Hulk para resolver situações críticas. E se o Hulk não estivesse mais interessado em resolver esses problemas para Banner? Então o relacionamento fica cada vez mais disfuncional. É isso que está acontecendo ali. (...) Ele está cansado de ser o herói para Bruce Banner.”

Ou seja, mandou um “dá teus pulos aí”. Interessante.

Imagem de capa do item

E o Quarteto Fantástico e os X-Men?

Os irmãos Russo são bastante questionados sobre o assunto, ainda mais porque, na época em que Vingadores: Guerra Infinita estreou nos cinemas, a compra da Fox pela Disney estava em voga, com negociações e preços altíssimos sendo jogados.

Eis que em uma entrevista, Anthony comentou sobre o assunto.

“Eu acho que sempre há novas histórias para contar. Talvez ainda tenhamos 10 anos até a próxima história do Wolverine, quem sabe (...).E acho que outra coisa que apreciamos sobre a Marvel é que eles são muito bons em certificar-se de que há uma história para contar antes de se comprometer com ela. E francamente, há vários personagens que podem ser minados. Temos milhares de personagens na Marvel, e talvez haja uma nova direção para seguir”.

Agora, sobre o Quarteto Fantástico, especificamente, ele disse que tem um apego com a equipe.

“Eles são personagens muito importantes para mim. Ben Grimm era um dos meus favoritos. E eu sinto que há uma versão desse filme e desse mundo que ainda precisa ser contada”.

Imagem de capa do item

E os personagens das séries da Marvel?

Os seriados da Marvel complementam muito bem o universo cinematográfico. E é o sonho de muitos fãs que os heróis de ambas as mídias se encontrem algum dia. Isso quase aconteceu em Vingadores: Guerra Infinita.

Em uma entrevista para a Variety, Anthony Russo revelou o seguinte:

“Consideramos brevemente [incluir personagens da televisão Marvel em Guerra Infinita]. Quando estávamos sozinhos na sala com os [roteiristas] Markus e McFeely, consideramos cada ideia. Gostamos de pensar em tudo. Mas pareceu que a história que estava sendo contada nos filmes era tão específica e elaborada que quando começamos a trabalhar através da história, sabíamos que estávamos de mãos cheias apenas com esse conjunto de personagens e narrativas.”

Imagem de capa do item

E se os diretores do filme trabalhassem com a DC?

Joe e Anthony Russo entraram pro universo cinematográfico com Capitão América: Soldado Invernal e se tornaram referências no cenário, por conta da ousadia nas narrativas de super-heróis.

Mas e se a dupla trabalhasse com a DC? Aconteceu com Joss Whedon, afinal. Quando perguntados sobre o assunto, os irmãos Russo, Anthony especificamente, deixou claro que ele e o irmão sempre leram coisas das duas editoras, mas se revelou mais fã da Marvel.

Já Joe disse que os super-heróis da DC são superpoderosos demais e isso dificultaria trabalhar com eles, o que por tabela, tornaria difícil que as pessoas criassem afinidade com os personagens.